Plano de Aula

Plano de aula: A relação dos indígenas com as cidades

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de ordenação social

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Aparelho de projeção, computadores e som.

Equipamento para registro de vídeo ou celular.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c8Ap2K7AVPJGd9wgp45EDVK4RjYhQGkq3zFzfEpHPmYmJrH5GTtgYvcdyXs5/his5-02und04-o-pequeno-puri.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p4Y9yZcjaKhDeakH8eUc9VnEEHUeaTEq3W4vEFtQ63CmU4rhY9vEbu2vCduX/his5-02und04-os-puri.pdf

Para você saber mais:

1- Organize a turma em semicírculo e apresente o objetivo da aula.

2 - Apresente a história “O Pequeno Puri”, que propõe uma reflexão sobre o conceito de civilização.

3 - Pergunte aos alunos sobre as impressões e entendimentos que sobre a história.

4 - Faça uma abordagem sobre as diferentes relações que se estabeleceram entre indígenas e colonizadores.

5 - Apresente um texto sobre a interiorização dos núcleos urbanos e o caso dos indígenas Puri, povos nômades do sudeste brasileiro, que tiveram sua cultura silenciada pelas narrativas e tido como extintos pelas historiografia.

6 - Pergunte aos alunos sobre os Puri e os motivos para que sua cultura e sua história fosse silenciada.

7 - Apresente uma notícia sobre a Aldeia Maracanã.

8- Promova um debate acerca das questões indígenas no Brasil.

9 - Garanta a participação de todos utilizando um objeto indígena que passe de mão em mão no momento da fala.

10 - Solicite aos alunos que em uma cartolina escrevam uma palavra chave que tenha sido constante ou importante no debate.

11 - Produça uma nuvem de idéias com as palavras citadas.

12 - Registre se possível em vídeo.

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://bdlb.bn.gov.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://docplayer.com.br/70269992-Ana-paula-da-silva-o-rio-de-janeiro-continua-indio-territorio-do-protagonismo-e-da-diplomacia-indigena-no-seculo-xix.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso. Os Índios dos Sertões: Os Puris de Campo Alegre na visão dos Memorialistas do Século XVIII e XIX. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Florianópolis -SC

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso.O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH - Rio. 2012. Curitiba. PR

https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/indios-que-habitavam-nossa-regi%C3%A3o/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Organize a turma em semicírculo e apresente o objetivo da aula.

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://bdlb.bn.gov.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://docplayer.com.br/70269992-Ana-paula-da-silva-o-rio-de-janeiro-continua-indio-territorio-do-protagonismo-e-da-diplomacia-indigena-no-seculo-xix.html (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso. Os Índios dos Sertões: Os Puris de Campo Alegre na visão dos Memorialistas do Século XVIII e XIX. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Florianópolis -SC

DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso.O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH - Rio. 2012. Curitiba. PR

https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/indios-que-habitavam-nossa-regi%C3%A3o/ (Acesso em 3 de junho de 2019)

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados