O Pequeno Puri
Plano de Aula
Plano de aula: A relação dos indígenas com as cidades
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de ordenação social
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Aparelho de projeção, computadores e som.
Equipamento para registro de vídeo ou celular.
Material complementar:
Para você saber mais:
1- Organize a turma em semicírculo e apresente o objetivo da aula.
2 - Apresente a história “O Pequeno Puri”, que propõe uma reflexão sobre o conceito de civilização.
3 - Pergunte aos alunos sobre as impressões e entendimentos que sobre a história.
4 - Faça uma abordagem sobre as diferentes relações que se estabeleceram entre indígenas e colonizadores.
5 - Apresente um texto sobre a interiorização dos núcleos urbanos e o caso dos indígenas Puri, povos nômades do sudeste brasileiro, que tiveram sua cultura silenciada pelas narrativas e tido como extintos pelas historiografia.
6 - Pergunte aos alunos sobre os Puri e os motivos para que sua cultura e sua história fosse silenciada.
7 - Apresente uma notícia sobre a Aldeia Maracanã.
8- Promova um debate acerca das questões indígenas no Brasil.
9 - Garanta a participação de todos utilizando um objeto indígena que passe de mão em mão no momento da fala.
10 - Solicite aos alunos que em uma cartolina escrevam uma palavra chave que tenha sido constante ou importante no debate.
11 - Produça uma nuvem de idéias com as palavras citadas.
12 - Registre se possível em vídeo.
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://bdlb.bn.gov.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://docplayer.com.br/70269992-Ana-paula-da-silva-o-rio-de-janeiro-continua-indio-territorio-do-protagonismo-e-da-diplomacia-indigena-no-seculo-xix.html (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)
DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso. Os Índios dos Sertões: Os Puris de Campo Alegre na visão dos Memorialistas do Século XVIII e XIX. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Florianópolis -SC
DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso.O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH - Rio. 2012. Curitiba. PR
https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/indios-que-habitavam-nossa-regi%C3%A3o/ (Acesso em 3 de junho de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Organize a turma em semicírculo e apresente o objetivo da aula.
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://bdlb.bn.gov.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://docplayer.com.br/70269992-Ana-paula-da-silva-o-rio-de-janeiro-continua-indio-territorio-do-protagonismo-e-da-diplomacia-indigena-no-seculo-xix.html (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)
DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso. Os Índios dos Sertões: Os Puris de Campo Alegre na visão dos Memorialistas do Século XVIII e XIX. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Florianópolis -SC
DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso.O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH - Rio. 2012. Curitiba. PR
https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/indios-que-habitavam-nossa-regi%C3%A3o/ (Acesso em 3 de junho de 2019)
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1 - Apresente a história “O Pequeno Puri” que propõe uma reflexão sobre o conceito de civilização.
2- Pergunte aos alunos sobre as impressões e entendimentos que tiveram sobre a história.
3- Faça uma abordagem sobre as diferentes relações que se estabeleceram entre indígenas e colonizadores.
Caso a unidade não possua aparelhos que possibilitem a apresentam em slides, produza cartazes.
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://bdlb.bn.gov.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://docplayer.com.br/70269992-Ana-paula-da-silva-o-rio-de-janeiro-continua-indio-territorio-do-protagonismo-e-da-diplomacia-indigena-no-seculo-xix.html (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)
DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso. Os Índios dos Sertões: Os Puris de Campo Alegre na visão dos Memorialistas do Século XVIII e XIX. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Florianópolis -SC
DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso.O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH - Rio. 2012. Curitiba. PR
https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/indios-que-habitavam-nossa-regi%C3%A3o/ (Acesso em 3 de junho de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
1- Apresente um texto sobre a interiorização dos núcleos urbanos e o caso dos indígenas Puri, povos nômades do sudeste brasileiro, que tiveram sua cultura silenciada pelas narrativas e tido como extintos pela historiografia.
2- Pergunte aos alunos sobre os Puri e os motivos que sua cultura e sua história fosse omitida.
Caso a unidade não possua aparelhos que possibilitem a apresentam em slides, produza cartazes.
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://bdlb.bn.gov.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://docplayer.com.br/70269992-Ana-paula-da-silva-o-rio-de-janeiro-continua-indio-territorio-do-protagonismo-e-da-diplomacia-indigena-no-seculo-xix.html (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)
DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso. Os Índios dos Sertões: Os Puris de Campo Alegre na visão dos Memorialistas do Século XVIII e XIX. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Florianópolis -SC
DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso.O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH - Rio. 2012. Curitiba. PR
https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/indios-que-habitavam-nossa-regi%C3%A3o/ (Acesso em 3 de junho de 2019)
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
1- Apresente as notícias sobre algumas situações que os indígenas brasileiros passam.
2- Promova um debate acerca das questões indígenas no Brasil. Provoque com algumas perguntas:
- Onde vivem os indígenas?
- As terras indígenas foram descobertas?
- Os indígenas têm direito a viver em suas terras?
- A cidade é terra de indígenas?
- Por que a história e a cultura dos indígenas não é tão contada?
- A cultura e os povos indígenas são protegidos?
3 - Estimule os alunos a formularem suas próprias perguntas.
4- Garanta a participação de todos utilizando um objeto indígena que passe de mão em mão no momento da fala.
Caso a unidade não possua aparelhos que possibilitem a apresentam em slides, produza cartazes.
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/relacoes-entre-nativos-e-colonizadores.html (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://bdlb.bn.gov.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://docplayer.com.br/70269992-Ana-paula-da-silva-o-rio-de-janeiro-continua-indio-territorio-do-protagonismo-e-da-diplomacia-indigena-no-seculo-xix.html (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1879927-indios-retomam-aldeia-maracana-estopim-de-protestos-de-2013-no-rio.shtml (Acesso em 3 de junho de 2019)
DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso. Os Índios dos Sertões: Os Puris de Campo Alegre na visão dos Memorialistas do Século XVIII e XIX. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Florianópolis -SC
DE OLIVEIRA, Ênio Sebastião Cardoso.O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH - Rio. 2012. Curitiba. PR
https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/indios-que-habitavam-nossa-regi%C3%A3o/ (Acesso em 3 de junho de 2019)
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a relação entre os povos indígenas e os colonizadores durante a formação e ocupação do território brasileiro.
Para dar início à aula, envie aos alunos o link (disponível aqui) sobre o contato dos povos indígenas com os colonizadores no início da formação do território brasileiro, para que eles conheçam um pouco mais sobre o tema a ser desenvolvido.
Caso ache pertinente, durante a aula compartilhe com os alunos este vídeo e discorra sobre o assunto.
Após assistirem o vídeo, faça o questionamento proposto no Plano e compartilhe os documentos definidos. Dê seguimento às orientações definidas nesta etapa.
Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Compartilhe com os alunos o slide e o documento definidos para esse momento e vá discorrendo sobre o tema. Deixe que todos participem com reflexões e análises.
Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa. Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esse momento. Aproveite para mediar, nortear o conhecimento e esclarecer possíveis dúvidas.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
- Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo através de uma busca na internet sobre os alimentos usados pelos povos indígenas e que fazem parte do cotidiano. Sugira que façam uma tarde de degustação através de receitas feitas com a ajuda de todos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Angelo Márcio de Paula
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Objeto (s) de conhecimento: As formas de organização social e política: a noção de Estado
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
Palavras-Chave: Indígena; Puri; Colônia; Cidade; Urbano