Plano de Aula

Plano de aula: Do Imperador ao Presidente! A construção do Estado Brasileiro

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de ordenação social

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Folhas de cartolinas ou folhas de papel pardo, blocos auto adesivo e canetas hidrográficas coloridas.

Computador/Laptop e projetor

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vRkr7GhVJXvzQ9JvRBbfX7HCEt8ajXmDfh26eYZGpQM529kUr7PdEpAcShxA/his5-02und05-conceitos-monarquia-e-republica.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NV2vkyJpJS62Jt8jdvqY7K79runPEhyG2d9tZzTgBKBu5NTBge9eyfMmWAsu/his5-02und05-imperio-do-brasil.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xhFctyVKfW7uuXWYP5dSKAdm9JganTcFtVed9DKe2z6GTKYJnrNmqukMXyFT/his5-02und05-republica-do-brasil.pdf

Para você saber mais:

1- Apresente o objetivo da aula.

2 - Pergunte aos alunos:

  • O que vocês entendem por Monarquia?
  • O que vocês entendem por República?

3 - Registre as respostas em áudio ou vídeo.

4 - Apresente as definições de Monarquia e República e as relacione com as respostas dos alunos.

5 - Organize a turma dois grupos.

6 - Apresente as duas formas de governo que o Brasil experimentou em sua história: A Monarquia e a República.

7 - Entregue para cada grupo um texto base específico de cada forma de governo, para que o grupo possa discutir e elaborar uma espiral do tempo que ilustres os principais acontecimentos do período.

8 - Cada grupo deverá apresentar a sua espiral do tempo, explicando e detalhando cada fato histórico selecionado.

9 - Tendo como base os trabalhos apresentados, conduza com os alunos a construção de uma espiral que demonstre todo a experiência do Estado Brasileiro - da Monarquia à República ou do Imperador ao Presidente.

10 - Os trabalhos ficarão exposto em mural na sala de aula, para acesso dos todos os alunos.

Para você saber mais:

https://www.significados.com.br/monarquia/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.significados.com.br/republica/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/imperio-do-brasil/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/old/copy_of_imagens/linha-do-tempo/linha-do-tempo-historia/retrato-de-d.-pedro-i/image_view_fullscreen (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/segundo-reinado/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.museus.gov.br/tag/dom-pedro-ii/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/11/brasil-republica (acesso em 3 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-republica.htm (acesso em 3 de junho de 2019)

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresente o objetivo da aula.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA