As Primeiras Cidades Brasileiras
Plano de Aula
Plano de aula: As primeiras cidades brasileiras
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de ordenação social
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
placas de isopor, cartolinas ou papel cartão, caixas de papel, cola, canetas e lápis de cor, em quantidades necessárias para atender a turma.
Material complementar:
Para você saber mais:
1- Apresente o objetivo da aula e estabeleça um contrato.
2 - Apresente imagens de uma vila (área rural) e uma cidade, se possível também com imagens panorâmicas e/ou aéreas.
3- Provoque os alunos com a seguinte pergunta:
- Quais as principais diferenças entre as vilas rurais e áreas urbanas?
- Quais as principais semelhanças entre as vilas rurais e áreas urbanas?
- Onde estão localizadas as igrejas?
- Quais e como são os espaços de convívio com outras pessoas?
- Existe divisão de acordo com a posição social?
4 - Registre as respostas em áudio ou anotando em um papel.
5 - Faça uma abordagem sobre o surgimento das primeiras cidades brasileiras.
6 - Divida a turma de 4 grupos.
7 - Distribua em seguida placas de isopor, cartolinas ou papel cartão, caixas de papel, cola, canetas e lápis de cor.
8 - Os alunos deverão construir uma representação de uma vila ou cidade, utilizando os materiais disponibilizado.
9- Os grupo podem optar por representar uma vila rural, um centro urbano ou uma que represente as cidades históricas como Rio de Janeiro, Salvador, Mariana, etc.
10 - Cada grupo deverá apresentar seu trabalho, descrevendo a cidade que construiu, apontando:
- As principais características;
- As funções e as condições dos imóveis;
- Os espaços de convivências, quem circulava em cada um desses espaços, etc.
- A posição do templo na cidade e sua relação com o todo.
Para saber mais: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ (acesso em 1 de junho de 2019)
http://historiasdeminhavo29.blogspot.com/2016/ (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.flickr.com/photos/88136702@N06/8138369835 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://imperiobrazil.blogspot.com/2018/02/paco-imperial-em-montagem.html (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
http://historia.jbrj.gov.br/fotos/imagens.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1514 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1410 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1491 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ (acesso em 1 de junho de 2019)
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
GODOY, Paulo Roberto Teixeira. A Cidade no Brasil - Período Colonial CAMINHOS DE GEOGRAFIA - 2011. In: http://www.ig.ufu.br/revista/caminhos.html (acesso em 1 de junho de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.
Para saber mais: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ (acesso em 1 de junho de 2019)
http://historiasdeminhavo29.blogspot.com/2016/ (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.flickr.com/photos/88136702@N06/8138369835 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://imperiobrazil.blogspot.com/2018/02/paco-imperial-em-montagem.html (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
http://historia.jbrj.gov.br/fotos/imagens.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1514 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1410 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1491 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ (acesso em 1 de junho de 2019)
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1- Apresente o objetivo da aula e estabeleça um contrato.
2- Apresente, utilizando o Google Earth, imagens panorâmicas e aéreas de uma vila (área rural) e uma cidade ( de preferência na região onde a escola está inserida). No slide temos o exemplo da cidade de Resende-RJ, primeiro o Distrito de Visconde de Mauá - na área Rural e Turística e em seguida o Centro Histórico do município.
3 - Provoque os alunos com as seguintes perguntas:
- Quais as principais diferenças entre as vilas rurais e as áreas urbanas?
- Quais as principais semelhanças entre as vilas rurais e as áreas urbanas?
- Onde estão localizadas as igrejas?
- Quais e como são os espaços de convívio com outras pessoas?
- Existe divisão de acordo com a posição social?
4 - Registre as respostas em áudio ou anotando em um papel.
Caso não tenha acesso à internet na unidade de ensino, utilize slides se possível também com imagens panorâmicas e/ou aéreas de uma vila (área rural) e uma cidade. Em caso de unidade que não possuírem equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.
Para você saber mais: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ (acesso em 1 de junho de 2019)
http://historiasdeminhavo29.blogspot.com/2016/ (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.flickr.com/photos/88136702@N06/8138369835 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://imperiobrazil.blogspot.com/2018/02/paco-imperial-em-montagem.html (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
http://historia.jbrj.gov.br/fotos/imagens.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1514 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1410 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1491 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ (acesso em 1 de junho de 2019)
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1- Faça uma abordagem sobre o surgimento das primeiras cidades brasileiras.
2 - Divida a turma de 4 grupos.
3 - Distribua em seguida placas de isopor, cartolinas ou papel cartão, caixas de papel, cola, canetas e lápis de cor.
4 - Os alunos deverão construir uma representação de uma vila ou cidade, utilizando os materiais disponibilizado.
5- Os grupo podem optar por representar uma vila rural, um centro urbano ou uma que represente as cidades históricas como Rio de Janeiro, Salvador, Mariana, etc.
Em caso de unidade que não possuírem equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.
Utilize também caixas, embalagens pequenas e demais materiais alternativos.
Para você saber mais:
https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ (acesso em 1 de junho de 2019)
http://historiasdeminhavo29.blogspot.com/2016/ (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.flickr.com/photos/88136702@N06/8138369835 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://imperiobrazil.blogspot.com/2018/02/paco-imperial-em-montagem.html (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
http://historia.jbrj.gov.br/fotos/imagens.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1514 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1410 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1491 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ (acesso em 1 de junho de 2019)
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
1 - Cada grupo apresentará seu trabalho descrevendo a cidade que construiu, apontando:
- As principais características;
- As funções e as condições dos imóveis;
- Os espaços de convivências, quem circulava em cada um desses espaços, etc.
- A posição do templo na cidade e sua relação com o todo.
2- Os grupos podem usar como apoio para apresentação os slides com a abordagem sobre cidades.
Em caso de unidade que não possuírem equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.
Para você saber mais:
https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ (acesso em 1 de junho de 2019)
http://historiasdeminhavo29.blogspot.com/2016/ (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.flickr.com/photos/88136702@N06/8138369835 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://imperiobrazil.blogspot.com/2018/02/paco-imperial-em-montagem.html (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
http://historia.jbrj.gov.br/fotos/imagens.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1514 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1410 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1491 (acesso em 1 de junho de 2019)
http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ (acesso em 1 de junho de 2019)
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm (acesso em 1 de junho de 2019)
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos conheçam a história das primeiras cidades brasileiras.
Para dar início à aula, envie aos alunos o link 1 (disponível aqui) e link 2 (disponível aqui), sobre a ocupação do território brasileiro, para que eles conheçam um pouco mais sobre o tema a ser desenvolvido.
Caso ache pertinente, durante a aula compartilhe com os alunos estes vídeos e discorra sobre o assunto. Após assistirem os vídeos, faça o questionamento proposto no Plano e dê seguimento às orientações definidas nesta etapa.
Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Compartilhe com os alunos o slide e os documentos definidos para esse momento e vá discorrendo sobre o tema. Deixe que todos participem com reflexões e análises.
Altere a proposta de construção de maquetes por outras formas de trabalho escolar, tais como: HQ, rap, poesias, painéis colaborativos, grafite, teatro de bonecos ou de sombra, repente. A atividade pode ser feita individualmente ou em grupo.
Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa. Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem os trabalhos e aproveite esse momento para mediar e nortear o conhecimento.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
- Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo ajudando os alunos a elaborarem a melhor forma para tornar concreto o aprendizado, ao contribuir na construção do trabalho a ser apresentado.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Angelo Márcio de Paula
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Objeto (s) de conhecimento: As formas de organização social e política: a noção de Estado
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
Palavras-Chave: Cidade; Vila; Templo; Rural; Urbano