Plano de Aula

Plano de aula: As primeiras cidades brasileiras

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de ordenação social

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

placas de isopor, cartolinas ou papel cartão, caixas de papel, cola, canetas e lápis de cor, em quantidades necessárias para atender a turma.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a2kyXuXQHegtmXV7k7cGVuU3tHKfeNA5Nx2nqdprGuCQGWu5dd6BFBeuGuAT/his5-02und03-as-primeiras-cidades-brasileiras.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C464F6dZMyNGaBkDyqRkSQNaRq6gdKf9PzS84amu8PTNh8deEpuVRqvgzj3p/his5-02und03-imagens-de-salvador-historica-ba.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yQBuDg8FyYHYHSjXzqb9DvWewEc5F88sjcUBAchtHnJtPWVSGqNrXptubNMP/his5-02und03-imagens-de-mariana-mg.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TdD6qtcSYAACDUkqJGB3Pu8Su6hjensPrhVFnbRGJ8UevEdcebYXAqYdy2af/his5-02und03-imagens-do-rio-de-janeiro-rj.pdf

Para você saber mais:

1- Apresente o objetivo da aula e estabeleça um contrato.

2 - Apresente imagens de uma vila (área rural) e uma cidade, se possível também com imagens panorâmicas e/ou aéreas.

3- Provoque os alunos com a seguinte pergunta:

  • Quais as principais diferenças entre as vilas rurais e áreas urbanas?
  • Quais as principais semelhanças entre as vilas rurais e áreas urbanas?
  • Onde estão localizadas as igrejas?
  • Quais e como são os espaços de convívio com outras pessoas?
  • Existe divisão de acordo com a posição social?

4 - Registre as respostas em áudio ou anotando em um papel.

5 - Faça uma abordagem sobre o surgimento das primeiras cidades brasileiras.

6 - Divida a turma de 4 grupos.

7 - Distribua em seguida placas de isopor, cartolinas ou papel cartão, caixas de papel, cola, canetas e lápis de cor.

8 - Os alunos deverão construir uma representação de uma vila ou cidade, utilizando os materiais disponibilizado.

9- Os grupo podem optar por representar uma vila rural, um centro urbano ou uma que represente as cidades históricas como Rio de Janeiro, Salvador, Mariana, etc.

10 - Cada grupo deverá apresentar seu trabalho, descrevendo a cidade que construiu, apontando:

  • As principais características;
  • As funções e as condições dos imóveis;
  • Os espaços de convivências, quem circulava em cada um desses espaços, etc.
  • A posição do templo na cidade e sua relação com o todo.

Para saber mais: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historiasdeminhavo29.blogspot.com/2016/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.flickr.com/photos/88136702@N06/8138369835 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://imperiobrazil.blogspot.com/2018/02/paco-imperial-em-montagem.html (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historia.jbrj.gov.br/fotos/imagens.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1514 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1410 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1491 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

GODOY, Paulo Roberto Teixeira. A Cidade no Brasil - Período Colonial CAMINHOS DE GEOGRAFIA - 2011. In: http://www.ig.ufu.br/revista/caminhos.html (acesso em 1 de junho de 2019)

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.

Para saber mais: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historiasdeminhavo29.blogspot.com/2016/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.flickr.com/photos/88136702@N06/8138369835 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://imperiobrazil.blogspot.com/2018/02/paco-imperial-em-montagem.html (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historia.jbrj.gov.br/fotos/imagens.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1514 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1410 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1491 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA