Comanda: Orientação para observação da exposição artística
Plano de Aula
Plano de aula: Nômade ou Sedentário
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Povos e espaço geográfico
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folhas de sulfite para impressão das imagens (exposição artística) e para os textos de adequação, caso haja necessidade.
Material complementar:
HIS5_01UND04 - Comanda: Orientação para observação da exposição artística
HIS5_01UND04 - Obras - exposição de Arte
Reportagem “Nômades siberianos também vão à escola”
https://br.rbth.com/sociedade/2017/07/26/nomades-siberianos-tambem-vao-a-escola-veja-fotos_811432
Reportagem “Arqueólogos estudam a transição da vida nômade para o sedentarismo”
Para você saber mais:
TED talk sobre os povos que estão desaparecendo. Disponível em: https://www.ted.com/talks/jimmy_nelson_gorgeous_portraits_of_the_world_s_vanishing_people?language=pt-br (Acesso em 27/03/2019)
Texto sobre a construção das identidades ciganas no Brasil. Disponível em:
http://jornal.usp.br/especial/revista-usp-117-a-construcao-das-identidades-ciganas-no-brasil/ (Acesso em 27/03/2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Em seguida, pergunte aos alunos se alguém sabe quem eram e/ou quem são os nômades. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos e ao mesmo tempo direcione a conversa para que os alunos percebam algumas características desses grupos sociais (Fulani, Beduínos, Ciganos, entre outros). Também leve os alunos a pensarem onde estão ou o que aconteceu com alguns grupos, como vivem atualmente, traçando assim um paralelo com o sedentarismo.
Para você saber mais:
Nômades
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/n%C3%B4made/482057 Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Nomadismo
https://www.estudopratico.com.br/nomadismo-o-que-e-historia-e-consequencias/ Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Fulani
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fulas Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Beduínos
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bedu%C3%ADnos Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Ciganos
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciganos Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Preparar a sala de aula organizando uma exposição de imagens com obras de arte e fotografias relacionadas ao tema (Nômades e primeiros grupos sedentários). Escolha um local da sala para organizar a exposição ( as imagens deverão conter legenda para facilitar a compreensão dos alunos). Exponha as imagens através de um grande mural que pode ser feito na lousa, em uma cortina feita com TNT, em um varal de barbantes ou qualquer outro material disponível. Escolha um lugar da sala para expor também as criações dos alunos (ideia de modelo “mural varal” no slide).
As imagens estão disponíveis aqui:
Iniciar a aula dividindo a sala em pequenos grupos (4 a 5 alunos).
Explique aos alunos que eles farão uma visita a exposição de obras de artes. Voltarão ao passado conhecendo alguns grupos sociais como os nômades e os primeiros povos sedentários, como viviam e como se organizavam socialmente. Avise-os também que precisarão seguir as comandas para analisar as obras e para produção de texto.
Peça aos alunos que escolham entre eles dois representantes, um para ser responsável pela leitura das orientações e das questões norteadoras analíticas das imagens e o outro será o responsável por ser o redator do texto que deverão produzir durante a visitação.
Distribua ao grupos a comanda com o passo a passo com as orientações para analisar as imagens. Deverá ter também as perguntas norteadoras para observação e produção do texto. Ambos os conteúdos estão nesse link:
É importante deixar claro aos alunos o tempo estimado que eles terão para realizar a visitação e redigirem as respostas em formato de texto simples (15 minutos). Após a elaboração do texto, faça uma exposição com as primeiras ideias e conceitos criados pelos alunos. Peça aos grupos para expor suas produções textuais no mural-varal.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Após a exposição, observação das imagens e construção do texto, peça aos grupos que sentem-se em grupo e oriente-os a assistirem aos vídeos fazendo uma leitura analítca a partes das questões apresentadas.
Vídeos:
Veja como vive o povo nômade no deserto do Saara
https://www.youtube.com/watch?v=pNtY2Md9ej8 Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Origem dos Ciganos
https://www.youtube.com/watch?v=ls-DJesb8BI Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Permita que os alunos exponham suas observações sobre os vídeos assistidos caso seja necessário, pois haverá outro momento para exposição e entendimento sobre todo trabalho desenvolvido até o presente momento no campo sistematização.
Após assistirem aos vídeos, distribua aos grupos as reportagens:
Reportagem “Nômades siberianos também vão à escola”
https://br.rbth.com/sociedade/2017/07/26/nomades-siberianos-tambem-vao-a-escola-veja-fotos_811432
Reportagem “Arqueólogos estudam a transição da vida nômade para o sedentarismo”
Peça aos alunos que façam uma leitura crítica levando em consideração as mesmas perguntas que utilizaram para analisar os vídeos.
Oriente os alunos a discutirem sobre a temática durante a leitura, levando em consideração as observações da exposição, o texto que produziram, os vídeos assistidos e as reportagens. Durante a leitura, passe nos grupos para tirar dúvidas, direcionar a discussão e instigá-los a pensar sobre as mudanças ocorrida durante os anos, principalmente nos espaços geográficos ocupados por esses grupos (nômades), o que buscam para sua sobrevivência ao mudarem de lugares, como também o que fazem outros grupos se fixarem em determinada região. Quais são as características dessas regiões que provem a fixação humana. A questão da agricultura, a construção de moradias, entre outros fatores.
Também é importante que os alunos tracem um paralelo entre o modo de vida desses grupos sociais como: o surgimento da agricultura, a organização política e social das sociedades, as mudanças ocorrida nos espaços geográficos causada pelo ser humano a partir do surgimentos do sedentarismo, entre outros fatores que levaram a tais mudanças interferindo nas tradições de alguns grupos sociais, estimulando a pensarem qual é o papel da sociedade hoje em dia diante das mudanças sofridas ao longo dos tempos, o impacto nos espaços geográficos e na natureza, como também os problemas que alguns grupos enfrentam para manter suas tradições.
Caso não seja possível projetar os vídeos, leia os textos que falam sobre os mesmos assuntos tratados nos vídeos:
História do povo cigano
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_povo_cigano Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Chukchis
https://pt.wikipedia.org/wiki/Chukchis Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Para você saber mais:
Nomadismo
https://www.estudopratico.com.br/nomadismo-o-que-e-historia-e-consequencias/ Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Nômades isolados da Amazônia enfrentam aniquilação
https://www.survivalbrasil.org/ultimas-noticias/7069 Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Período Neolítico – Características
http://hist6anoen2.blogspot.com/2015/04/os-povos-nomades-ontem-e-hoje-dentro-e.html Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Onde e como se originou a agricultura?
https://www.agrozapp.pt/artigos/Estudos/onde-e-como-se-originou-a-agricultura Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Um breve histórico da agricultura
http://www.monsantoglobal.com/global/br/melhorar-a-agricultura/pages/um-breve-historico-da-agricultura.aspx Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Estudo sobre o Nomadismo
http://www.nomadeoficial.com/nomadismo/ Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Da pré história às primeiras sociedades
https://www.webartigos.com/artigos/da-pre-historia-as-primeiras-sociedades/28483/ Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Povos nômades na atualidade
http://www.abiblia.org/ver.php?id=1777 Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
No Maranhão, índios nômades saem da floresta para provar que existem
https://oglobo.globo.com/brasil/no-maranhao-indios-nomades-saem-da-floresta-para-provar-que-existem-2971209 Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Após a visita a exposição, assistir aos vídeos e ao debate nos grupos, oriente os alunos para que construam um mapa conceitual.
É importante explicar o que é um mapa conceitual, a relação de ideias que o mapa reúne, e a possibilidade de visualizar conhecimentos de forma compactada, reunindo os principais dados sobre o tema. Explique que o mapa conceitual é feito através de quadrados ou círculos interligados por linhas do qual as palavras ou frases que vão dentro deles também se interligam dando sentido ao texto que se quer produzir.
Peça aos alunos que construam 2 mapas ressaltando as principais ideias em relação aos grupos sociais, seu modo de vida, as mudanças ocorridas durante o tempo, os espaços geográficos ocupados antigamente e atualmente, quais as mudanças sofridas e principalmente fatores que fizeram alguns grupos mudarem seus costumes e modo de vida e fatores que fazem outros grupos a manter suas tradições. Um mapa sobre nômades e outro mapa ressaltando a organização dos grupos sedentários.
Após a construção dos mapas, acrescente na exposição os mapas criados pela turma.
Para você saber mais:
Como Fazer um Mapa Conceitual
https://www.lucidchart.com/pages/pt/como-fazer-um-mapa-conceitual Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Após a visita à exposição, assistir aos vídeos e ao debate nos grupos, oriente os alunos para que construam um mapa conceitual.
É importante explicar o que é um mapa conceitual, a relação de ideias que o mapa reúne, e a possibilidade de visualizar conhecimentos de forma compactada, reunindo os principais dados sobre o tema. Explique que o mapa conceitual é feito através de quadrados ou círculos interligados por linhas do qual as palavras ou frases que vão dentro deles também se interligam dando sentido ao texto que se quer produzir.
Peça aos alunos que construam 2 mapas ressaltando as principais ideias em relação aos grupos sociais, seu modo de vida, as mudanças ocorridas durante o tempo, os espaços geográficos ocupados antigamente e atualmente, quais as mudanças sofridas e principalmente fatores que fizeram alguns grupos mudarem seus costumes e modo de vida e fatores que fazem outros grupos a manter suas tradições. Um mapa sobre nômades e outro mapa ressaltando a organização dos grupos sedentários.
Após a construção dos mapas faça outro mural com os mapas conceituais criados pela turma.
Para você saber mais:
Como Fazer um Mapa Conceitual
https://www.lucidchart.com/pages/pt/como-fazer-um-mapa-conceitual Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância dos grandes rios na construção de diversas sociedades.
Siga as orientações, alterando a proposta original pelo envio, antecipadamente, de todo o material necessário (documentos, foto dos documentos, todas as orientações e explicações complementares para que a compreensão do conteúdo seja atingida) pela retirada na escola, por foto, pelo Whatsapp ou e-mail, com as orientações necessárias. Garanta que os alunos possam fazer a proposta individualmente (neste formato, eles deverão cumprir todas as comandas propostas). Caso opte pelo formato original do Plano, siga o que foi determinado em relação ao trabalho em grupo.
Independentemente do formato utilizado para esta etapa - individual ou em grupo - envie todo o material antecipadamente.
A exposição sugerida nesta etapa pode ser substituída por um painel de fotos virtual (Padlet, Google Apresentações, Paint, PowerPoint - usando as imagens disponibilizadas) montado por você, antecipadamente. Assim que estiver construído, envie-o aos alunos para executar a proposta do Plano
Problematização
Envie todo o material antecipadamente (documentos, foto dos documentos, orientações, links dos vídeos ou resumo do conteúdo deles, links dos textos ou a impressão deles, explicações complementares para que a compreensão do conteúdo seja atingida). O envio prévio do material favorecerá um melhor debate sobre o tema a ser abordado.
Permita que os alunos possam fazer esta etapa individualmente. Oriente-os para a execução desta atividade. Caso opte pelo formato original do Plano, siga o que foi determinado em relação ao trabalho em grupo.
Permita que os alunos entreguem a proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom ou Whatsapp.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa, pois é interessante que seja executada de forma assíncrona, individualmente ou na forma original do Plano.
Você pode sugerir que façam a atividade utilizando os recursos que possuem ou através de digitais, como PowerPoint, Paint, Google Apresentações, Google Docs e Padlet.
Permita que eles entreguem as produções na escola, enviem por e-mail, Classroom ou WhatsApp, ou agende uma videoconferência para que a sala possa debater sobre o assunto, esclarecer as dúvidas e os alunos apresentarem os trabalhos.
Caso ache interessante, envie o link sobre Como fazer um mapa conceitual para os alunos.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça que às famílias que construam um painel temático definido por eles - no mesmo formato do sugerido na etapa de Contextualização. Eles poderão fazer um sobre as festas da família ou da cidade, do crescimento da família (namoro, noivado, casamento, nascimento dos filhos), dentre outras sugestões
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Magda Santos
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Objeto (s) de conhecimento: O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
Palavras Chave: Nômades; Primeiros Grupos Sociais; Meu grupo Social