Comanda: Orientação para observação da exposição artística
Plano de Aula
Plano de aula: Nômade ou Sedentário
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Povos e espaço geográfico
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folhas de sulfite para impressão das imagens (exposição artística) e para os textos de adequação, caso haja necessidade.
Material complementar:
HIS5_01UND04 - Comanda: Orientação para observação da exposição artística
HIS5_01UND04 - Obras - exposição de Arte
Reportagem “Nômades siberianos também vão à escola”
https://br.rbth.com/sociedade/2017/07/26/nomades-siberianos-tambem-vao-a-escola-veja-fotos_811432
Reportagem “Arqueólogos estudam a transição da vida nômade para o sedentarismo”
Para você saber mais:
TED talk sobre os povos que estão desaparecendo. Disponível em: https://www.ted.com/talks/jimmy_nelson_gorgeous_portraits_of_the_world_s_vanishing_people?language=pt-br (Acesso em 27/03/2019)
Texto sobre a construção das identidades ciganas no Brasil. Disponível em:
http://jornal.usp.br/especial/revista-usp-117-a-construcao-das-identidades-ciganas-no-brasil/ (Acesso em 27/03/2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Em seguida, pergunte aos alunos se alguém sabe quem eram e/ou quem são os nômades. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos e ao mesmo tempo direcione a conversa para que os alunos percebam algumas características desses grupos sociais (Fulani, Beduínos, Ciganos, entre outros). Também leve os alunos a pensarem onde estão ou o que aconteceu com alguns grupos, como vivem atualmente, traçando assim um paralelo com o sedentarismo.
Para você saber mais:
Nômades
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/n%C3%B4made/482057 Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Nomadismo
https://www.estudopratico.com.br/nomadismo-o-que-e-historia-e-consequencias/ Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Fulani
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fulas Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Beduínos
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bedu%C3%ADnos Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Ciganos
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciganos Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS