Plano de Aula

Plano de aula: Nômade ou Sedentário

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Povos e espaço geográfico

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folhas de sulfite para impressão das imagens (exposição artística) e para os textos de adequação, caso haja necessidade.

Material complementar:

HIS5_01UND04 - Comanda: Orientação para observação da exposição artística

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9E4pcnADRY4f4rbs9ZMq2etZDgWgMcZx5SdRB3DAHmBRVAmxhSQKTwucbGHc/his5-01und04-comanda-orientacao-para-observacao-da-exposicao-artistica.pdf

HIS5_01UND04 - Obras - exposição de Arte

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sAGBp6BK4KrzJ7kYvmKjuJJ988mTU896mJ97GdtsrWCdVvXYUejbhybehaRq/his5-01und04-obras-exposicao-de-arte.pdf

Reportagem “Nômades siberianos também vão à escola”

https://br.rbth.com/sociedade/2017/07/26/nomades-siberianos-tambem-vao-a-escola-veja-fotos_811432

Reportagem “Arqueólogos estudam a transição da vida nômade para o sedentarismo”

https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/arqueologos-estudam-a-transicao-da-vida-nomade-para-o-sedentarismo/

Para você saber mais:

TED talk sobre os povos que estão desaparecendo. Disponível em: https://www.ted.com/talks/jimmy_nelson_gorgeous_portraits_of_the_world_s_vanishing_people?language=pt-br (Acesso em 27/03/2019)

Texto sobre a construção das identidades ciganas no Brasil. Disponível em:

http://jornal.usp.br/especial/revista-usp-117-a-construcao-das-identidades-ciganas-no-brasil/ (Acesso em 27/03/2019)

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Em seguida, pergunte aos alunos se alguém sabe quem eram e/ou quem são os nômades. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos e ao mesmo tempo direcione a conversa para que os alunos percebam algumas características desses grupos sociais (Fulani, Beduínos, Ciganos, entre outros). Também leve os alunos a pensarem onde estão ou o que aconteceu com alguns grupos, como vivem atualmente, traçando assim um paralelo com o sedentarismo.

Para você saber mais:

Nômades

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/n%C3%B4made/482057 Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Nomadismo

https://www.estudopratico.com.br/nomadismo-o-que-e-historia-e-consequencias/ Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Fulani

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fulas Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Beduínos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bedu%C3%ADnos Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Ciganos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciganos Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados