Jogo da Memória
Plano de Aula
Plano de aula: Grandes Rios: influências na construção da identidade e cultura de Grupos Sociais
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Povos e espaço geográfico
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folha de Sulfite A3 ou A4, colas e tesouras, material para pintura (lápis de cor, giz de cera, canetinha entre outros);
Material complementar:
Jogo da memória: as peças do jogo poderão ser impressas em sulfite A4 ou em outro material mais firme como cartolina. Também pode ser ser aplicado após a impressão um material mais rígido como papel cartão ou colado em papelão deixando mais firme, facilitando o manuseio das peças no jogo.
Imprima 3 vias do jogo da memória (26 placas vermelhas e 26 placas azuis para cada grupo), recorte o retângulo de cada peça dobrando-as ao meio de forma que as placas com as imagens fiquem com o fundo vermelho e as placas com as informações fiquem com o fundo azul.
HIS5_01UND03 - Jogo da Memória
HIS5_01UND03 - Regras do Jogo
HIS5_01UND03 - Mapa Mundi
HIS5_01UND03 - Imagens rios brasileiros
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Em seguida, pergunte aos alunos se alguém sabe dizer por que os rios foram importantes na construção da identidade e cultura de diversos grupos sociais.
Explore o tema instigando os alunos a perceberem que os rios serviram de base para a construção da identidade e cultura de várias sociedades em diversas localizações no mundo (ver material de apoio - Para você saber mais no final desta página). Façam com que percebam a semelhança na construção de culturas dos grupos sociais, que a presença de rios foi um dos fatores determinantes para a formação de grupos sociais, contribuindo para o surgimento de culturas nômades e ou sedentários. Assim na nossa cultura brasileira os rios também foram importantes para formação de grupos sociais.
Espera-se que as crianças percebam a relação dos principais rios brasileiros com o modo de vida, costumes e sobrevivência de comunidades sociais ribeirinhas e indígenas, a importância dos rios para a agricultura e para manutenção da vida.
Para você saber mais:
As primeiras cidades do mundo e as primeiras civilizações. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/3694278/as-primeiras-cidades-do-mundo-e-as-primeiras-civilizacoes>. Acesso em: 18 dez 2018.
História da Humanidade/As Civilizações dos Grandes Rios. Wikilivros. Disponível em: <https://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Humanidade/As_Civiliza%C3%A7%C3%B5es_dos_Grandes_Rios>. Acesso em: 18 dez 2018. Idade Antiga: Introdução. Disponível em:
<https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/historia/2_idade_antiga>. Acesso em: 18 dez 2018.
Rios ainda são fundamentais para a sobrevivência humana. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/rios-ainda-sao-fundamentais-para-sobrevivencia-humana.html>. Acesso em: 18 dez 2018.