Jogo da Memória
Plano de Aula
Plano de aula: Grandes Rios: influências na construção da identidade e cultura de Grupos Sociais
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Povos e espaço geográfico
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folha de Sulfite A3 ou A4, colas e tesouras, material para pintura (lápis de cor, giz de cera, canetinha entre outros);
Material complementar:
Jogo da memória: as peças do jogo poderão ser impressas em sulfite A4 ou em outro material mais firme como cartolina. Também pode ser ser aplicado após a impressão um material mais rígido como papel cartão ou colado em papelão deixando mais firme, facilitando o manuseio das peças no jogo.
Imprima 3 vias do jogo da memória (26 placas vermelhas e 26 placas azuis para cada grupo), recorte o retângulo de cada peça dobrando-as ao meio de forma que as placas com as imagens fiquem com o fundo vermelho e as placas com as informações fiquem com o fundo azul.
HIS5_01UND03 - Jogo da Memória
HIS5_01UND03 - Regras do Jogo
HIS5_01UND03 - Mapa Mundi
HIS5_01UND03 - Imagens rios brasileiros
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Em seguida, pergunte aos alunos se alguém sabe dizer por que os rios foram importantes na construção da identidade e cultura de diversos grupos sociais.
Explore o tema instigando os alunos a perceberem que os rios serviram de base para a construção da identidade e cultura de várias sociedades em diversas localizações no mundo (ver material de apoio - Para você saber mais no final desta página). Façam com que percebam a semelhança na construção de culturas dos grupos sociais, que a presença de rios foi um dos fatores determinantes para a formação de grupos sociais, contribuindo para o surgimento de culturas nômades e ou sedentários. Assim na nossa cultura brasileira os rios também foram importantes para formação de grupos sociais.
Espera-se que as crianças percebam a relação dos principais rios brasileiros com o modo de vida, costumes e sobrevivência de comunidades sociais ribeirinhas e indígenas, a importância dos rios para a agricultura e para manutenção da vida.
Para você saber mais:
As primeiras cidades do mundo e as primeiras civilizações. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/3694278/as-primeiras-cidades-do-mundo-e-as-primeiras-civilizacoes>. Acesso em: 18 dez 2018.
História da Humanidade/As Civilizações dos Grandes Rios. Wikilivros. Disponível em: <https://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Humanidade/As_Civiliza%C3%A7%C3%B5es_dos_Grandes_Rios>. Acesso em: 18 dez 2018. Idade Antiga: Introdução. Disponível em:
<https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/historia/2_idade_antiga>. Acesso em: 18 dez 2018.
Rios ainda são fundamentais para a sobrevivência humana. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/rios-ainda-sao-fundamentais-para-sobrevivencia-humana.html>. Acesso em: 18 dez 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Iniciar a aula dividindo a sala em 3 grupos. É importante que a aula comece com o estabelecimento da ideia de construção - de que nada nasce “pronto” na construção e no desenvolvimento das sociedades.
Distribua o jogo da memória (26 peças azuis e 26 peças vermelhas) dos grandes rios da Europa, África, Ásia e Oceania aos grupos e uma regra do jogo para cada grupo:
HIS5_01UND03 - Jogo da Memória
HIS5_01UND03 - Regras do Jogo
Permita que os alunos explorem o jogo e descubra informações referente a eles e percebam a importância desses rios para a construção da cultura e identidade de vários grupos sociais, como também contribuíram para fixação desses grupos.
Após jogarem proponha uma roda de conversa para que exponha o que perceberam sobre os rios .
Direcione a conversa questionando e levando os alunos a perceberem que antigamente os grupos sociais buscavam locais que permitissem a prática da pesca, da caça e principalmente do plantio para sua sobrevivência. Assim as regiões próximos a rios eram os lugares procurados e habitados por eles, e dessa forma sempre buscavam novos lugares para manter a prática dessa cultura. Esses grupos eram chamados de grupos fluviais por buscarem a água como forma de sobrevivência (a ideia aqui é perceber a relação do modo de vida de grupos Nômades). É importante também que os alunos percebam a relações de domínio nas terras fluviais e de organização social, como também a relação da fixação de alguns grupos a partir do nascimento da agricultura (sedentarismo). Nesse sentido os rios são responsáveis por esse surgimento de fixação e prática agrícolas.
Leve os alunos a perceberem a relação de cultura e costumes passa pelo tempo até a atualidade, que a de identidade que se estabelece no presente são vestígios do passado, como também se entrelaçam e se mantém viva nos dias atuais. A cultura praticada antigamente permanecem vivas na atualidade e são considerados modernos, ou seja, tudo se transforma, se mistura, se hibridiza. Assim nada do que vemos na atualidade nasceu pronto, há um contexto histórico importante que precisamos entender para compreender o presente.
Para você saber mais:
A Água e os assentamentos humanos. Disponível em: <http://professorridaltovaz.blogspot.com/2014/10/a-agua-e-os-assentamentos-humanos.html >. Acesso em: 17 dez 2018.
A importância dos Rios para as primeiras civilizações. Disponível em: <https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf>. Acesso em: 18 dez 2018.
Civilizações hidráulicas: Mesopotâmia. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-hidraulicas-mesopotamia.htm>. Acesso em: 18 dez 2018.
Economia da Grécia Antiga. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/grecia/economia_grecia_antiga.htm>. Acesso em: 18 dez 2018.
FREITAS, Eduardo de. A importância dos rios para a geração de energia. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-importancia-dos-rios-para-geracao-energia.htm>. Acesso em: 17 dez 2018.
História Política do Egito Antigo. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/egipcia/historia-politica-do-egito-antigo.htm>. Acesso em: 18 dez 2018.
SANTOS, Luciano. As Identidades Culturais: Proposições Conceituais e Teóricas. Revista Rascunhos Culturais, v.2, n.4, pp.141-157, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://revistarascunhos.sites.ufms.br/files/2012/07/4ed_artigo_9.pdf>. Acesso em: 17 dez 2018. STEARNS, Peter N. As origens das civilizações e do patriarcado. Disponível em: <https://www.editoracontexto.com.br/blog/as-origens-das-civilizacoes-e-do-patriarcado/>. Acesso em: 17 dez 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Depois da conversa inicial ressaltando os objetivos da aula e a contextualização sobre a importância dos rios na construção de identidade e cultura da Europa, África, Ásia e Oceania, é hora de observar a influência dos rios na construção da identidade e cultura no Brasil.
Ainda em grupos projete as imagens de rios que influenciaram a cultura e identidade de diversas grupos sociais no Brasil. Peça aos alunos que observe essas imagens projetadas e percebam a influência das águas fluviais para formação de grupos sociais e a relação com a identidade cultural. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos sobre outros rios que eles conheçam e que também foram ou são importante para construção da identidade e cultura de grupos sociais, como também interpretem as imagens projetadas.
Distribua um mapa Mundi a cada grupo para que possam buscar a localização dos rios apresentados no jogo da memória e/ou nas imagens apresentadas na problematização (rios do Brasil).
HIS5_01UND03 - Mapa Mundi
HIS5_01UND03 - Imagens rios brasileiros
Após a exploração do material proponha um debate pedindo aos alunos que tracem um paralelo oralmente entre os rios utilizados no jogo da memória com as imagens apresentadas sobre os rios brasileiro levando em consideração
- A importância desses rios na construção da identidade e cultura dos grupos sociais;
- Práticas culturais praticadas antigamente;
- As mudanças ocorridas ao longo do tempo em relação a essas práticas;
- Como os grupos sociais estão estruturados atualmente;
- Semelhanças e ou/diferenças de cultura praticadas entre os grupos sociais explorados;
- A realidade de cada região em relação ao clima, localização entre outros fatores importantes da região que influenciam essa cultural social.
É importante que os alunos percebam a ação do homem e os impactos causado nesses ambientes a partir do surgimento da agricultura, como também que mesmo nos primórdios os grupos sociais já se organizavam politicamente, socialmente e economicamente, refletindo assim sobre a relação de domínio.
Se achar pertinente, apresente os vídeos: Os 5 rios mais poluídos do mundo, A vida de uma família egípcia sobre as águas do Nilo, Qual a importância dos rios? (no Brasil) e a importância dos rios, para que os alunos percebam a ação do homem e seu impacto.
Vídeos:
- OS 5 RIOS MAIS POLUÍDOS DO MUNDO - MAIORES DO MUNDO.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ultsLc-4E70>. Acesso em: 17 dez 2018.
- A vida de uma família egípcia sobre as águas do Nilo. 2016.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rZB5sOgw7ww>. Acesso em: 17 dez 2018.
- Qual é a importância dos rios no Brasil? 2018.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-erstDdPCwA>. Acesso em: 17 dez 2018.
- A importância dos rios. 2010.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tGdaikZp6Vk>. Acesso em: 17 dez 2018.
Caso não seja possível assistir aos vídeos indicados o professor pode fazer a leitura de uma história que tenha relação o rio Nilo e suas primeiras civilizações.
Sugestões de textos para leitura:
A Importância dos Rios.
Disponível em: <http://www.cuidedosrios.eco.br/importancia-dos-rios/>. Acesso em: 17 dez 2018.
Os Rios Mais Poluídos do Mundo e do Brasil.
Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/recursos-naturais/os-rios-mais-poluidos-do-mundo-e-do-brasil>. Acesso em: 17 dez 2018.
Rios ainda são fundamentais para a sobrevivência humana. G1.
Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/rios-ainda-sao-fundamentais-para-sobrevivencia-humana.html>. Acesso em: 17 dez 2018.
A vida à margem do Nilo.
Disponível em: <http://www.iela.ufsc.br/noticia/vida-margem-do-nilo>. Acesso em: 17 dez 2018.
Como adequar à sua realidade:
Converse com os alunos sobre os rios que eles já visitaram e quais os rios próximos da região onde moram. Se possível, use esses rios no debate.
Para você saber mais:
BUENO, André. Os indianos: Grandes rios, grandes civilizações. Disponível em: <https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/historia/civil_indiana_6_rios>. Acesso em: 17 dez 2018.
Egito Antigo: Planície fértil do rio Nilo favoreceu civilização egípcia . Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/egito-antigo-planicie-fertil-do-rio-nilo-favoreceu-civilizacao-egipcia.htm>. Acesso em: 17 dez 2018.
Mesopotâmia e os povos mesopotâmicos. Disponível em: < https://historiadomundo.uol.com.br/idade-antiga/mesopotamia.htm>. Acesso em: 17 dez 2018.
018.
MORAIS, Patrícia Silva. As civilizações dos Grandes Rios. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/patriciasilvamorais72560/civilizaes-grandes-rios>. Acesso em: 17 dez 2018.
MORIM, Júlia. Rio Amazonas. Fundação Joaquim Nabuco. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&id=1054:rio-amazonas>. Acesso em: 17 dez 2018.
Rio Amazonas é 8 milhões de anos mais velho do que imaginavam. Disponível em: <
https://www.portalvidanocampo.com.br/rio-amazonas-e-8-milhoes-de-anos-mais-velho-que-imaginavam/>. Acesso em: 17 dez 2
VARGAS, Francisco F. G, V. Mesopotâmia. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/mesopotamia.htm>. Acesso em: 17 dez 2018.
Problematização
Orientações:Depois da conversa inicial ressaltando os objetivos da aula e a contextualização sobre a importância dos rios na construção de identidade e cultura da Europa, África, Ásia e Oceania, é hora de observar a influência dos rios na construção da identidade e cultura no Brasil.
Ainda em grupos projete as imagens de rios que influenciaram a cultura e identidade de diversos grupos sociais no Brasil. Peça aos alunos que observem essas imagens projetadas e percebam a influência das águas fluviais para formação de grupos sociais e a relação com a identidade cultural. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos sobre outros rios que eles conheçam e que também foram ou são importante para construção da identidade e cultura de grupos sociais, como também interpretem as imagens projetadas.
Distribua um mapa Mundi a cada grupo para que possam buscar a localização dos rios apresentados no jogo da memória e/ou nas imagens apresentadas na problematização (rios do Brasil).
Fonte das imagens:
Rio Tietê: BALDASSIN, Paula. História do Rio Tietê. Disponível em: <https://www.iguiecologia.com/historia-rio-tiete/>. Acesso em: 10 dez. 2018.
Rio Paraná: Rio Paraná. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/rio-Paran%C3%A1/483439>. Acesso em: 10 dez. 2018.
Rio Paraguai: Rio Paraguai. Disponível em:
Rio Itajaí: Disponível em: <http://turismo.sc.gov.br/institucional/index.php/pt-br/component/phocagallery/131-vale-europeu-blumenau/detail/1154-blumenau-centro-da-cidade-avenida-beira-rio-rio-itajai-a-direita-predio-da-prefeitura-3500-makito>. Acesso em: 10 dez. 2018.
Problematização
Orientações:Depois da conversa inicial ressaltando os objetivos da aula e a contextualização sobre a importância dos rios na construção de identidade e cultura da Europa, África, Ásia e Oceania, é hora de observar a influência dos rios na construção da identidade e cultura no Brasil.
Ainda em grupos projete as imagens de rios que influenciaram a cultura e identidade de diversos grupos sociais no Brasil. Peça aos alunos que observem essas imagens projetadas e percebam a influência das águas fluviais para formação de grupos sociais e a relação com a identidade cultural. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos sobre outros rios que eles conheçam e que também foram ou são importante para construção da identidade e cultura de grupos sociais, como também interpretem as imagens projetadas.
Distribua um mapa Mundi a cada grupo para que possam buscar a localização dos rios apresentados no jogo da memória e/ou nas imagens apresentadas na problematização (rios do Brasil).
Fonte das imagens:
Rio Tietê: BALDASSIN, Paula. História do Rio Tietê. Disponível em: <https://www.iguiecologia.com/historia-rio-tiete/>. Acesso em: 10 dez. 2018.
Rio Paraná: Rio Paraná. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/rio-Paran%C3%A1/483439>. Acesso em: 10 dez. 2018.
Rio Paraguai: Rio Paraguai. Disponível em:
Rio Itajaí: Disponível em: <http://turismo.sc.gov.br/institucional/index.php/pt-br/component/phocagallery/131-vale-europeu-blumenau/detail/1154-blumenau-centro-da-cidade-avenida-beira-rio-rio-itajai-a-direita-predio-da-prefeitura-3500-makito>. Acesso em: 10 dez. 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após jogar e apreciar as imagens , peça aos alunos que representem a importância dos rios para construção da identidade e cultura de grupos sociais através de:
- um desenhos ilustrativos dos grupos sociais debatido e trabalhado em aula;
- um texto (redação) sobre as mudanças ocorridas através da ação do homem e a relação com a estrutura organizacionais dos grupos sociais (economia, política, socialização);
Para finalizar faça uma exposição com os materiais produzidos na aula (desenho e redação)..
Para você saber mais:
ADAMS, C; MURIETTA, R.S.S.; SANCHES, R.A. Agricultura e Alimentação em Populações Ribeirinhas das Várzeas do Amazonas: Novas Perspectivas. Ambiente e Sociedade, vol. 3, n.1, jan/jun 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/asoc/v8n1/a05v08n1.pdf>. Acesso em: 17 dez 2018.
Água,Cultura e Civilização. Disponível em: <http://reda-umquestodeestilo.blogspot.com/2009/10/agyacultura-e-civilizacao.html>. Acesso em: 17 dez 2018.
A utilização de água pelo homem. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/a-utilizacao-de-agua-pelo-homem/60258>. Acesso em: 17 dez 2018.
MAZOYER, Marcel. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea Marcel Mazoyer, Laurence Roudart; [tradução de Cláudia F. Falluh Balduino Ferreira]. – São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: NEAD, 2010. Disponível em: <https://bit.ly/2gwQd6Y>. Acesso em: 17 dez 2018.
Uma viagem ao mundo antigo: Egito e Pompéia. Disponível em: <https://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/uma-viagem-ao-mundo-antigo-egito-e-pompeia-nas-fotografias-da-colecao-d-thereza-christina-maria/egito/>. Acesso em: 17 dez 2018.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância dos grandes rios na construção de diversas sociedades.
Siga as orientações definidas, mas peça aos alunos que joguem o jogo proposto com os membros da família para que, quando você for conversar com a turma, eles já tenham a experiência para partilhar. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos) pela retirada na escola, por foto, Whatsapp ou e-mail, com as orientações necessárias, de forma que os alunos possam fazer individualmente. Caso opte pelo formato original do Plano, siga o que foi determinado em relação ao trabalho em grupo.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, todas as orientações e explicações complementares para que a compreensão do conteúdo seja atingida) para os alunos.
Siga as orientações propostas . Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom ou Whatsapp.
É interessante que os alunos assistam a um vídeo que ilustra um pouco o tema abordado. Como sugestão, indicamos este vídeo (disponível aqui), mas você pode indicar outro. Envie o link antecipadamente para que, durante o debate, os alunos possam ter base de argumentação e colocação frente aos questionamentos que você fizer.
Sistematização
Siga as orientações propostas nesta etapa. Esta atividade pode ser executada individualmente ou na forma original deste Plano e de forma assíncrona, visto que, para a execução dela, exigirá mais tempo e maior concentração dos alunos. Você pode sugerir aos alunos que façam a atividade utilizando os recursos que possuem ou através de digitais, como PowerPoint, Paint, Google Apresentações, Google Docs e Padlet.
Permita que eles entreguem as produções na escola, enviem por e-mail, Classroom ou WhatsApp, ou agende uma videoconferência para que a sala possa debater sobre o assunto, esclarecer as dúvidas e os alunos apresentarem os trabalhos.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça que as famílias joguem o Jogo da Memória e se divirtam!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Magda Santos
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Objeto (s) de conhecimento: O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
Palavras-Chave: Grandes Rios; Identidade; Cultura; sedentarização