Plano de Aula

Plano de aula: Águas para florescer – as primeiras sociedades fluviais

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Povos e espaço geográfico

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha de sulfite para impressão dos poemas e/ou para impressão das imagens para análise das comunidades antigas indicadas no slides 5 a 9.

Material complementar:

HIS5_01UND02 - Poemas Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cYPjS5Qx5qtErb6JRpG8qP28gftK5fuFG4k6JBtZFBPMSaVHsWcwtR3QsAsx/his5-01und02-poemas-contextualizacao.pdf

HIS5_01UND02 - MAPA CONTINENTE AFRICANO

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hwxE64kZ29rUv7ZhyNGVVaRX7NJaPCWwQyu3KkZUeKmx6rD5g8PunEqKXNmW/his5-01und02-mapa-do-continente-africano.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y3jb5NBfebXpaYJKYRa75TyQnR4vHFbSmtZ2n343K3W476k7wJjAfX2YsAss/his5-01und02-imagem-1.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQZCm8upJQyPKnaVSCCu7EggmMtqMy7gdpPSt5yDsADEaQpD5xcTWgFSJKRX/his5-01und02-imagem-2.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4rqE6amggeeCFCeGQfB2CquPv463G9qBvH9ht6JFvxPJWfRHz7GH7Tmqzas/his5-01und02-imagem-3.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59cbtgNH5YQdZr2hKkxzkqnuguCk3qRxf9pcWdAcG4E7fk6t4Hp6vREVkxDt/his5-01und02-imagem-4.pdf

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Em seguida, pergunte aos alunos qual a importância dos rios para a sociedade atual e por que os rios foram importantantes para a formação das primeiras sociedades.

Direcione a conversa levando os alunos a buscar alternativas para levantar a hipótese da importância da água para a sobrevivência dos seres humanos e relacionar os rios com a possibilidade de praticar atividades para o consumo próprio, como plantação, criação de animais e exploração da terra.

Espera-se que os alunos cheguem à hipótese de que os rios representavam para estes grupos a fertilidade do solo e manutenção da vida em relação à sua sobrevivência.

Para você saber mais:

Acesse o link abaixo:

A IMPORTÂNCIA DOS RIOS PARA AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados