Poemas Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Águas para florescer – as primeiras sociedades fluviais
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Povos e espaço geográfico
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folha de sulfite para impressão dos poemas e/ou para impressão das imagens para análise das comunidades antigas indicadas no slides 5 a 9.
Material complementar:
HIS5_01UND02 - Poemas Contextualização
HIS5_01UND02 - MAPA CONTINENTE AFRICANO
HIS5_01UND02 - Imagem 1
HIS5_01UND02 - Imagem 2
HIS5_01UND02 - Imagem 3
HIS5_01UND02 - Imagem 4
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Em seguida, pergunte aos alunos qual a importância dos rios para a sociedade atual e por que os rios foram importantantes para a formação das primeiras sociedades.
Direcione a conversa levando os alunos a buscar alternativas para levantar a hipótese da importância da água para a sobrevivência dos seres humanos e relacionar os rios com a possibilidade de praticar atividades para o consumo próprio, como plantação, criação de animais e exploração da terra.
Espera-se que os alunos cheguem à hipótese de que os rios representavam para estes grupos a fertilidade do solo e manutenção da vida em relação à sua sobrevivência.
Para você saber mais:
Acesse o link abaixo:
A IMPORTÂNCIA DOS RIOS PARA AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Iniciar a aula com a leitura dos poemas “Pescador da vida”, sobre o rio Amazonas, e “Oração ao Nilo”, disponíveis para impressão aqui:
Após a leitura, em roda de conversa, contextualizar com os alunos a importância dos rios para os grupos sociais retratados nos textos. É importante abordar a qual período cada texto se refere. No caso da “Oração ao Nilo” o texto retrata a um marco temporal da sociedade egípcia antiga que se desenvolveu entre 3.200 a.C no nordeste da África e 32 a.C., no período de domínio romano. Ao fazer a análise crítica do texto ressalte também com os alunos a importância do rio citado no texto para aquela sociedade, ou seja, qual para qual hipótese a oração ter sido criada e qual a função social das palavras retratadas na leitura para a sociedade do Egito Antigo.
Espera-se que os alunos percebam que a água para o povo do Egito Antigo era a base de sobrevivência, assim como acreditavam em deuses, buscavam nas orações, fazer oferenda a eles para que nunca deixassem faltar a água, salvando a agricultura em uma região cercada pelo deserto.
No texto “Pescador da vida”, leve os alunos a perceber que retrata o costume de um grupo social brasileiro (os índios) e seus costumes e cultura vivenciados às margens dos rios. Neste contexto retrata um período mais próximo da nossa realidade no período às margens da chegada dos portugueses ao Brasil, do qual alguns grupos sociais ainda mantêm a cultura.
Após a primeira abordagem de Contextualização projete ou escreva no quadro as perguntas abaixo para que os alunos possam continuar analisando os poemas.
1 - Do que os poemas tratam?
2 - Quais são os personagens que aparecem no poema?
3 - É possível identificar o modo de vida destes personagens?
4 - Qual a importância dos rios apresentados para estes grupos sociais?
Após a roda de conversa entregar aos alunos uma cópia dos poemas, pedindo para identificar semelhanças e/ou diferenças entre os dois poemas, destacando a importância dos rios na formação dos grupos sociais antigos.
As conclusões devem ser registradas no quadro ou em cartolina para ficarem expostas em sala de aula.
Para você saber mais:
A importância do rio Nilo.
https://www.estudopratico.com.br/a-importancia-do-rio-nilo/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Rio Nilo
https://www.todamateria.com.br/rio-nilo/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Poemas citados:
“Pescador da vida”, Letra da toada feita pelo grupo Boi Caprichoso, disponível em http://www.boicaprichoso.com/player.asp?t=247 Acesso em: 16 de novembro de 2018.
“Oração ao Nilo”: Livros sagrados e literatura primitiva oriental, Tomo II. In: Coletânea de documentos históricos para o 1º grau. São Paulo, CENP/Sec. de Est. da Educação, 1978, p. 55.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a conversa inicial e a Contextualização projete a imagem do continente africano para que os alunos reflitam sobre a região em torno do rio Nilo. Você pode também disponibilizar o mapa impresso:
É importante que os alunos percebam a relação do Egito com este grande rio. Trazer para os alunos que, além do rio Nilo, na África, há outras sociedades que se estabeleceram em torno de outros rios, como o Tietê, em São Paulo.
Em seguida apresente os slides das imagens de grupos sociais antigos. Se não estiver usando o projetor, as imagens imprimíveis estão aqui:
HIS5_01UND02 - Imagem 1
HIS5_01UND02 - Imagem 2
HIS5_01UND02 - Imagem 3
HIS5_01UND02 - Imagem 4
Peça aos alunos para analisar as imagens, para tanto direcione a análise apresentando aos alunos os questionamentos:
- O que estes grupos sociais têm em comum?
- Quais as características das regiões observadas?
- Qual o modo de vida apresentado nestes grupos?
- Qual o principal meio de sobrevivência?
Permita que os alunos possam observar e descrever as semelhanças e/ou diferenças entre as imagens.
É importante que o professor explique o processo de fixação de muitas comunidades em torno dos rios, fazendo apontamentos sobre o processo de sedentarização do ser humano e o desenvolvimento em torno dos rios tendo este como principal fonte de sobrevivência.
Mostre que, a partir desta cultura praticada na margem dos rios, a humanidade foi edificando suas cidades e desenvolvendo novos hábitos, costumes, criando novas ideias sobre tudo que a cerca e promovendo o avanço contínuo da tecnologia e do que chamamos de “cultura”. A junção de todos estes elementos deu origem às sociedades.
Explicar também que, nos primeiros tempos, estes grupos sociais geralmente floresciam nas margens de rios pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Com as condições ideais, criou-se o caminho para o desenrolar da história das chamadas civilizações fluviais.
Por fim, perguntar para os alunos se eles conhecem outros rios que deram origem a sociedades antigas no Brasil, ou se hoje ainda encontramos grupos sociais que residem próximos a rios.
Promover a reflexão sobre comparativos de comunidades no Brasil que vivem do cultivo da agricultura às margens de rios com o estudo realizado sobre as primeiras sociedades fluviais.
Como adequar à sua realidade:
Discuta com os alunos sobre a história dos rios presentes na sua cidade, se existirem. Traga imagens dos rios e de como a cidade se estabeleceu ao seu redor.
Para você saber mais:
Etnias do Rio Negro
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Etnias_do_Rio_Negro Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Etnias do Rio Uaupés
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Desana Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Surgimento das cidades
http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2016/01/surgimentodas-cidades-asprimeiras.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.
A civilização do Nilo: o Egito
http://www.historiaegeografia.com/a-civilizacao-do-nilo-o-egito/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.
O Egito Antigo
http://www.jlourenco.com/JLSN/Egito%20antigo02.htm Acesso em: 16 de novembro de 2018.
História dos índios
https://mestreneto.wordpress.com/curiosidade/indio/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.
A agricultura
http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.
A importância dos rios para as primeiras civilizações
https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Povos indígenas no Amazonas
http://www.portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=470 Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a conversa inicial e a Contextualização projete a imagem do continente africano para que os alunos reflitam sobre a região em torno do rio Nilo. Você pode também disponibilizar o mapa impresso:
É importante que os alunos percebam a relação do Egito com este grande rio. Trazer para os alunos que, além do rio Nilo, na África, há outras sociedades que se estabeleceram em torno de outros rios, como o Tietê, em São Paulo.
Em seguida apresente os slides das imagens de grupos sociais antigos. Se não estiver usando o projetor, as imagens imprimíveis estão aqui:
HIS5_01UND02 - Imagem 1
HIS5_01UND02 - Imagem 2
HIS5_01UND02 - Imagem 3
HIS5_01UND02 - Imagem 4
Peça aos alunos para analisar as imagens, para tanto direcione a análise apresentando aos alunos os questionamentos:
- O que estes grupos sociais têm em comum?
- Quais as características das regiões observadas?
- Qual o modo de vida apresentado nestes grupos?
- Qual o principal meio de sobrevivência?
Permita que os alunos possam observar e descrever as semelhanças e/ou diferenças entre as imagens.
É importante que o professor explique o processo de fixação de muitas comunidades em torno dos rios, fazendo apontamentos sobre o processo de sedentarização do ser humano e o desenvolvimento em torno dos rios tendo este como principal fonte de sobrevivência.
Mostre que, a partir desta cultura praticada na margem dos rios, a humanidade foi edificando suas cidades e desenvolvendo novos hábitos, costumes, criando novas ideias sobre tudo que a cerca e promovendo o avanço contínuo da tecnologia e do que chamamos de “cultura”. A junção de todos estes elementos deu origem às sociedades.
Explicar também que, nos primeiros tempos, estes grupos sociais geralmente floresciam nas margens de rios pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Com as condições ideais, criou-se o caminho para o desenrolar da história das chamadas civilizações fluviais.
Por fim, perguntar para os alunos se eles conhecem outros rios que deram origem a sociedades antigas no Brasil, ou se hoje ainda encontramos grupos sociais que residem próximos a rios.
Promover a reflexão sobre comparativos de comunidades no Brasil que vivem do cultivo da agricultura às margens de rios com o estudo realizado sobre as primeiras sociedades fluviais.
Como adequar à sua realidade:
Discuta com os alunos sobre a história dos rios presentes na sua cidade, se existirem. Traga imagens dos rios e de como a cidade se estabeleceu ao seu redor.
Para você saber mais:
Etnias do Rio Negro
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Etnias_do_Rio_Negro Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Etnias do Rio Uaupés
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Desana Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Surgimento das cidades
http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2016/01/surgimentodas-cidades-asprimeiras.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.
A civilização do Nilo: o Egito
http://www.historiaegeografia.com/a-civilizacao-do-nilo-o-egito/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.
O Egito Antigo
http://www.jlourenco.com/JLSN/Egito%20antigo02.htm Acesso em: 16 de novembro de 2018.
História dos índios
https://mestreneto.wordpress.com/curiosidade/indio/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.
A agricultura
http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.
A importância dos rios para as primeiras civilizações
https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Povos indígenas no Amazonas
http://www.portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=470 Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a conversa inicial e a Contextualização projete a imagem do continente africano para que os alunos reflitam sobre a região em torno do rio Nilo. Você pode também disponibilizar o mapa impresso:
É importante que os alunos percebam a relação do Egito com este grande rio. Trazer para os alunos que, além do rio Nilo, na África, há outras sociedades que se estabeleceram em torno de outros rios, como o Tietê, em São Paulo.
Em seguida apresente os slides das imagens de grupos sociais antigos. Se não estiver usando o projetor, as imagens imprimíveis estão aqui:
HIS5_01UND02 - Imagem 1
HIS5_01UND02 - Imagem 2
HIS5_01UND02 - Imagem 3
HIS5_01UND02 - Imagem 4
Peça aos alunos para analisar as imagens, para tanto direcione a análise apresentando aos alunos os questionamentos:
- O que estes grupos sociais têm em comum?
- Quais as características das regiões observadas?
- Qual o modo de vida apresentado nestes grupos?
- Qual o principal meio de sobrevivência?
Permita que os alunos possam observar e descrever as semelhanças e/ou diferenças entre as imagens.
É importante que o professor explique o processo de fixação de muitas comunidades em torno dos rios, fazendo apontamentos sobre o processo de sedentarização do ser humano e o desenvolvimento em torno dos rios tendo este como principal fonte de sobrevivência.
Mostre que, a partir desta cultura praticada na margem dos rios, a humanidade foi edificando suas cidades e desenvolvendo novos hábitos, costumes, criando novas ideias sobre tudo que a cerca e promovendo o avanço contínuo da tecnologia e do que chamamos de “cultura”. A junção de todos estes elementos deu origem às sociedades.
Explicar também que, nos primeiros tempos, estes grupos sociais geralmente floresciam nas margens de rios pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Com as condições ideais, criou-se o caminho para o desenrolar da história das chamadas civilizações fluviais.
Por fim, perguntar para os alunos se eles conhecem outros rios que deram origem a sociedades antigas no Brasil, ou se hoje ainda encontramos grupos sociais que residem próximos a rios.
Promover a reflexão sobre comparativos de comunidades no Brasil que vivem do cultivo da agricultura às margens de rios com o estudo realizado sobre as primeiras sociedades fluviais.
Como adequar à sua realidade:
Discuta com os alunos sobre a história dos rios presentes na sua cidade, se existirem. Traga imagens dos rios e de como a cidade se estabeleceu ao seu redor.
Para você saber mais:
Etnias do Rio Negro
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Etnias_do_Rio_Negro Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Etnias do Rio Uaupés
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Desana Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Surgimento das cidades
http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2016/01/surgimentodas-cidades-asprimeiras.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.
A civilização do Nilo: o Egito
http://www.historiaegeografia.com/a-civilizacao-do-nilo-o-egito/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.
O Egito Antigo
http://www.jlourenco.com/JLSN/Egito%20antigo02.htm Acesso em: 16 de novembro de 2018.
História dos índios
https://mestreneto.wordpress.com/curiosidade/indio/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.
A agricultura
http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.
A importância dos rios para as primeiras civilizações
https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Povos indígenas no Amazonas
http://www.portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=470 Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a conversa inicial e a Contextualização projete a imagem do continente africano para que os alunos reflitam sobre a região em torno do rio Nilo. Você pode também disponibilizar o mapa impresso:
É importante que os alunos percebam a relação do Egito com este grande rio. Trazer para os alunos que, além do rio Nilo, na África, há outras sociedades que se estabeleceram em torno de outros rios, como o Tietê, em São Paulo.
Em seguida apresente os slides das imagens de grupos sociais antigos. Se não estiver usando o projetor, as imagens imprimíveis estão aqui:
HIS5_01UND02 - Imagem 1
HIS5_01UND02 - Imagem 2
HIS5_01UND02 - Imagem 3
HIS5_01UND02 - Imagem 4
Peça aos alunos para analisar as imagens, para tanto direcione a análise apresentando aos alunos os questionamentos:
- O que estes grupos sociais têm em comum?
- Quais as características das regiões observadas?
- Qual o modo de vida apresentado nestes grupos?
- Qual o principal meio de sobrevivência?
Permita que os alunos possam observar e descrever as semelhanças e/ou diferenças entre as imagens.
É importante que o professor explique o processo de fixação de muitas comunidades em torno dos rios, fazendo apontamentos sobre o processo de sedentarização do ser humano e o desenvolvimento em torno dos rios tendo este como principal fonte de sobrevivência.
Mostre que, a partir desta cultura praticada na margem dos rios, a humanidade foi edificando suas cidades e desenvolvendo novos hábitos, costumes, criando novas ideias sobre tudo que a cerca e promovendo o avanço contínuo da tecnologia e do que chamamos de “cultura”. A junção de todos estes elementos deu origem às sociedades.
Explicar também que, nos primeiros tempos, estes grupos sociais geralmente floresciam nas margens de rios pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Com as condições ideais, criou-se o caminho para o desenrolar da história das chamadas civilizações fluviais.
Por fim, perguntar para os alunos se eles conhecem outros rios que deram origem a sociedades antigas no Brasil, ou se hoje ainda encontramos grupos sociais que residem próximos a rios.
Promover a reflexão sobre comparativos de comunidades no Brasil que vivem do cultivo da agricultura às margens de rios com o estudo realizado sobre as primeiras sociedades fluviais.
Como adequar à sua realidade:
Discuta com os alunos sobre a história dos rios presentes na sua cidade, se existirem. Traga imagens dos rios e de como a cidade se estabeleceu ao seu redor.
Para você saber mais:
Etnias do Rio Negro
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Etnias_do_Rio_Negro Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Etnias do Rio Uaupés
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Desana Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Surgimento das cidades
http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2016/01/surgimentodas-cidades-asprimeiras.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.
A civilização do Nilo: o Egito
http://www.historiaegeografia.com/a-civilizacao-do-nilo-o-egito/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.
O Egito Antigo
http://www.jlourenco.com/JLSN/Egito%20antigo02.htm Acesso em: 16 de novembro de 2018.
História dos índios
https://mestreneto.wordpress.com/curiosidade/indio/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.
A agricultura
http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.
A importância dos rios para as primeiras civilizações
https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Povos indígenas no Amazonas
http://www.portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=470 Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a conversa inicial e a Contextualização projete a imagem do continente africano para que os alunos reflitam sobre a região em torno do rio Nilo. Você pode também disponibilizar o mapa impresso:
É importante que os alunos percebam a relação do Egito com este grande rio. Trazer para os alunos que, além do rio Nilo, na África, há outras sociedades que se estabeleceram em torno de outros rios, como o Tietê, em São Paulo.
Em seguida apresente os slides das imagens de grupos sociais antigos. Se não estiver usando o projetor, as imagens imprimíveis estão aqui:
HIS5_01UND02 - Imagem 1
HIS5_01UND02 - Imagem 2
HIS5_01UND02 - Imagem 3
HIS5_01UND02 - Imagem 4
Peça aos alunos para analisar as imagens, para tanto direcione a análise apresentando aos alunos os questionamentos:
- O que estes grupos sociais têm em comum?
- Quais as características das regiões observadas?
- Qual o modo de vida apresentado nestes grupos?
- Qual o principal meio de sobrevivência?
Permita que os alunos possam observar e descrever as semelhanças e/ou diferenças entre as imagens.
É importante que o professor explique o processo de fixação de muitas comunidades em torno dos rios, fazendo apontamentos sobre o processo de sedentarização do ser humano e o desenvolvimento em torno dos rios tendo este como principal fonte de sobrevivência.
Mostre que, a partir desta cultura praticada na margem dos rios, a humanidade foi edificando suas cidades e desenvolvendo novos hábitos, costumes, criando novas ideias sobre tudo que a cerca e promovendo o avanço contínuo da tecnologia e do que chamamos de “cultura”. A junção de todos estes elementos deu origem às sociedades.
Explicar também que, nos primeiros tempos, estes grupos sociais geralmente floresciam nas margens de rios pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Com as condições ideais, criou-se o caminho para o desenrolar da história das chamadas civilizações fluviais.
Por fim, perguntar para os alunos se eles conhecem outros rios que deram origem a sociedades antigas no Brasil, ou se hoje ainda encontramos grupos sociais que residem próximos a rios.
Promover a reflexão sobre comparativos de comunidades no Brasil que vivem do cultivo da agricultura às margens de rios com o estudo realizado sobre as primeiras sociedades fluviais.
Como adequar à sua realidade:
Discuta com os alunos sobre a história dos rios presentes na sua cidade, se existirem. Traga imagens dos rios e de como a cidade se estabeleceu ao seu redor.
Para você saber mais:
Etnias do Rio Negro
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Etnias_do_Rio_Negro Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Etnias do Rio Uaupés
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Desana Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Surgimento das cidades
http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2016/01/surgimentodas-cidades-asprimeiras.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.
A civilização do Nilo: o Egito
http://www.historiaegeografia.com/a-civilizacao-do-nilo-o-egito/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.
O Egito Antigo
http://www.jlourenco.com/JLSN/Egito%20antigo02.htm Acesso em: 16 de novembro de 2018.
História dos índios
https://mestreneto.wordpress.com/curiosidade/indio/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.
A agricultura
http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.
A importância dos rios para as primeiras civilizações
https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Povos indígenas no Amazonas
http://www.portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=470 Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Com base nos estudos realizados por meio das leituras, das análise de imagens, sistematize a temática por meio de roda de conversa promovendo um pequeno debate para verificar o que foi aprendido. Pergunte aos alunos a importância dos rios para a formação das primeiras sociedades fluviais.
Depois pergunte se eles conhecem outras civilizações formadas à beira de rios, e qual a importância dos rios para a formação da sociedade.
Após as conclusões os alunos deverão se organizar em duplas e produzir desenhos destacando a importância dos rios para para as sociedades do passado e as de nosso tempo. Eles poderão destacar, ainda, as funções que o rio pode trazer a quem mora perto dele como: meio de transporte, alimentação, higiene, água para abastecimento etc. No final, será confeccionado um varal onde serão expostos os trabalhos produzidos pelos alunos.
Para você saber mais:
A importância dos rios para as primeiras civilizações
https://pt.slideshare.net/ThiagoPetillo/importancia-dos-rios-para-as-primeiras-civilizaes Acesso em: 16 de novembro de 2018.
As primeiras civilizações - Mesopotâmia
http://repositorio.geracaoweb.com.br/20140306_091001histria_a__aula_02__a_civilizao_mesopotmica_modo_de_compatibilidade.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS NA CIVILIZAÇÃO DO EGITO ANTIGO E NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL.
http://www.emdialogo.uff.br/content/importancia-dos-recursos-hidricos-na-civilizacao-do-egito-antigo-e-na-sociedade-brasileira Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Rios da cidadania: a vida dos ribeirinhos e o acesso aos direitos humanos http://www.ebc.com.br/cidadania/2013/08/rios-da-cidadania-a-vida-dos-ribeirinhos-e-o-acesso-aos-direitos-humanos Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Mura - Povos indígenas no Brasil
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Mura Acesso em: 16 de novembro de 2018.
População ribeirinha
http://populacaoribeirinha.blogspot.com/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância dos rios para a formação das primeiras sociedades fluviais.
Siga as orientações definidas. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos) pela retirada na escola, por foto, Whatsapp ou e-mail, com as orientações necessárias, de forma que os alunos possam fazer individualmente. Caso opte pelo formato original do Plano, siga o que foi determinado em relação ao trabalho em grupo.
Indique aos alunos que assistam a um pequeno vídeo que ilustra o tema a ser estudado (disponível aqui).
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, todas as orientações e explicações complementares para que a compreensão do conteúdo seja atingida) para os alunos.
Siga as orientações propostas. Caso seja a sua realidade, peça que os alunos acessem o Google Earth para visualizarem o Continente Africano. Explore ao máximo as imagens, chamando atenção deles para as representações do rio como fonte de abundância e geração de riquezas. Ao trazer esse aprendizado para o rio Amazonas, faça a mesma ligação entre o rio e o desenvolvimento da região ribeira. Fale para os alunos assistirem ao vídeo que fala um pouco sobre a vida dos ribeirinhos na Amazônia (disponível aqui).
Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom ou Whatsapp.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa. Esta atividade pode ser executada de individualmente ou na forma original deste Plano, mas de forma assíncrona, devido às exigências para a execução.
Sugira aos alunos que façam a atividade usando os recursos que possuem ou os digitais, como PowerPoint, Paint, Google Apresentações, Google Docs e Padlet.
Permita que eles entreguem as produções na escola, enviem por e-mail, Classroom ou WhatsApp, ou agende uma videoconferência para que a sala possa debater sobre o assunto, esclarecer as dúvidas e os alunos apresentarem os desenhos.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça que a família acesse o link definido no Plano, referente à “A importância dos rios para as primeiras civilizações”, e conheçam mais sobre esse tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Magda Santos
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social.
Objeto(s) de conhecimento: O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados.
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
Palavras-chave: Águas fluviais, primeiras sociedades, sedentarização.