ROTEIRO DE PERGUNTAS
Plano de Aula
Plano de aula: Agricultura: passagem do nomadismo para o sedentarismo
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Povos e espaço geográfico
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos.
Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: 8 folhas de sulfite A3 ou A4 (para cada grupo), tesouras, colas para confeccionar os quebra-cabeças.
Material complementar:
Antes de entregar os quebra-cabeças é preciso recortar as peças. Cada jogo deve ser entregue junto com a legenda da foto e as questões.
HIS5_01UND01 QUESTÕES PARA O QUEBRA-CABEÇA
HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 1
HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 2
HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 3
HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 4
HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 5
HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 6
HIS5_01UND01 MAPA 1 (SLIDE 4) MAPA: OS CAMINHOS DO SER HUMANO PARA AMÉRICA
Para você saber mais: Cole as imagens (quebra-cabeça e mapa para maquete) em papel cartão ou outro material rígido como: papelão, madeiras entre outros para facilitar o manuseio das peças.
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Inicie a apresentação explicando que nessa aula eles irão descobrir a relação entre agricultura, sedentarismo e sociedade. Peça para que os alunos procurem nos dicionários os conceitos de nômades, sedentários e agricultura.
Após trazer esses conceitos, reflita sobre o objetivo com os alunos, perguntando a eles: a agricultura poderia ser um fator de sedentarização e de formação das sociedades? Por que? O que vocês acham que levou os povos nômades a se sedentarizarem? É possível que as crianças façam ligação entre a realidade da agricultura atual. Nesse caso, explique que o conceito de agricultura é mais amplo.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a apresentação do objetivo da aula e as primeiras abordagem sobre a temática, divida a sala em 6 grupos. Explique que a proposta nesse momento é perceber a relação do homem com a terra, observando as formas de cultivo e como se desenvolveu a agricultura ao longo do tempo.
Entregue a cada grupo um quebra-cabeça diferente e um roteiro de perguntas para observação das imagens, disponíveis aqui:
- Perguntas:
- Quebra-cabeças:
HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 1
HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 2
HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 3
HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 4
HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 5
HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 6
HIS5_01UND01 MAPA 1 (SLIDE 4) MAPA: OS CAMINHOS DO SER HUMANO PARA AMÉRICA
Antes de entregar os quebra-cabeças é preciso recortar as peças. Cada jogo deve ser entregue junto com a legenda da foto e as perguntas:
1 - Quais as características da região que aparece na imagem?
2 - Quais atividades praticadas pelos grupos que aparecem nas imagens?
3 - Há vestígios de moradia, fixação desses grupos nas imagens?
4 - Vocês saberiam dizer como essas pessoas foram parar na região, lugar que aparece na imagem? de onde vieram? e por que vieram?
Explique que há três (3) imagens representando a importância da agricultura para a sociedade atualmente, duas (2) imagens que representam a importância da agricultura para as sociedades antigas e uma (1) imagem representando o nomadismo.
Projete ou escreva no quadro o passo a passo da atividade.
1- Montar o quebra-cabeça.
2- Observação crítica a partir do roteiro de perguntas.
3- Elaboração de frases (pequeno texto) com as conclusões do grupo.
Peça aos alunos que guardem também o texto elaborado pelo grupo.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após a conversa inicial, é o momento de abordar a relação da agricultura com a formação da sociedade. É o momento de identificar a cultura, modo de vida mais antigo da humanidade “nômades” e a passagem do nomadismo para o sedentarismo tendo como principal instrumento a agricultura.
Distribuir a cada grupo um mapa de migração do ser humano, (imagens disponíveis para impressão nas orientações do primeiro slide desse plano em material complementar). Links completo da imagem disponíveis no final da página.
Pergunte aos alunos o que eles vêem nesse mapa. Quem são essas pessoas que aparecem, onde estão indo. Incentive os alunos a perceberem os vários caminhos percorridos pela humanidade para se espalharem pelo mundo.
Após essa reflexão no mapa, sugere-se a leitura do texto:
Arqueólogos estudam a transição da vida nômade para o sedentarismo
https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/arqueologos-estudam-a-transicao-da-vida-nomade-para-o-sedentarismo/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Para saber mais:
LUNA, S. C. A. Sobre as origens da agricultura e da cerâmica pré-histórica no Brasil. CLIO. Série Arqueológica (UFPE) , Recife, v. 1, n.16, p. 67-78, 2003. Disponível em https://bit.ly/2q5PVVD
MAZOYER, Marcel, 1933- História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea Marcel Mazoyer, Laurence Roudart; [tradução de Cláudia F. Falluh Balduino Ferreira]. – São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: NEAD, 2010. Disponível em https://bit.ly/2gwQd6Y
SANTOS, A. B.; NASCIMENTO, F. S. Transformações ocorridas ao longo da evolução da atividade agrícola: algumas considerações. Enciclopédia Biosfera , v. 5, p. 1-9, 2009. Disponível em https://bit.ly/2NYRDSl
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após a leitura do texto e reflexões sobre a agricultura e o processo de sedentarização, organize uma roda de conversa onde os alunos poderão conversar e expor o que descobriram sobre os conceitos de nômades, sedentários, sedentarização e agricultura.
Direcionar o debate para a reflexão de como a agricultura pode ser fator de fixação das sociedades nos mais diversos locais do mundo.
Para você saber mais:
20 cidades conhecidas por seus produtos do campo
https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2015/05/capitais-do-agronegocio.html Acesso em: 10 de novembro de 2018.
O Mundo Rural no Brasil do Século 21
https://www3.eco.unicamp.br/nea/images/arquivos/O_MUNDO_RURAL_2014.pdf Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Sociedades Indígenas Brasileiras no Século XVI
http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/soc_indigenas.html Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Índios Brasileiros
https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-do-brasil/indios-brasileiros Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Índios isolados
https://www.survivalbrasil.org/povos/indios-isolados-brasil Acesso em: 10 de novembro de 2018.
No Maranhão, índios nômades saem da floresta para provar que existem https://oglobo.globo.com/brasil/no-maranhao-indios-nomades-saem-da-floresta-para-provar-que-existem-2971209 Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Tribos nômades hoje vivem em casas de zinco em Rio Negro
https://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u54800.shtml Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a relação entre a agricultura, sedentarismo e sociedade.
Siga as orientações definidas. Para executar esta etapa, você terá que definir e enviar antecipadamente qual quebra-cabeça será direcionado para cada aluno ou grupo, se mantiver o formato original do plano. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos, todas as explicações para a execução da atividade) pela retirada na escola, por foto, pelo Whatsapp ou e-mail, com as orientações necessárias.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, documentos, foto dos documentos, todas as explicações para a execução da atividade, o link ou a impressão do texto "Arqueólogos estudam a transição da vida nômade para o sedentarismo") para os alunos.
Caso opte por fazer esta etapa de forma síncrona, compartilhe a tela com o mapa que está sendo estudado com seus alunos (caso deseje saber como fazer o compartilhamento, acesse o tutorial aqui). Siga as orientações propostas. Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom ou Whatsapp.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa.
Permita que eles entreguem as produções na escola, enviem por e-mail, Classroom ou WhatsApp, ou agende uma videoconferência para que a sala possa debater sobre o assunto e esclarecer as dúvidas.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça que a família acesse ao link definido no Plano, referente à “20 cidades conhecidas por seus produtos do campo”. Solicite que descubram qual produto é comum encontrar na região onde moram. Sugira que façam uma receita com esse produto e se divirtam!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Magda Santos
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Objeto (s) de conhecimento: O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
Palavras Chave: Agricultura; Nomadismo; Sedentarismo