Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para a problematização vamos partir de uma imagem do Povo Guarani Mirim, e um pensamento que reflete a essência da preservação da cultura desse povo indígena.
Ao observar a imagem das crianças indígenas do slide, solicitar para os alunos escreverem em filipetas o que a imagem representa. As hipóteses serão inúmeras, conduza a reflexão chamando a atenção que uma criança Guarani é indígena, mas é igual a toda criança, com necessidades a serem supridas como alimentação, educação, cultura e respeito.
Após a escrita, converse sobre o que escreveram.
Mais informações:
Acessar o link: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani (acesso em 6 de abril de 2019)
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para a problematização vamos partir de uma imagem do Povo Guarani Mirim, e um pensamento que reflete a essência da preservação da cultura desse povo indígena.
Ao observar a imagem das crianças indígenas do slide, solicitar para os alunos escreverem em filipetas o que a imagem representa. As hipóteses serão inúmeras, conduza a reflexão chamando a atenção que uma criança Guarani é indígena, mas é igual a toda criança, com necessidades a serem supridas como alimentação, educação, cultura e respeito.
Após a escrita, converse sobre o que escreveram.
Mais informações:
Acessar o link: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani (acesso em 6 de abril de 2019)
A respeito dessa mensagem o professor deve trazer a informação que os Guaranis é um povo indígena espalhado nas diversas regiões do Brasil. A presença dos Guaranis é percebida em várias reservas indígenas, por exemplo em Santa Catarina temos reservas indígenas Guaranis na Grande Florianópolis, litoral do estado e em Chapecó, no interior do Estado.
Imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg (acesso em 6 de abril de 2019)
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Partindo das reflexões da problematização solicitar aos alunos a confecção de cartazes trazendo o passado e o presente dos povos indígenas no Brasil, tendo como exemplo o povo Guarani.
Organizar uma socialização das reflexões feitas pelos alunos e expor fora da sala de aula os cartazes confeccionados.