Poema
Plano de Aula
Plano de aula: Formação cultural de um povo
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Povos e espaço geográfico
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folhas de sulfite para impressão das imagens e letra de música.
Material complementar:
Materiais para impressão
HIS5_01UND05 - POEMA
HIS5_01UND05 - IMAGENS GRUPOS INDÍGENAS
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Em seguida, pergunte aos alunos quem foram os primeiros grupos sociais do Brasil, onde e como eles viviam. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos e ao mesmo tempo direcione a conversa levando os alunos a pensarem na organização social desses grupos. Dessa forma abordando e relacionando os primeiros conceitos sobre a cultura de grupos nômades e/ou os primeiros grupos sedentários.
Para você saber:
Acesse o link abaixo:
Nômades
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/n%C3%B4made/482057 (acesso em 6 de abril de 2019)
Nomadismo
https://www.estudopratico.com.br/nomadismo-o-que-e-historia-e-consequencias/ (acesso em 6 de abril de 2019)
Pré-História no Brasil
https://www.suapesquisa.com/prehistoria/pre_historia_brasil.htm (acesso em 6 de abril de 2019)
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS