Plano de aula: Espaço urbano

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Funções e hierarquia urbanas e história das cidades.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição de slides sobre o tema. Se não tiver equipamento disponível, pode registrar as ideias no quadro e apresentar imagens impressas para os estudantes.

Livros didáticos, revistas e jornais poderão servir como fontes de consulta.

O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Cadernos, lápis, canetas, cartolinas e/ou papel metro, jornais, imagens da cidade local, cola e hidrocor são necessários para os estudantes.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

Urbanização é o crescimento das cidades em população. É um processo em que população do espaço rural migra para o espaço urbano (migração tipo campo-cidade) que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.

A intensificação da urbanização no mundo iniciou-se a partir da Revolução Industrial, pois a nova atividade econômica atraiu uma grande quantidade de pessoas para as cidades, uma vez que essas abrigavam as indústrias, as quais apresentavam oferta de novos trabalhos.

Contextos prévios: Habilidades conexas EF04GE03, EF04GE05, EF06GE03, EF06GE04 e EF06GE05.

Tema da aula

Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro;

Informe à turma que farão análise de paisagens (uma de um espaço rural e outra de um espaço urbano), a fim de que os estudantes possam observar as diferenças entre tais espaços.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA