Plano de Aula
Plano de aula: Espaço urbano
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Funções e hierarquia urbanas e história das cidades.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição de slides sobre o tema. Se não tiver equipamento disponível, pode registrar as ideias no quadro e apresentar imagens impressas para os estudantes.
Livros didáticos, revistas e jornais poderão servir como fontes de consulta.
O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).
Cadernos, lápis, canetas, cartolinas e/ou papel metro, jornais, imagens da cidade local, cola e hidrocor são necessários para os estudantes.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao-no-brasil.htm
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao.htm
Urbanização é o crescimento das cidades em população. É um processo em que população do espaço rural migra para o espaço urbano (migração tipo campo-cidade) que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.
A intensificação da urbanização no mundo iniciou-se a partir da Revolução Industrial, pois a nova atividade econômica atraiu uma grande quantidade de pessoas para as cidades, uma vez que essas abrigavam as indústrias, as quais apresentavam oferta de novos trabalhos.
Contextos prévios: Habilidades conexas EF04GE03, EF04GE05, EF06GE03, EF06GE04 e EF06GE05.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro;
Informe à turma que farão análise de paisagens (uma de um espaço rural e outra de um espaço urbano), a fim de que os estudantes possam observar as diferenças entre tais espaços.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS