GEO05_01UND02 - Ação Propositiva - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: Noções sobre emigração e imigração
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa e mapeamento da migração na unidade da federação.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.
Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados.
O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).
Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.
Material complementar: Tendo em vista a oportunidade de enriquecer a aula, você deve solicitar que os estudantes leiam o texto O Brasil Pelo Olhar dos Imigrantes antes da aula. Assim, no dia da aula, você fará a revisão dos aspectos mais significativos do referido material.
Para você saber mais: O termo EMIGRAÇÃO corresponde à saída de pessoas do lugar de origem, ao passo que, IMIGRAÇÃO corresponde à chegada de pessoas em um novo lugar. As migrações ocorrem no mundo desde o início da história da humanidade.
Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/imigracao-no-brasil.htm
https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/as-10-cidades-com-maior-oferta-de-emprego-no-brasil/
https://ndmais.com.br/noticias/haitianos-os-imigrantes-do-seculo-21-em-santa-catarina/
Contextos prévios: Habilidades conexas: EF04GE01, EF04GE02, EF04GE06, EF05GE08, EF06GE01, EF06GE02.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes imagens, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.
Informe à turma que fará a leitura de uma história em quadrinhos.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS