Plano de Aula

Plano de aula: Noções sobre emigração e imigração

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa e mapeamento da migração na unidade da federação.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.

Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados.

O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar: Tendo em vista a oportunidade de enriquecer a aula, você deve solicitar que os estudantes leiam o texto O Brasil Pelo Olhar dos Imigrantes antes da aula. Assim, no dia da aula, você fará a revisão dos aspectos mais significativos do referido material.

Texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6DHTn4aNWd6RZ6VY3Nkm4cmtn9YhgQRM4T76PveXnwYpKwhnEc4sQFJ4kn9/geo05-01und02-acao-propositiva-texto.pdf

Para você saber mais: O termo EMIGRAÇÃO corresponde à saída de pessoas do lugar de origem, ao passo que, IMIGRAÇÃO corresponde à chegada de pessoas em um novo lugar. As migrações ocorrem no mundo desde o início da história da humanidade.

Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/imigracao-no-brasil.htm

https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/as-10-cidades-com-maior-oferta-de-emprego-no-brasil/

https://ndmais.com.br/noticias/haitianos-os-imigrantes-do-seculo-21-em-santa-catarina/

Contextos prévios: Habilidades conexas: EF04GE01, EF04GE02, EF04GE06, EF05GE08, EF06GE01, EF06GE02.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes imagens, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.

Informe à turma que fará a leitura de uma história em quadrinhos.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA