GEO5_01UND03 - Atividade da Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Migração interna no Brasil
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa e mapeamento da migração na unidade da federação.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.
Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados.
O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).
Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.
Material complementar:
Atividade da Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Migração interna no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm>. Acesso em: 19 fev 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Migrações internas no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracoes-internas-no-brasil.htm>. Acesso em : 19 fev 2019.
Contextos prévios: Para compreender a proposta trabalhada neste plano, é essencial que os estudantes tenham construídas as noções de EMIGRAÇÃO E IMIGRAÇÃO.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes imagens, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.
Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.
Para você saber mais:
Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Migração interna no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm>. Acesso em: 19 fev 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Migrações internas no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracoes-internas-no-brasil.htm>. Acesso em : 19 fev 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS