Plano de aula: Funções urbanas das cidades

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Funções e hierarquia urbanas e história das cidades.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui.

As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente. Caso o professor desejar, ele pode encadear as aula de maneira que os planos se completem.

Materiais necessários: para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens ou peça, antecipadamente, que o estudantes levem imagens sobre o tema da aula.

Livros didáticos poderão servir como fonte de consulta.

Jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais, sobre o tema central da aula, também devem ser disponibilizados.

Quadro e marcadores para quadro (ou giz).

Cadernos, lápis, canetas etc. e outros materiais para registro dos estudantes.

Material complementar:

Atividade de sistematização:

Para você saber mais:

Todas as cidades são constituídas pelo trabalho do homem. Dessa forma, é uma construção social que ocupa o espaço geográfico transformando de forma significativa a paisagem. Diante das distinções entre as cidades quanto à origem, história, importância econômica e política (além de outras), é possível classificar os núcleos urbanos de acordo com sua função e grau de influência. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm Acesso em 24 de novembro de 2018.

As cidades podem ser classificadas quanto à função(ões) mais significativa(s) que possue(m), podendo-se citar:

• Cidades Comerciais
  • Cidades Industriais
  • Cidades Administrativas
  • Cidades Portuárias
  • Cidades Históricas
  • Cidades Universitárias
  • Cidades Religiosas
  • Cidades Turísticas

Contextos prévios: Habilidades conexas EF04GE03, EF04GE05, EF06GE03, EF06GE04 e EF06GE05.

É essencial que ao trabalhar a temática da aula, vá apresentando as várias funções urbanas e inferindo a principal característica de cada uma delas. Os sites são uma fonte de pesquisa, embora deva utilizar também o material didático da Disciplina Geografia.

Tema da aula

Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes imagens, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.

Orientações:

Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro.

A proposta inicial prevê a projeção dos slides elaborados para esta aula. Caso a escola não disponha de equipamento para tal ação, busque imagens impressas, Se ainda for difícil conseguir fazer as impressões de imagens, leve imagens recortadas retiradas de materiais diversos ou ainda solicite previamente que os estudantes tragam imagens de casa.

Peça que os estudantes identifiquem as características das imagens gradativamente, tentando dizer qual é o conteúdo principal de cada imagem, como forma de chegar às várias FUNÇÕES DAS CIDADES.

As imagens trazem algum elemento correspondente à sua FUNÇÃO, então a partir das mesmas e com base em seus conhecimentos sobre o tema vá mediando e colaborando para a análise.

Informe aos estudantes que não serão apresentadas imagens para cada função urbana, a fim de facilitar a análise sobre o tema.

Como adequar à sua realidade:

Utilize imagens de cidades mais próximas da realidade dos estudantes (cidades localizadas em sua macrorregião).

Partindo do local (cidades localizadas em sua macrorregião) é possível ir avançando para chegar em realidades mais distantes da que os discentes vivenciam.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA