Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: imprima as fichas e entregue-as para cada aluno. Em grupos, os alunos deverão preencher as fichas com algarismos de 0 a 9 e registrar os números formados no quadro ou em uma folha à parte. Eles terão alguns minutos para fazerem tentativas de que números eles podem formar. O objetivo da atividade não é que as crianças formem todas as combinações possíveis, mas familiarizar-se com números com cinco ordens. As crianças vão formando os números, registrando-os e compartilhando com o restante do grupo. Após a socialização das possibilidades encontradas, abrir uma discussão sobre em que situações do dia a dia podemos utilizar esses números.
Propósito: Reconhecer números com até cinco ordens e seu uso cotidiano.
Discuta com a turma:
- Quantos algarismos há em cada número formado?
- Quantos números seu grupo conseguiu formar?
- Vocês poderiam formar outros números?
- Você já observou números desse tamanho em alguma situação cotidiana? Quais?
- Em que situações do dia a dia você utilizaria esses números?
- Qual o menor número que pode ser formado?
- E o maior?
Material Complementar:
Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Mostre a imagem para as crianças e questione-as sobre o número de pessoas que estão assistindo a esse jogo de futebol. Permita que elas socializem suas hipóteses e levantem novos questionamentos a partir das proposições da turma. Normalmente, em grandes eventos, há uma contagem do público, realizada pelos organizadores e/ou por órgãos responsáveis pela segurança do local, como Corpo de Bombeiros ou pela Polícia Civil. Como esses órgãos devem fazer essa contagem? Discuta com as crianças sobre como isso deve ocorrer e, após uma intensa discussão, solicite que as crianças registrem em duplas o número de pessoas que elas estimam haver nesse local, com algarismos. Peça que, em seguida, elas leiam os números e os escrevam por extenso.
Propósito: Fazer com que os alunos estimem a quantidade de elementos, a partir da observação de uma imagem e reconhecer números com até cinco ordens.
Discuta com a turma:
- Como você faria para realizar a contagem do número de pessoas que foram assistir a esse jogo de futebol no estádio?
- Você acha que há mais de 1 000 pessoas?
- Quantas pessoas você estima que há nesse ambiente?
- Como você registraria esse número com algarismos?
- Imagine que o número de pessoas nesse local esteja entre 10 000 e 99 999. E agora, quantas pessoas você estima que há?
- Como você registraria esse número com algarismos? Como seria a leitura desse número?
Materiais complementares:
- Curiosidade: Como quantificar pessoas em eventos públicos?
Fonte: http://www.somatematica.com.br/curiosidades/c101.php
- Diversos jeitos de ensinar os números.
Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/174/diversos-jeitos-de-ensinar-os-numeros
Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9)
Orientações: Peça que os grupos compartilhem as suas estimativas com a turma. Questione-os sobre como pensaram. Pergunte sobre a quantidade mínima e máxima de pessoas presentes no evento.
Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.
Discuta com a turma:
- Será que existem mais do que 100 pessoas?
- Mais do que 1 000?
- Qual seria a quantidade mínima de pessoas?
- E a quantidade máxima?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9)
Orientações: Questione os grupos enquanto apresentam suas estimativas , Entre um intervalo com números acima de 10 000 e abaixo de 99 999, quais números podem formar. É importante refletir sobre a variedade de respostas que essa questão pode ter. As crianças devem discutir que não podemos ter uma certeza sobre o número de pessoas na imagem, mas simplesmente estimar essa quantidade, a partir da observação. O objetivo maior aqui é que os alunos reconheçam o uso dos números com cinco ordens no cotidiano e seu registro numérico e por extenso, e não o cálculo por estimativa.
Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9)
Orientações: Depois que as crianças compartilharem as quantidades para responder a atividade, apresente essa situação fictícia, com hipóteses de três crianças.
Propósito: Discutir a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual vocês acham que mais se aproxima do número de pessoas presentes no evento? Por quê?
- Como vocês escreveriam esses números por extenso?
- Qual valor é o maior?
- Qual valor é o menor?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9)
Orientações: Continue a discussão sobre o assunto, questionando as crianças sobre qual valor quantifica aproximadamente o público do jogo de futebol na imagem.
Propósito: Duscutir a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9)
Orientações: Peça que as crianças apresentem outros valores que indiquem a quantidade apresentada. Estimule a participação de todas as crianças e que elas façam o registro e apresentem suas soluções para os colegas, lendo o número em voz alta. A partir da leitura, realize a escrita numérica no quadro, sendo auxiliado pela turma. As crianças devem comparar suas respostas com as dos seus colegas e refletir sobre o registro da escrita numérica e sobre a leitura dos números.
Propósito: Discutir a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a aprendizagem da aula e relacione-a com as estratégias utilizadas pelos alunos para estimar o número de pessoas em um evento, a partir da observação da imagem.
Propósito: Sintetizar o conceito principal aprendido na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando os números apresentados para completar os espaços no texto, por último, peça para as crianças escreverem, por extenso, como realizariam a leitura de ambos os números. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do uso, leitura e escrita de números com até cinco ordens, portanto a atividade deve ser feita de forma individual.
Discuta com a turma:
- Como fizeram para preencher os espaços no texto, utilizando os números apresentados? Quais informações do próprio texto utilizaram para realizar essa escolha?
- Como lemos cada número?
Materias Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar