Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Ler, junto com a turma, o questionamento da professora. Pedir que os alunos imaginem como devem representar esses dois números utilizando algarismos e pedir que algumas crianças escrevam no quadro sua hipótese de escrita desses números. Pedir que as crianças identifiquem qual a diferença entre ambos os números e, a partir das observações realizadas, compará-los indicando qual é o maior deles.
Propósito: Representar números naturais até 99 999, comparando as quantidades.
Discuta com a turma:
- Como você escreveria onze mil trezentos e sete? Explique.
- Como você escreveria onze mil e trinta e sete? Explique.
- Os algarismos se repetiram?
- Qual diferença você conseguiu observar entre esses números?
- Qual algarismo mudou de posição?
- Qual o valor posicional do algarismo 3 no primeiro número? E no segundo?
- O que essa mudança de posição desse algarismo representou no que diz respeito à quantificação dos números?
- Qual algarismo está representado na ordem das centenas no primeiro número? E no segundo?
- Qual algarismo está representado na ordem das dezenas no primeiro número? E no segundo?
- Qual ordem representa o maior valor posicional: centena ou dezena?
- Baseando-se em nossas discussões, qual o maior número? E qual o menor?
- Como você chegou a essa conclusão?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Entregue a atividade impressa para cada aluno, ou projete este slide. Leia as informações em voz alta solicitando que os alunos leiam os números destacados da forma como escreveriam por extenso. Uma outra proposta é não apresentar inicialmente o slide dessa atividade, apenas lendo as informações e solicitar que as crianças registrem os números lidos com algarismos e, somente depois, mostrar os slides, solicitando que as crianças verifiquem e socializem seus registros. Essa ação retoma as aulas anteriores, nas quais foram trabalhadas a leitura e escrita de números naturais. Após essa introdução, o professor disponibiliza aproximadamente três minutos para que os alunos, individualmente releiam as informações apresentadas e observem os números destacados. Após isso, dividir a turma em grupos de três ou quatro alunos e promover uma discussão a fim de comparar esses números. Pedir que os grupos registrem os números em ordem crescente (do menor para o maior) utilizando o sinal menor que (<). É importante trabalhar a ideia de comparação dos números naturais, a partir do valor posicional dos algarismos. Deve ser introduzido também a utilização dos símbolos maior que (>) e menor que (<) para dispor os números em ordem decrescente e crescente, respectivamente. A criança precisa compreender que o símbolo maior que (>) é utilizado na ordem decrescente, pois os números se dispõem do maior para o menor e que o símbolo menor que (<) é utilizado na ordem crescente, pois os números se dispõem do menor para o maior.
Propósito: Comparar números naturais de até cinco ordens, utilizando a ordem crescente e o símbolo menor que (<).
Discuta com a turma:
- Quais os números destacados?
- O número médio de torcedores que compareceram aos jogos do Corinthians no Campeonato Brasileiro 2017 é maior ou menor do que a população da cidade de Cajamar? O que levou você a essa conclusão?
- O número que representa a distância, em quilômetros, entre o Brasil e o Japão é maior ou menor do que o número que representa o total de habitantes de Cajamar? E o número de torcedores do Corinthians, em média, que foram a cada um dos jogos do Campeonato Brasileiro de 2017?
- Qual é o maior número, dentre os três destacados na atividade? Explique como chegou a essa conclusão.
- Qual é o menor número, dentre os três destacados na atividade? Explique como chegou a essa conclusão.
- O que significa ordem crescente? E ordem decrescente?
- Em que situações utilizamos o símbolo maior que (>)?
- Em que situações utilizamos o símbolo menor que (<)?
- Para representarmos os números em ordem crescente utilizamos o símbolo < ou >? Por quê?
- Se a questão tivesse solicitado que você representasse os números na ordem decrescente, qual símbolo você utilizaria < ou >? Por quê?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Material complementar para o professor
Para saber mais, leia a matéria “Números naturais”, de Robinson Sá. Disponível em: <https://www.infoescola.com/matematica/numeros-naturais/>.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)
Orientações: Peça que as crianças apresentem a solução encontrada para a atividade e expliquem como foi que fizeram.
Propósito: Socializar as soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- Qual é o maior número?
- E o menor?
- Como você chegou a essa conclusão?
- Qual ordem você se atentou para estabelecer essa comparação?
- Como os valores posicionais dos algarismos ajudam a estabelecer essa comparação?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)
Orientações: Estabeleça, junto com as crianças, a relação entre as ordens e os valores posicionais dos algarismos e o fato dele ser maior ou menor que outro. É comum os alunos estabelecerem a relação entre maior e menor pelo seu conhecimento de mundo, sem utilizar-se dessa reflexão. Medie esse momento propondo questionamentos que levem à compreensão dessa ideia, pois mais à frente, ao trabalhar números ainda maiores, a criança pode se utilizar dessa sistematização para evitar confusões.
Propósito: Socializar as soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- Qual o algarismo com maior valor posicional de cada número?
- Qual o valor posicional desses algarismos?
- Dentre os algarismos que você citou, qual o que possui o menor valor posicional? E o maior?
- O que significa representar os números na ordem crescente?
- E se os números fossem representados na ordem decrescente, como seria essa representação?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)
Orientações: Agora que as crianças já conseguiram classificar os números do maior para o menor, trabalhe o uso dos símbolos maior que (>) e menor que (<) nesta situação problema. Projete o slide ou desenhe no quadro. Inicialmente, a atividade propõe que os números sejam dispostos na ordem crescente. Questione a turma o que lhes sugerem a terminologia “crescente”. Permita uma discussão sobre situações do dia a dia que as crianças podem utilizar essa palavra e o que ela representa. Depois, inicie uma discussão semelhante para a terminologia “decrescente”. A partir da discussão estabelecida entre os alunos, verifique qual seria o símbolo que deve ser utilizado para indicar uma ordem numérica crescente ou decrescente e aplicar essa conclusão na resolução da nossa atividade.
Propósito: Socializar as soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- O que lhe sugere o termo “crescente”?
- Em que situações cotidianas você pode utilizar essa palavra?
- O que lhe sugere o termo “decrescente”?
- Em que situações do dia a dia você pode utilizar essa palavra?
- Se queremos dispor números em ordem crescente, devemos utilizar o símbolo maior que (>) ou menor que (<)? Como você chegou a essa conclusão?
- Se queremos dispor os números em ordem decrescente, devemos utilizar o símbolo maior que (>) ou menor que (<)? Explique como você chegou a essa conclusão?
- Se o problema solicitasse que você escrevesse os números destacados em ordem decrescente, como eles ficariam dispostos? Qual símbolo você utilizaria?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Retome a aprendizagem da aula e relacione-a com as estratégias utilizadas pelos alunos para estimar o número de pessoas em um evento, a partir da observação da imagem.
Propósito: Sistematizar o conceito principal aprendido na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
Propósito: Resumir o conceito estudado.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: A atividade Raio X deve ser realizada individualmente. Solicite que as crianças observem a tabela apresentada na atividade, que indica os times com maior número de torcedores no Campeonato Brasileiro de 2016. Circule entre eles para avaliar a aprendizagem. Depois que eles realizarem, promova a correção coletiva e questione: Como lemos esses números? Eles estão dispostos em alguma ordem na tabela? Qual o time que tem a maior torcida? E a menor? Que estratégia você utilizou para descobrir? Peça que as crianças registrem o time com maior número de torcedores e escreva-os em ordem crescente, utilizando o sinal < (menor que). O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então, procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos no que diz respeito à comparação de números naturais com até cinco ordens.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para descobrir o maior número? Qual ordem definiu isso?
- Como vocês fizeram para descobrir o segundo maior número? E o terceiro? Que ordem definiu isso?
- Se fosse solicitado para registrar os números na ordem decrescente, como você realizaria esse registro? Que sinal utilizaria?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar