Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro. Peça para os alunos lerem em voz alta o enunciado da atividade e observem os números apresentados. Depois, pergunte ao grupo quais diferenças eles observam em cada número. Ouvir atentamente a fala de cada criança e explorá-la a fim de chegar à resolução. Ao fim da discussão, é provável que as crianças cheguem à conclusão de que o parâmetro que eles devem observar é a diferença dos algarismos na ordem das dezenas. Eles devem utilizar esse parâmetro para efetivar a comparação dos números e ordená-los na ordem crescente. Solicite o uso dos sinais maior que (>) e menor que (<) para sequenciá-los. Solicite que as crianças tentem dar continuidade à sequência. Uma pergunta possível seria: Quais seriam os próximos quatro números? As crianças podem vivenciar, nessa situação, um momento de desequilíbrio cognitivo, já que se acrescentarmos mais uma dezena ao número 19 990 teremos o número 20 000. Com essa situação, as crianças irão trabalhar a transformação de ordens do sistema de numeração decimal.
Propósito: Comparar números naturais, estabelecendo uma sequência numérica.
Discuta com a turma:
- O que esses números têm em comum?
- Quais algarismos podemos encontrar em cada um dos números?
- Como eles estão posicionados? Nas mesmas ordens ou em ordens diferentes?
- O que esses números têm de diferentes? Há algum algarismo que diferencia um número do outro?
- Em que ordem eles se localizam?
- Que sequência você observa nesses números?
- Na ordem crescente, os números são escritos do maior para o menor ou do menor para o maior?
- De que forma os números apresentados “crescem”?
- Como você escreveria a sequência desses números?
- E se fosse solicitado que você continuasse essa sequência, quais seriam os próximos quatro números? Explique como você chegou a essa conclusão.
Resposta esperada:
19 960 < 19 970 < 19 980 < 19 990
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Solicite que as crianças leiam individualmente a situação- problema e peça que elas identifiquem o padrão na sequência apresentada. Após esse momento de reflexão, as crianças se reúnem em grupos de três ou quatro alunos para discutirem sobre suas considerações. Caminhe pelos grupos, observando as discussões dos alunos e realizando intervenções quando necessário, sempre levando o aluno a refletir sobre suas considerações e de seus colegas e não apresentando respostas prontas. Questione nos grupos sobre qual regularidade eles encontraram na sequência numérica. Possivelmente, elas irão identificar que a cada casa é aumentada uma centena a sua numeração. Partindo desse pressuposto, peça que as crianças indiquem qual seria a numeração da segunda casa, explicando o caminho que traçaram para chegar a essa conclusão. Explique que cada grupo terá o seu momento de expor suas descobertas e as estratégias traçadas, mesmo que sejam semelhantes a de outro grupo, pois essa é uma ação importante para trabalhar a metacognição e a autorregulação das crianças. Da mesma forma, solicite que as crianças continuem a sequência numérica das casas. Nos mesmos grupos, elas discutirão sobre a forma como farão isso. Pode ser entregue uma folha para cada grupo para que eles continuem desenhando as casas e numerando-as até chegarem à casa 33 000. Essa atividade necessitará que as crianças retomem a organização do sistema de numeração decimal estudados nos anos anteriores, pois eles devem verificar que, em certo momento, se agruparmos mais uma centena a determinado número, será necessária realizar a “troca” aumentando, por conseguinte, a ordem das unidades de milhar. Esse será o momento que a numeração será a solicitada na questão.
Propósito: Comparar números naturais e reconhecer padrões em sequências numéricas.
Discuta com a turma:
- Como você definiria uma sequência?
- Por que podemos dizer que as casas estão numeradas em sequência?
- A numeração das casas está aumentando ou diminuindo?
- Isso significa que as casas estão sequenciadas de forma crescente ou decrescente? Justifique.
- Quais algarismos se repetem em todos os números?
- Quais algarismos mudam nos números das casas?
- Por que esses algarismos mudam?
- Esses algarismos diferentes localizam-se em que posição nos números?
- Essa sequência poderia ser feita de forma diferente?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Material complementar para o professor:
Sobre as características do sistema de numeração decimal, leia neste endereço:
Fonte: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/5663_2374_ID.pdf
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 7)
Orientações: Nestes slides têm exemplos de soluções, porém você deve valorizar as de seus alunos. Peça que cada grupo compartilhe sua solução. Durante o momento em que os grupos estão em exposição, levante questionamentos que levem o grupo a refletir sobre a sua própria estratégia, bem como a compare o caminho trilhado por cada grupo, não com o objetivo de apontar os que chegaram à resposta certa e aqueles que não, mas para estabelecer paralelos nas resoluções a fim de aprenderem juntos através do que cada um foi capaz de perceber, dos erros, dos acertos, e das dúvidas. Eles devem ter percebido, através da observação da numeração das casas, qual o padrão que essa sequência segue. Peça que os alunos percebam os algarismos que se repetem e aqueles que mudam de um número para o outro. Eles devem identificar que o número que se altera é o da ordem das centenas, uma centena a cada número subsequente. A partir da identificação do padrão da sequência, ficará claro qual será a numeração da segunda casa. Basta acrescentar uma centena à numeração da primeira casa. Após os alunos chegarem à conclusão, proponha outras situações, modificando o padrão da sequência numérica. Por exemplo, acrescentar duas centenas, ao invés de uma, nos números subsequentes, aumentar uma dezena de milhar, ordenar os números de forma decrescente, entre outras possibilidades. Se desejar, solicite que as próprias crianças criem seus próprios padrões e compartilhem entre si.
Propósito: Discutir a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão da sequência da numeração das casas? Como você chegou a essa conclusão?
- Essa sequência está na ordem crescente ou decrescente? Explique.
- Se você fosse ordenar esses números utilizando os sinais maior que (>) e menor que (<), qual deles você utilizaria?
- Se o padrão da sequência fosse acrescentando duas centenas ao número subsequente, como ficaria a sequência?
- E se o padrão fosse acrescentando uma dezena, como ficaria a sequência? Ou uma dezena de milhar?
- Como ficaria a sequência se estivesse ordenada de forma decrescente? Que sinal utilizaria? Maior que (>) ou menor que (<)?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 7)
Orientações: Esse é, provavelmente, o momento da atividade que necessitará de maior mediação por parte do professor, pois uma parte dos alunos poderá entrar em um conflito cognitivo. As crianças já trabalharam a organização do sistema de numeração decimal em anos anteriores, porém podem não ter consolidado esse conhecimento. Portanto, será necessário retomar esse conteúdo a partir de questionamentos e, se necessário, material concreto como material dourado e ábaco, que permitam ao aluno compreender a ideia de agrupamento de 10 em 10. Após essa compreensão, será mais fácil identificar o número que se segue o 32 900 nessa sequência.
Propósito: Discutir a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a ordem que o algarismo se modifica nesses números?
- Por que isso acontece?
- De quanto em quanto esse algarismo é acrescentado da numeração de uma casa para a outra?
- Qual o valor posicional do algarismo que sofre modificação em cada número?
- Qual o número subsequente ao 32 900?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 7)
Orientações: A partir das elucidações e reflexões propostas nas etapas anteriores as crianças podem, com segurança, responder à situação- problema. Elas devem verificar que o número seguinte ao 32 900 é o 33 000, que foi a numeração indicada na segunda questão da atividade. Solicite que as crianças desenhem a sequência das casas para que não se percam em meio à ordenação delas. Peça que elas socializem seus desenhos e de como chegaram ao resultado. Caso alguma criança tenha utilizado outra estratégia, diferente do desenho, solicite que ela a socialize apresentando o passo a passo desenvolvido por ela. Peça que as crianças respondam à segunda pergunta indicando se a casa com a numeração 33 000 é a sétima, oitava ou nona da sequência. Para finalizar, proponha que as crianças continuem a sequência com a numeração das próximas duas casas. Pergunte como eles chegaram àquela conclusão, a partir da sua compreensão da atividade.
Propósito: Discutir a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual o número seguinte ao 32 900? Como você chegou a essa conclusão?
- Continue a sequência. Qual seria os próximos dois números seguintes ao 33 000. Explique como você chegou a esses números?
- Registre a sequência utilizando os sinais menor que (<).
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Retome com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
Propósito: Resumir a aprendizagem, revisando as estratégias utilizadas para a compreensão do assunto trabalhado.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: As crianças devem observar os números apresentados e refletir sobre sua ordenação, a partir da comparação das ordens. Discutir sobre como é possível verificar qual número é maior ou menor e de qual ordem devemos iniciar essa comparação. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos no que diz respeito à comparação de números naturais com até cinco ordens.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para descobrir o maior número? Qual ordem definiu isso?
- Por que o número 59 999 é menor que o número 60 000. Qual ordem definiu isso?
- Se fosse solicitado para registrar todos os números na ordem crescente, como você realizaria esse registro? Que sinal utilizaria?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar