Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “
Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão saber determinar o intervalo e quantidades de pontos para uma reta numerada.
Retomada (slide 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Se os alunos não tiverem a atividade impressa, é importante que a tabela apresentada no slide 3 seja colocada em um cartaz ou no quadro, assim como as retas e apresentadas aos alunos simultaneamente, para que possam resolver o problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente, na resolução. Depois, discuta e faça resoluções coletivamente. Registre as hipóteses da escolha da reta.
Propósito: Relembrar o uso da reta numerada e o posicionamento dos números.
Discuta com a turma:
- As duas retas representam os dados da tabela?
- Qual das duas representa adequadamente? Explique sua escolha.
Materiais complementares para impressão:
Atividade de retomada
Resolução da atividade retomada
Retomada (slide 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Se os alunos não tiverem a atividade impressa, é importante que a tabela apresentada no slide 3 seja colocada em um cartaz ou no quadro, assim como as retas e apresentadas aos alunos simultaneamente, para que possam resolver o problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente, na resolução. Depois, discuta e faça resoluções coletivamente. Registre as hipóteses da escolha da reta.
Propósito: Relembrar o uso da reta numerada e o posicionamento dos números.
Discuta com a turma:
- As duas retas representam os dados da tabela?
- Qual das duas representa adequadamente? Explique sua escolha.
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientação: Peça que os alunos se dividam em duplas e apresente a situação. Proponha que, discutam e façam os pontos e intervalos. Dê um tempo para que o façam. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema e faça intervenções para que avancem em suas propostas. Após esse momento, peça que juntem 3 duplas e que cada dupla apresente às outras duas a solução pensada para a reta, explicando suas estratégias. Os alunos devem comparar as retas que fizeram.
Posteriormente devem fazer a discussão coletiva, apresentando as diferentes resoluções para a classe.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre a reta numerada e os intervalos possíveis para representá-la.
Discuta com a turma:
- A reta apresentada traz quais informações?
- O que é preciso fazer?
- Como podemos determinar o intervalo dos pontos?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Discussão das soluções (slides 6 a 8)
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Nesse momento, os grupos apresentarão suas comparações ao restante da classe. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem. Os slides de discussão devem ser apresentados após esse momento.
No slide 6 os alunos verão uma representação, com intervalos de 5 000, e no slide 7 é apresentado a resolução com um intervalo numérico de 10 000. No slide 8 há um registro explicativo sobre a importância de observar os valores dos dados já apresentados na reta.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações e intervalos da reta numérica.
Discuta com a turma:
- As representações das retas eram iguais?
- Quais eram as diferenças?
- Houve alguma representação errada? Explique.
Discussão das soluções (slides 6 a 8)
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Peça que as duplas compartilhem como fizeram e os intervalos que estabeleceram para a reta numerada. Esse é um momento importante, pois os alunos irão explicar suas ideias e comparar suas soluções com outras, além das demais duplas que já expuseram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções e observe se os dados do texto foram colocados nas posições adequadas.
No slide 6 os alunos verão uma representação, com intervalos de 5 000, e no slide 7 é apresentado a resolução com um intervalo numérico de 10 000. No slide 8 há um registro explicativo sobre a importância de observar os valores dos dados já apresentados na reta.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações e intervalos da reta numérica.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
- O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
- Qual o maior intervalo feito na classe? E o menor?
Discussão das soluções (slides 6 a 8)
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Peça que as duplas compartilhem como fizeram e os intervalos que estabeleceram para a reta numerada. Esse é um momento importante, pois os alunos irão explicar suas ideias e comparar suas soluções com outras, além das demais duplas que já expuseram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções e observe se os dados do texto foram colocados nas posições adequadas.
No slide 6 os alunos verão uma representação, com intervalos de 5 000, e no slide 7 é apresentado a resolução com um intervalo numérico de 10 000. No slide 8 há um registro explicativo sobre a importância de observar os valores dos dados já apresentados na reta.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações e intervalos da reta numérica.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
- O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
- Qual o maior intervalo feito na classe? E o menor?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.
Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos quanto ao uso da reta numerada no que se refere a representação de dados de uma situação.
Discuta com a turma:
- Podemos iniciar a reta em que número?
- Qual será o maior ponto representado nessa reta?
Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Raio X
Resolucão da Raio X
Atividades complementares
Resolução das atividades complementares