Plano de Aula

Plano de aula: Os tropeiros e a circulação de pessoas, mercadorias e ideias

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações ocorridas com o deslocamento de pessoas e mercadorias

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Projetor

caixa de som

Impressão das imagens e textos

Quadro

Lápis de cor e impressão de mapa.

Material complementar:

HIS4_06UND04 Contexto (música)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/638GEyp4qByuG32uYSM4JzBpjUu3qPKmhBkSXXwRuz2v8M83tAXxxXx7txGR/his4-06und04-contexto-musica.pdf

HIS4_06UND04 Problematização (imagens)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/svuFNrYDCSfEqFSerhYuFDrejhYGxuxQdDXqrT2DxB63Y7hR28SCB8QU8baJ/his4-06und04-problematizacao-imagens.pdf

HIS4_06UND04 Problematização (textos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Yw66DhP6XB5HyjRtDFYBsWwaf5abFmt75VTDy37xXNyrPYpDCD9aEvz4dMCx/his4-06und04-problematizacao-textos.pdf

HIS4_06UND04 Sistematização (mapas)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jYFythNgbY2Vx2D7AfaC6KM2YQWj96TwX4sX3cjfZ6p3bDQqC99xZ82ru2Yd/his4-06und04-sistematizacao-mapas.pdf

Para você saber mais:

A proposta central desse plano é trabalhar com a ideia de que as pessoas, os produtos e as mercadorias circulam em diferentes espaços, promovendo consequentemente trocas culturais. O objetivo é comparar como essa circulação se caracteriza em diferentes tempos históricos. Na problematização será abordado o período colonial no Brasil, mais especificamente de como a atividade dos tropeiros vindos do Sul para a região das Minas Gerais proporcionou a criação de vilas e núcleos urbanos.

No contexto, começaremos falando das múltiplas trocas culturais que acontecem hoje, partindo da música Salada Russa, da Adriana Calcanhoto. É importante que o aluno perceba que nem tudo o que ele consome e usa foi feito na região onde mora, e da dependência de outras cidades e países na aquisição de determinados bens, alimentos, transportes, etc. O plano abre possibilidades para se debater desde a relação do campo com a cidade até os princípios da globalização.

Na problematização pretende-se aprofundar um pouco mais sobre como os tropeiros levavam para as Minas produtos inexistentes por lá, e de como esse comércio acabou gerando uma certa urbanização e diversidade, diferente da comumente vista em regiões coloniais, cuja atividade econômica era mais voltada para a agricultura.

A música Salada Russa de Adriana Calcanhoto e Paula Toller faz uma brincadeira com o fato dos alimentos com nomes de países não serem exatamente daqueles países, evidenciando a circulação de ideias e mercadorias pelo mundo e entre o Brasil. Assista pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=kJhJ1nTFw9Q acesso em 17/04/2019.

Para saber mais sobre a atividade dos tropeiros no período colonial. http://www.tropeirosdasgerais.com.br/historia.htm acesso em 17/04/2019.

Texto sobre a história dos tropeiros https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/o-ultimo-dos-tropeiros-efuegy2r4ubr2kge7ivlp8wge/ acesso em 17/04/2019.

Em Itabira existe o Museu do Tropeiro, ótima indicação para quem mora na região. http://turismo.itabira.mg.gov.br/museu-do-tropeiro/acesso em 17/04/2019.

Nesse texto do Memorial do Trabalho e do Trabalhador você poderá saber um pouco mais sobre a importância dos tropeiros na construção de estradas, tão importantes para a circulação dos tropeiros e consequentemente do transporte de mercadorias e divulgação de ideias. http://mttvirtual.org/conteudos/visualizar/Caminho-do-Tropeiro acesso em 17/04/2019.

Apresentação sobre a história dos tropeiros http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=496 acesso em 23/05/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Nesse primeiro momento é importante que os alunos identifiquem o assunto geral da aula. Para isso esclareça dúvidas sobre termos que não conheçam e faça perguntas que os instigue para a aula.

Sugestões de perguntas para esse momento:

  • Vocês sabem o que significa tropeiro? Qual outra palavra se parece com essa? (é provável que eles lembrem de tropas, e talvez de soldados ou do exército ou talvez de feijão tropeiro dependendo da região que estiverem)
  • Que tipo de atividade ou trabalho vocês imaginam que um tropeiro faz?
  • Alguém sabe o que foi o período colonial no Brasil?
  • O que significa circular pessoas, produtos, culturas e ideias? Como será que elas circulavam?
  • E hoje em dia as pessoas circulam? Como? de onde pra onde?
  • E os produtos? Quem aqui já comprou ou experimentou algo que foi feito em outra região ou outro país?

Enfim, a ideia inicial é que a partir do objetivo eles comecem a pensar que há muito tempo existe movimentação de pessoas, de mercadorias, de alimentos e também de ideias, de hábitos e de costumes. Ou seja, é importante que eles percebam que o que consomem, o que pensam e o que fazem possuem uma explicação histórica, cultural e influências de outros povos.

Essas perguntas não precisam ser todas respondidas e esclarecidas nesse momento, é justamente para deixá-los curiosos.

Para você saber mais:

Significado da palavra tropeiro: condutor de tropas; condutor de bestas de carga ou de gado.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA