Plano de Aula

Plano de aula: Os tropeiros e a circulação de pessoas, mercadorias e ideias

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações ocorridas com o deslocamento de pessoas e mercadorias

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Projetor

caixa de som

Impressão das imagens e textos

Quadro

Lápis de cor e impressão de mapa.

Material complementar:

HIS4_06UND04 Contexto (música)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/638GEyp4qByuG32uYSM4JzBpjUu3qPKmhBkSXXwRuz2v8M83tAXxxXx7txGR/his4-06und04-contexto-musica.pdf

HIS4_06UND04 Problematização (imagens)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/svuFNrYDCSfEqFSerhYuFDrejhYGxuxQdDXqrT2DxB63Y7hR28SCB8QU8baJ/his4-06und04-problematizacao-imagens.pdf

HIS4_06UND04 Problematização (textos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Yw66DhP6XB5HyjRtDFYBsWwaf5abFmt75VTDy37xXNyrPYpDCD9aEvz4dMCx/his4-06und04-problematizacao-textos.pdf

HIS4_06UND04 Sistematização (mapas)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jYFythNgbY2Vx2D7AfaC6KM2YQWj96TwX4sX3cjfZ6p3bDQqC99xZ82ru2Yd/his4-06und04-sistematizacao-mapas.pdf

Para você saber mais:

A proposta central desse plano é trabalhar com a ideia de que as pessoas, os produtos e as mercadorias circulam em diferentes espaços, promovendo consequentemente trocas culturais. O objetivo é comparar como essa circulação se caracteriza em diferentes tempos históricos. Na problematização será abordado o período colonial no Brasil, mais especificamente de como a atividade dos tropeiros vindos do Sul para a região das Minas Gerais proporcionou a criação de vilas e núcleos urbanos.

No contexto, começaremos falando das múltiplas trocas culturais que acontecem hoje, partindo da música Salada Russa, da Adriana Calcanhoto. É importante que o aluno perceba que nem tudo o que ele consome e usa foi feito na região onde mora, e da dependência de outras cidades e países na aquisição de determinados bens, alimentos, transportes, etc. O plano abre possibilidades para se debater desde a relação do campo com a cidade até os princípios da globalização.

Na problematização pretende-se aprofundar um pouco mais sobre como os tropeiros levavam para as Minas produtos inexistentes por lá, e de como esse comércio acabou gerando uma certa urbanização e diversidade, diferente da comumente vista em regiões coloniais, cuja atividade econômica era mais voltada para a agricultura.

A música Salada Russa de Adriana Calcanhoto e Paula Toller faz uma brincadeira com o fato dos alimentos com nomes de países não serem exatamente daqueles países, evidenciando a circulação de ideias e mercadorias pelo mundo e entre o Brasil. Assista pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=kJhJ1nTFw9Q acesso em 17/04/2019.

Para saber mais sobre a atividade dos tropeiros no período colonial. http://www.tropeirosdasgerais.com.br/historia.htm acesso em 17/04/2019.

Texto sobre a história dos tropeiros https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/o-ultimo-dos-tropeiros-efuegy2r4ubr2kge7ivlp8wge/ acesso em 17/04/2019.

Em Itabira existe o Museu do Tropeiro, ótima indicação para quem mora na região. http://turismo.itabira.mg.gov.br/museu-do-tropeiro/acesso em 17/04/2019.

Nesse texto do Memorial do Trabalho e do Trabalhador você poderá saber um pouco mais sobre a importância dos tropeiros na construção de estradas, tão importantes para a circulação dos tropeiros e consequentemente do transporte de mercadorias e divulgação de ideias. http://mttvirtual.org/conteudos/visualizar/Caminho-do-Tropeiro acesso em 17/04/2019.

Apresentação sobre a história dos tropeiros http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=496 acesso em 23/05/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Nesse primeiro momento é importante que os alunos identifiquem o assunto geral da aula. Para isso esclareça dúvidas sobre termos que não conheçam e faça perguntas que os instigue para a aula.

Sugestões de perguntas para esse momento:

  • Vocês sabem o que significa tropeiro? Qual outra palavra se parece com essa? (é provável que eles lembrem de tropas, e talvez de soldados ou do exército ou talvez de feijão tropeiro dependendo da região que estiverem)
  • Que tipo de atividade ou trabalho vocês imaginam que um tropeiro faz?
  • Alguém sabe o que foi o período colonial no Brasil?
  • O que significa circular pessoas, produtos, culturas e ideias? Como será que elas circulavam?
  • E hoje em dia as pessoas circulam? Como? de onde pra onde?
  • E os produtos? Quem aqui já comprou ou experimentou algo que foi feito em outra região ou outro país?

Enfim, a ideia inicial é que a partir do objetivo eles comecem a pensar que há muito tempo existe movimentação de pessoas, de mercadorias, de alimentos e também de ideias, de hábitos e de costumes. Ou seja, é importante que eles percebam que o que consomem, o que pensam e o que fazem possuem uma explicação histórica, cultural e influências de outros povos.

Essas perguntas não precisam ser todas respondidas e esclarecidas nesse momento, é justamente para deixá-los curiosos.

Para você saber mais:

Significado da palavra tropeiro: condutor de tropas; condutor de bestas de carga ou de gado.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS