Contexto (música)
Plano de Aula
Plano de aula: Os tropeiros e a circulação de pessoas, mercadorias e ideias
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações ocorridas com o deslocamento de pessoas e mercadorias
Por: Sara Villas
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Projetor
caixa de som
Impressão das imagens e textos
Quadro
Lápis de cor e impressão de mapa.
Material complementar:
HIS4_06UND04 Contexto (música)
HIS4_06UND04 Problematização (imagens)
HIS4_06UND04 Problematização (textos)
HIS4_06UND04 Sistematização (mapas)
Para você saber mais:
A proposta central desse plano é trabalhar com a ideia de que as pessoas, os produtos e as mercadorias circulam em diferentes espaços, promovendo consequentemente trocas culturais. O objetivo é comparar como essa circulação se caracteriza em diferentes tempos históricos. Na problematização será abordado o período colonial no Brasil, mais especificamente de como a atividade dos tropeiros vindos do Sul para a região das Minas Gerais proporcionou a criação de vilas e núcleos urbanos.
No contexto, começaremos falando das múltiplas trocas culturais que acontecem hoje, partindo da música Salada Russa, da Adriana Calcanhoto. É importante que o aluno perceba que nem tudo o que ele consome e usa foi feito na região onde mora, e da dependência de outras cidades e países na aquisição de determinados bens, alimentos, transportes, etc. O plano abre possibilidades para se debater desde a relação do campo com a cidade até os princípios da globalização.
Na problematização pretende-se aprofundar um pouco mais sobre como os tropeiros levavam para as Minas produtos inexistentes por lá, e de como esse comércio acabou gerando uma certa urbanização e diversidade, diferente da comumente vista em regiões coloniais, cuja atividade econômica era mais voltada para a agricultura.
A música Salada Russa de Adriana Calcanhoto e Paula Toller faz uma brincadeira com o fato dos alimentos com nomes de países não serem exatamente daqueles países, evidenciando a circulação de ideias e mercadorias pelo mundo e entre o Brasil. Assista pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=kJhJ1nTFw9Q acesso em 17/04/2019.
Para saber mais sobre a atividade dos tropeiros no período colonial. http://www.tropeirosdasgerais.com.br/historia.htm acesso em 17/04/2019.
Texto sobre a história dos tropeiros https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/o-ultimo-dos-tropeiros-efuegy2r4ubr2kge7ivlp8wge/ acesso em 17/04/2019.
Em Itabira existe o Museu do Tropeiro, ótima indicação para quem mora na região. http://turismo.itabira.mg.gov.br/museu-do-tropeiro/acesso em 17/04/2019.
Nesse texto do Memorial do Trabalho e do Trabalhador você poderá saber um pouco mais sobre a importância dos tropeiros na construção de estradas, tão importantes para a circulação dos tropeiros e consequentemente do transporte de mercadorias e divulgação de ideias. http://mttvirtual.org/conteudos/visualizar/Caminho-do-Tropeiro acesso em 17/04/2019.
Apresentação sobre a história dos tropeiros http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=496 acesso em 23/05/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Nesse primeiro momento é importante que os alunos identifiquem o assunto geral da aula. Para isso esclareça dúvidas sobre termos que não conheçam e faça perguntas que os instigue para a aula.
Sugestões de perguntas para esse momento:
- Vocês sabem o que significa tropeiro? Qual outra palavra se parece com essa? (é provável que eles lembrem de tropas, e talvez de soldados ou do exército ou talvez de feijão tropeiro dependendo da região que estiverem)
- Que tipo de atividade ou trabalho vocês imaginam que um tropeiro faz?
- Alguém sabe o que foi o período colonial no Brasil?
- O que significa circular pessoas, produtos, culturas e ideias? Como será que elas circulavam?
- E hoje em dia as pessoas circulam? Como? de onde pra onde?
- E os produtos? Quem aqui já comprou ou experimentou algo que foi feito em outra região ou outro país?
Enfim, a ideia inicial é que a partir do objetivo eles comecem a pensar que há muito tempo existe movimentação de pessoas, de mercadorias, de alimentos e também de ideias, de hábitos e de costumes. Ou seja, é importante que eles percebam que o que consomem, o que pensam e o que fazem possuem uma explicação histórica, cultural e influências de outros povos.
Essas perguntas não precisam ser todas respondidas e esclarecidas nesse momento, é justamente para deixá-los curiosos.
Para você saber mais:
Significado da palavra tropeiro: condutor de tropas; condutor de bestas de carga ou de gado.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS