Plano de Aula

Plano de aula: Imigração italiana no Brasil

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Influência cultural relacionada à migração.

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE02 - Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

ROCCO, Antonio. 1910. “Os emigrantes”. Pinacoteca do Estado de São Paulo. In: IBGE. Brasil 500 anos. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos/razoes-da-emigracao-italiana Acesso em 10/03/2019.

Mapa do Brasil político. IBGE. Fonte: Banco de Imagens Nova Escola.

Mapa Mundo. Continentes. IBGE. Disponível em: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html Acesso em 08/03/2019.

Mapa Mundo. Atlas Escolar. IBGE. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf Acesso em 08/03/2019.

Mapa Brasil. IBGE. Disponível em: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_mudos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/brasil.pdf Acesso em 08/03/2019.

Cartolina e pincéis atômicos ou canetinhas hidrocor.

IBGE. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos.html Acesso em 10/03/2019.

Link para vídeo: Globo Repórter: A imigração italiana. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EisqPz1vmBs Acesso em 10/03/2019.

Materiais complementares:

Atividade para impressão - Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/er9eDrqVwZChmSrhPy8fqHuTJEhHhabUukDPdWSag332TZ4C4umXHPXTGE2a/atividade-acao-propositiva-imigracao-italiana-no-brasil.pdf

Para você saber mais:

POLATO, Amanda. Os fluxos migratórios no Brasil. Nova Escola. 2009. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil Acesso em 08/03/2019.

MELLO, Vânia Lúcia Lima Vieira de. Portal do Professor. MEC. 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15719 Acesso em 10/03/2019.

POUBEL, Mayra. Imigração italiana no Brasil. Infoescola. Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/imigracao-italiana-no-brasil/ Acesso em 10/03/2019.

TURINI, Leide Divina Alvarenga, et. al. Imigrantes italianos no Brasil - século XIX e XX. 2014. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56367 Acesso em 10/03/2019.

Como curiosidade, você pode assistir o vídeo: Português é legal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ig5IWCOBX8A Acesso em 04/03/2019. Que traz de modo simples a diferenciação dos conceitos de migração, imigração e emigração (presentes durante o plano de aula).

Com o intuito de aprofundar sua pesquisa sobre essa temática, segue o link do site: Imigração Italiana. Disponível em: http://www.imigrantesitalianos.com.br/ Acesso em 31/03/2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais).

Assim, apresentando alguns conceitos como:

- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.

- Imigração: É o termo utilizado para a entrada de pessoas de outros países.

- Emigração: Significa o movimento de saída de uma pessoa de um país para morar em outro.

- Fluxo migratório: é uma referência ao movimento de entrada e saída de pessoas.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Imigração italiana no Brasil”. Pergunte aos estudantes se já ouviram algo sobre a imigração italiana e em que contextos elas foram utilizadas. Pergunte se eles conhecem pessoas que emigraram em nosso país (Itália) e hoje vivem no Brasil sendo imigrantes. Pergunte também se algum estudante da turma conhece ou é descendente de imigrante italiano.

Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível, posteriormente, propiciar as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS