Plano de Aula

Plano de aula: Imigração italiana no Brasil

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Influência cultural relacionada à migração.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE02 - Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

ROCCO, Antonio. 1910. “Os emigrantes”. Pinacoteca do Estado de São Paulo. In: IBGE. Brasil 500 anos. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos/razoes-da-emigracao-italiana Acesso em 10/03/2019.

Mapa do Brasil político. IBGE. Fonte: Banco de Imagens Nova Escola.

Mapa Mundo. Continentes. IBGE. Disponível em: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html Acesso em 08/03/2019.

Mapa Mundo. Atlas Escolar. IBGE. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf Acesso em 08/03/2019.

Mapa Brasil. IBGE. Disponível em: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_mudos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/brasil.pdf Acesso em 08/03/2019.

Cartolina e pincéis atômicos ou canetinhas hidrocor.

IBGE. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos.html Acesso em 10/03/2019.

Link para vídeo: Globo Repórter: A imigração italiana. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EisqPz1vmBs Acesso em 10/03/2019.

Materiais complementares:

Atividade para impressão - Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/er9eDrqVwZChmSrhPy8fqHuTJEhHhabUukDPdWSag332TZ4C4umXHPXTGE2a/atividade-acao-propositiva-imigracao-italiana-no-brasil.pdf

Para você saber mais:

POLATO, Amanda. Os fluxos migratórios no Brasil. Nova Escola. 2009. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil Acesso em 08/03/2019.

MELLO, Vânia Lúcia Lima Vieira de. Portal do Professor. MEC. 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15719 Acesso em 10/03/2019.

POUBEL, Mayra. Imigração italiana no Brasil. Infoescola. Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/imigracao-italiana-no-brasil/ Acesso em 10/03/2019.

TURINI, Leide Divina Alvarenga, et. al. Imigrantes italianos no Brasil - século XIX e XX. 2014. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56367 Acesso em 10/03/2019.

Como curiosidade, você pode assistir o vídeo: Português é legal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ig5IWCOBX8A Acesso em 04/03/2019. Que traz de modo simples a diferenciação dos conceitos de migração, imigração e emigração (presentes durante o plano de aula).

Com o intuito de aprofundar sua pesquisa sobre essa temática, segue o link do site: Imigração Italiana. Disponível em: http://www.imigrantesitalianos.com.br/ Acesso em 31/03/2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais).

Assim, apresentando alguns conceitos como:

- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.

- Imigração: É o termo utilizado para a entrada de pessoas de outros países.

- Emigração: Significa o movimento de saída de uma pessoa de um país para morar em outro.

- Fluxo migratório: é uma referência ao movimento de entrada e saída de pessoas.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Imigração italiana no Brasil”. Pergunte aos estudantes se já ouviram algo sobre a imigração italiana e em que contextos elas foram utilizadas. Pergunte se eles conhecem pessoas que emigraram em nosso país (Itália) e hoje vivem no Brasil sendo imigrantes. Pergunte também se algum estudante da turma conhece ou é descendente de imigrante italiano.

Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível, posteriormente, propiciar as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA