Plano de Aula

Plano de aula: Imigração japonesa no Brasil

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Influência cultural relacionada à migração.

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE02 - Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Quadro e projetor multimídia (datashow);

Papel sulfite e tesouras.

Material complementar:

Atividade de Sistematização - Jogo da Memória. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EWd9DxDrKmxbxFvb9p6BUrEd2UFvMsFycGamvRz3EbBnNFBjj9Btp5Ps9pFD/ge04-02und10-sistematizacao-jogo-da-memoria.pdf

Vídeo: Imigração Japonesa no Brasil completa 110 anos. TV Brasil, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dHN03i_tQOY Acesso em 12/03/2019;

Para você saber mais:

IBGE. Brasil 500 anos de povoamento. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6687.pdf Acesso em 12/03/2019. p. 197-213.

KOBAYASHI, Maria do Carmo Monteiro, et. al. 100 Anos de imigração japonesa no Brasil, quem são esses brasileiros? Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/cbe/i_cbe/pdf/poster_institucional/016.pdf Acesso em 12/03/2019.

MITIE, Camila. Brasil Escola. 2008. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/japao/100-anos-japao-no-brasil-que-aprendemos-com-os-japoneses.htm Acesso em 2019.

POUBEL. Mayra. Infoescola. Imigração japonesa no Brasil. Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/imigracao-japonesa-no-brasil/ Acesso em 12/03/2019.

FREITAS, Eduardo de. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/japao/elementos-japoneses-que-integram-cultura-brasil.htm

Acesso em 12/03/2019.

ReVisão. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UWA6vNAcOa4 Acesso em 12/03/2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais). Assim, apresentando alguns conceitos como:

- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.

- Migração: É a mudança entre regiões. Por exemplo, uma pessoa se muda da região Nordeste (Estado da Bahia) para a Região Sudeste (Estado de São Paulo). Houve um processo migratório. Observação: Migração também é um termo utilizado com animais. Por exemplos: aves, baleias, etc.

- Imigração: É o termo utilizado para a entrada de pessoas de outros países.

- Emigração: Significa o movimento de saída de uma pessoa de um país para morar em outro.

- Ásia: Continente onde se localiza o Japão (país).

- América: Continente onde se localiza o Brasil (país).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Imigração japonesa no Brasil”. Pergunte aos estudantes se já ouviram algo sobre a imigração japonesa e em que contextos elas foram utilizadas. Comente que em 2018 foi comemorado 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

Como adequar à sua realidade:

Verifique se algum dos seus estudantes possui descendência japonesa. Em caso afirmativo, aproveite extrair depoimentos do mesmo sobre a cultura japonesa em nosso país. Explore os costumes, hábitos, crenças, tradições, idiomas, entre outros aspectos.

Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível, posteriormente, propiciar as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS