GEO4_04UND03 - Ação propositiva - Notícia
Plano de Aula
Plano de aula: Agroindústria e a integração entre o campo e a cidade
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04 - Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor ou esquema da agroindústria impresso um por aluno; folhas de papel cortada ao meio, uma por dupla; cópias da atividade “Noticiando a Agroindústria” onde será elaborada a manchete e parte da notícia, uma por dupla.
Material complementar:
Esquema da agroindústria. Caso você queira ampliar o esquema é possível trazer imagens para ilustrar os processos e atividades da agroindústria.
Atividade “Noticiando a Agroindústria” - Ação Propositiva - Elaboração de Manchete
Para você saber mais:
Texto “Conhecendo a estrutura do gênero textual notícia” - O texto é uma coletânea de obras que apresentam a definição do que é o gênero notícia e a sua estrutura.
Trecho com a definição do termo agroindústria.
Contextos prévios: Para o bom desenvolvimento da aula é necessário que os alunos já consigam identificar as principais atividades econômicas realizadas no campo e na cidade, para então compreender a agroindústria e a interdependência entre os espaços que ela revela.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, aproveite o momento para comentar com os os alunos, que eles compreenderão o que é a agroindústria e como ela proporciona a associação de atividades agrícolas relacionadas ao campo (espaço rural) com atividades industriais tipicamente relacionadas a cidade (espaço urbano).
Contextos prévios: Para o bom desenvolvimento da aula é necessário que os alunos já consigam identificar as atividades econômicas preferencialmente realizadas no campo (agricultura, pecuária, extrativismo) e na cidade (indústria, comércio e serviços), para então compreender a agroindústria e a interdependência entre os espaços que ela revela.