Plano de Aula

Plano de aula: Os processos de produção no campo e na cidade

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04- Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula será desenvolvido com a turma o seguinte objetivo de aprendizagem: Reconhecer a relação campo e cidade a partir da identificação da cadeia produtiva dos produtos que consumimos. Para que os alunos consigam atingir o objetivo de aprendizagem proposto será necessário trabalhar as ideias de produção, transformação, comercialização e consumo, ou seja, a cadeia produtiva de alguns produtos que consumimos.

Materiais necessários: Os alunos deverão ser avisados com antecedência para levar embalagens de alimentos que consomem no dia a dia. Providenciar equipamento de projeção de som e imagem.

Material complementar:

Contextualização - Cadeia Produtiva do Leite

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKmveZrRwQjKcPxjfHB8GkUCSYNzuZGzZ84gVBCfDcHpdqKYDkpnVGVFnMzY/geo4-04und01-contextualizacao-infografico-cadeia-produutiva-do-leite.png

Ação propositiva - “Cadeia Produtiva” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQ9M2YjR4GwtumWDtCHB69WWYw3uEbCu3N56QHacJmTjQZtYjYqh6EJNmkFm/geo4-04und01-acao-propositiva-cadeia-produtiva.pdf

Sistematização - Cadeia produtiva do pão e da banana https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9kQVMVVterzWTeFaTAMchB3UGfTras7cEEFj9bDSfsFCFYnZUpw4SD3dUQU/geo4-04und01-sistematizacao-cadeias-produtivas.pdf

Sistematização - Fichas descrevendo as etapas de cada um dos produtos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AgtgeM4PWrXZnPFZg43XDA4KPZmjpVgBy3b849GfJyy8K4ew6ct2TCeYzhuY/geo4-04und01-sistematizacao-fichas.pdf

Para você saber mais:

No Atlas da Questão Agrária Brasileira é possível identificar o principais produtos agropecuários produzidos no Brasil, eles estão representados em mapas e tabelas. O documento encontra-se disponível no link

http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/agropecuaria.htm#lavouras_temporarias

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para turma, ele poderá ser projetado, escrito no quadro ou em cartaz. A ideia é destacar com a turma que na aula será trabalhado sobre os produtos alimentícios que consumimos e qual a sua procedência e etapas de produção, sempre considerando a interdependência entre campo e cidade.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados