GEO05_04UND03 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: As escolas no campo e na cidade
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Identificação de elementos demonstrativos da vida urbana, da urbanização e da expansão urbana local.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana, de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
O plano de aula GEO5_09UND02 “Deslocamento entre cidades”, pode ser usado para complementar a ideia presente neste plano.
Materiais necessários: Multimídia, lápis de cor, atividades do plano
Material complementar:
GEO05_04UND03 - Atividade da Ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C2RzPEtAmtpRJhJQ8KQzbD3y8huP2QKYm7hz7h9Fp77N8WdEUtvucTQU2egB/geo05-04und03-acao-propositiva-atividade.pdf
Link para os mapas:
GEO05_04UND03 - Mapas da sistematização disponível em:
Para você saber mais:
http://especiais.g1.globo.com/educacao/2015/censo-escolar-2014/brasil-urbano-x-brasil-rural.html acesso em 02 de abril de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aulas com os alunos. Pergunte: “Nós estamos em uma escola de campo ou de cidade?”. Espere por respostas.
Para você saber mais:
http://especiais.g1.globo.com/educacao/2015/censo-escolar-2014/brasil-urbano-x-brasil-rural.html acesso em 02 de abril de 2019
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS