Plano de Aula

Plano de aula: Paisagens do cotidiano: campo e cidade

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade.

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04 - Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nesta aula e que as propostas para o seu pleno desenvolvimento com os alunos podem ter continuidade em aulas subsequentes com outras abordagens.

Nesta aula será desenvolvido com a turma o seguinte objetivo de aprendizagem: Identificar na paisagem do campo e da cidade as diferentes formas de organização do espaço. Para que os alunos consigam atingir o objetivo de aprendizagem proposto será necessário trabalhar a ideia de paisagem do campo e da cidade. Cabe destacar que esses espaços são também tratados como rural e urbano. Para isso, você poderá utilizar as imagens sugeridas nos slides de 3 a 6, ou ainda buscar imagens em outras fontes e até mesmo do próprio município. As imagens selecionadas e apresentadas nos slides representam espaços tipicamente do campo e da cidade. Porém, no momento da análise das imagens é importante chamar a atenção da turma para as diferenças que existem entre as diferentes paisagens do campo e da cidade.

Materiais necessários: Data show para projeção de imagens ou folhas de papel com imagens impressas de paisagens do campo e da cidade, folhas brancas e cópias dos enigmas.

Material complementar:

Imagens de paisagens do campo e da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6YhvWEVjFBCBYcBmGW4k3bC8Fdy8dYDDZGxrh2WbvtE83k6TwZqZb5F2qQv/geo4-04und01-contextualizacao-imagens-do-campo-e-da-cidade.pdf

Cópias dos enigmas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SZNQEuwvmFz2pm3qNsbxHvgNBD4R3XVzzqYyZPnuzNAt3pxZmzGEgsTCndaN/geo4-04und01-sistematizacao-desvendando-enigmas.pdf

Para você saber mais: Abaixo são apresentadas algumas sugestões de leitura que poderão contribuir na discussão com a turma dos conceitos tratados na aula.

Trechos do artigo: Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuro. João Ferrão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mf69eMJbHKPxYzarJTN9febJj6AmdEPJD2J3a2mCpDtw2Y62fywZGrNV8e4K/geo4-04und01-trechos-do-artigo-relacoes-entre-o-mundo-rural-e-o-urbano.pdf

Livro do IBGE Classificação e Caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil - dê preferência a leitura das páginas de 12 - 14 onde os autores descrevem os conceito e a interdependência campo e cidade.

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100643.pdf.

Paisagens do campo e da cidade
Paisagens do campo e da cidade

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, para isso você poderá projetar esse slide, escrever no quadro, falar oralmente ou ainda, trazer o tema escrito em um cartaz. Aproveite o momento para chamar a atenção dos alunos para algumas características que diferenciam essas paisagens.

Como adequar à sua realidade: Caso você queira, é importante buscar imagens do próprio município, para aproximar os alunos da sua realidade.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados