Plano de Aula

Plano de aula: Paisagens do cotidiano: campo e cidade

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04 - Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nesta aula e que as propostas para o seu pleno desenvolvimento com os alunos podem ter continuidade em aulas subsequentes com outras abordagens.

Nesta aula será desenvolvido com a turma o seguinte objetivo de aprendizagem: Identificar na paisagem do campo e da cidade as diferentes formas de organização do espaço. Para que os alunos consigam atingir o objetivo de aprendizagem proposto será necessário trabalhar a ideia de paisagem do campo e da cidade. Cabe destacar que esses espaços são também tratados como rural e urbano. Para isso, você poderá utilizar as imagens sugeridas nos slides de 3 a 6, ou ainda buscar imagens em outras fontes e até mesmo do próprio município. As imagens selecionadas e apresentadas nos slides representam espaços tipicamente do campo e da cidade. Porém, no momento da análise das imagens é importante chamar a atenção da turma para as diferenças que existem entre as diferentes paisagens do campo e da cidade.

Materiais necessários: Data show para projeção de imagens ou folhas de papel com imagens impressas de paisagens do campo e da cidade, folhas brancas e cópias dos enigmas.

Material complementar:

Imagens de paisagens do campo e da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6YhvWEVjFBCBYcBmGW4k3bC8Fdy8dYDDZGxrh2WbvtE83k6TwZqZb5F2qQv/geo4-04und01-contextualizacao-imagens-do-campo-e-da-cidade.pdf

Cópias dos enigmas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SZNQEuwvmFz2pm3qNsbxHvgNBD4R3XVzzqYyZPnuzNAt3pxZmzGEgsTCndaN/geo4-04und01-sistematizacao-desvendando-enigmas.pdf

Para você saber mais: Abaixo são apresentadas algumas sugestões de leitura que poderão contribuir na discussão com a turma dos conceitos tratados na aula.

Trechos do artigo: Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuro. João Ferrão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mf69eMJbHKPxYzarJTN9febJj6AmdEPJD2J3a2mCpDtw2Y62fywZGrNV8e4K/geo4-04und01-trechos-do-artigo-relacoes-entre-o-mundo-rural-e-o-urbano.pdf

Livro do IBGE Classificação e Caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil - dê preferência a leitura das páginas de 12 - 14 onde os autores descrevem os conceito e a interdependência campo e cidade.

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100643.pdf.

Paisagens do campo e da cidade
Paisagens do campo e da cidade

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, para isso você poderá projetar esse slide, escrever no quadro, falar oralmente ou ainda, trazer o tema escrito em um cartaz. Aproveite o momento para chamar a atenção dos alunos para algumas características que diferenciam essas paisagens.

Como adequar à sua realidade: Caso você queira, é importante buscar imagens do próprio município, para aproximar os alunos da sua realidade.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados