GEO4_04UND01 - Contextualização - Imagens do campo e da cidade
Plano de Aula
Plano de aula: Paisagens do cotidiano: campo e cidade
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade.
Sobre este plano
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04 - Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nesta aula e que as propostas para o seu pleno desenvolvimento com os alunos podem ter continuidade em aulas subsequentes com outras abordagens.
Nesta aula será desenvolvido com a turma o seguinte objetivo de aprendizagem: Identificar na paisagem do campo e da cidade as diferentes formas de organização do espaço. Para que os alunos consigam atingir o objetivo de aprendizagem proposto será necessário trabalhar a ideia de paisagem do campo e da cidade. Cabe destacar que esses espaços são também tratados como rural e urbano. Para isso, você poderá utilizar as imagens sugeridas nos slides de 3 a 6, ou ainda buscar imagens em outras fontes e até mesmo do próprio município. As imagens selecionadas e apresentadas nos slides representam espaços tipicamente do campo e da cidade. Porém, no momento da análise das imagens é importante chamar a atenção da turma para as diferenças que existem entre as diferentes paisagens do campo e da cidade.
Materiais necessários: Data show para projeção de imagens ou folhas de papel com imagens impressas de paisagens do campo e da cidade, folhas brancas e cópias dos enigmas.
Material complementar:
Imagens de paisagens do campo e da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6YhvWEVjFBCBYcBmGW4k3bC8Fdy8dYDDZGxrh2WbvtE83k6TwZqZb5F2qQv/geo4-04und01-contextualizacao-imagens-do-campo-e-da-cidade.pdf
Cópias dos enigmas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SZNQEuwvmFz2pm3qNsbxHvgNBD4R3XVzzqYyZPnuzNAt3pxZmzGEgsTCndaN/geo4-04und01-sistematizacao-desvendando-enigmas.pdf
Para você saber mais: Abaixo são apresentadas algumas sugestões de leitura que poderão contribuir na discussão com a turma dos conceitos tratados na aula.
Trechos do artigo: Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuro. João Ferrão.
Livro do IBGE Classificação e Caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil - dê preferência a leitura das páginas de 12 - 14 onde os autores descrevem os conceito e a interdependência campo e cidade.
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100643.pdf.
Paisagens do campo e da cidade
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, para isso você poderá projetar esse slide, escrever no quadro, falar oralmente ou ainda, trazer o tema escrito em um cartaz. Aproveite o momento para chamar a atenção dos alunos para algumas características que diferenciam essas paisagens.
Como adequar à sua realidade: Caso você queira, é importante buscar imagens do próprio município, para aproximar os alunos da sua realidade.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Mostre para a turma a sequência de imagens que apresentam paisagens do campo e da cidade, chame a atenção da turma para os principais elementos da paisagem e os incentive a levantar hipóteses de como essa paisagem está organizada a partir da observação desses elementos. Caso você não tenha possibilidade de projetar as imagens busque em revistas, jornais outras imagens que representam o campo e a cidade, algumas das imagens podem ser do próprio município. Apresente-as aos alunos e incentive para que observem com atenção a organização da paisagem e os seus principais elementos.
A primeira imagem representa uma realidade característica de muitas paisagens do campo, apresente para a turma alguns questionamentos: O que vocês observam na imagem? O que está sendo produzido? A área parece grande? Quais elementos da paisagem dão pistas de como ela está organizada? Os questionamentos devem permitir a turma perceber sobre o tamanho da propriedade, sua organização, o que é cultivado e o destino do que é produzido.
Material complementar: Imagens de paisagens do campo e da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6YhvWEVjFBCBYcBmGW4k3bC8Fdy8dYDDZGxrh2WbvtE83k6TwZqZb5F2qQv/geo4-04und01-contextualizacao-imagens-do-campo-e-da-cidade.pdf
Como adequar à sua realidade: Você poderá buscar imagens sobre as paisagens do seu município, em sites oficiais, como por exemplo, o da prefeitura local, do governo estadual.
Para você saber mais:
Abaixo são apresentadas algumas sugestões de leitura que poderão contribuir na discussão com a turma dos conceitos tratados na aula.
Trechos do artigo: Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuro. João Ferrão.
Livro do IBGE Classificação e Caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil - dê preferência a leitura das páginas de 12 - 14 onde os autores descrevem os conceito e a interdependência campo e cidade.
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100643.pdf.
Contextualização
Orientações: Apresente a imagem para a turma, solicite a eles que respondam aos questionamentos: Quais elementos da paisagem se destacam? O que está sendo produzido? Quais as funções dessa paisagem? Destaque que a imagem representa uma grande propriedade rural (latifúndio) onde as atividades agrícolas são feitas com o auxílio de máquinas, onde predomina o cultivo de uma só espécie. Observe com a turma os elementos que a imagem apresenta, e compare-os com os apresentados na imagem anterior.
Material complementar: Imagens de paisagens do campo e da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6YhvWEVjFBCBYcBmGW4k3bC8Fdy8dYDDZGxrh2WbvtE83k6TwZqZb5F2qQv/geo4-04und01-contextualizacao-imagens-do-campo-e-da-cidade.pdf
Como adequar à sua realidade: Você poderá buscar imagens do comércio presente no próprio município, em sites oficiais, como por exemplo, o da prefeitura local, do governo do estadual.
Contextualização
Orientações: Apresente a vista geral da paisagem de uma cidade, no caso a cidade do Rio de Janeiro. Lance para a turma os questionamentos: Quais elementos chamam a atenção na paisagem? Quais atividades podem ser realizadas nesta cidade? Como estão organizados os elementos na paisagem? Chame a atenção da turma para observar os elementos da paisagem destacando a mescla entre elementos da natureza (praia e o mar) e os elementos construídos pelos seres humanos. Comente com a turma que na cidade são prestados serviços financeiros, comerciais, de turismo, entre outros.
Material complementar: Imagens de paisagens do campo e da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6YhvWEVjFBCBYcBmGW4k3bC8Fdy8dYDDZGxrh2WbvtE83k6TwZqZb5F2qQv/geo4-04und01-contextualizacao-imagens-do-campo-e-da-cidade.pdf
Como adequar à sua realidade: Você poderá buscar imagens sobre as paisagens do seu município, em sites oficiais, como por exemplo, o da prefeitura local, do governo do estadual.
Contextualização
Orientações: Apresente a última imagem, ela representa a vista geral de uma outra cidade, no caso Tóquio no Japão. Lance para a turma os questionamentos: Quais os elementos se destacam na paisagem? Quais as atividades são realizadas nesta cidade? Como os elementos da paisagem estão organizados? Chame a atenção da turma para a distribuição das edificações e a proximidade entre os prédios e casas.
Material complementar: Imagens de paisagens do campo e da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6YhvWEVjFBCBYcBmGW4k3bC8Fdy8dYDDZGxrh2WbvtE83k6TwZqZb5F2qQv/geo4-04und01-contextualizacao-imagens-do-campo-e-da-cidade.pdf
Como adequar à sua realidade: Você poderá buscar imagens sobre as paisagens do seu município, em sites oficiais, como por exemplo, o da prefeitura local, do governo do estadual.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Apresente para a turma o questionamento. Permita que os alunos caracterizem o seu município e que destaquem os elementos que predominam na porção do município onde eles residem. Nesse momento é importante que você chame a atenção da turma para a extensão do município e a variedade de espaços, logo a paisagem que nos cerca nem sempre representa tudo o que existe no município.
Para você saber mais:
No link a seguir https://noticias.uol.com.br/censo-2010/populacao-urbana-e-rural/ você poderá encontrar o percentual de população residente no espaço urbarno e rural de cada município brasileiro a partir de análise dos dados levandos no Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010. A partir dessa informação, é possível identificar como está organizado o município no que se refere a sua paisagem do campo e da cidade.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente para a turma o slide e organize os alunos em duplas. Distribua para cada aluno da dupla uma folha para que ele possa representar o lugar do município onde vive sempre observando os elementos que compõem a paisagem local, para evidenciá-los no desenho.
Para você saber mais:
Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuro. João Ferrão.
https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0250-71612000007800006.
Livro do IBGE Classificação e Caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil -
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100643.pdf.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Mantenha as duplas, entregue uma cópia dos enigmas para cada uma. Dê um tempo para que as duplas tentem resolvê-los. Antes de iniciarem sugira a eles que destaquem as palavras que permitiram a eles reconhecer que o enigma descreve uma paisagem do campo ou da cidade.
Materiais complementares:
Sistematização
Orientações: Orientações: Mantenha as duplas, entregue uma cópia dos enigmas para cada uma. Dê um tempo para que as duplas tentem resolvê-los. Antes de iniciarem sugira a eles que destaquem as palavras que permitiram a eles reconhecer que o enigma descreve uma paisagem do campo ou da cidade. Após a correção da atividade cada dupla deverá escolher o enigma que melhor descreve a paisagem do município, onde eles vivem, tomando como referência o desenho já produzido e sugerir adequações no texto do enigma caso seja necessário para melhor representar seu espaço de vivência.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Sugere-se a adaptação por sequência uma vez que os planos de aula apresentam diferentes possibilidades para a mesma análise, focada na percepção das transformações das paisagens do campo e da cidade.
Habilidades da base: reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
Novos objetos de aprendizagem: identificar situações de cooperação entre campo e cidade reconhecendo sua interdependência.
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Jamboard.
Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta adotada pela escola, o vídeo disponível aqui. Peça para registrarem do que se trata o conteúdo.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o seguinte slide:
Peça para:
1. observarem a imagem do slide e identificarem o que está sendo retratado;
2. levantarem hipóteses sobre o significado dos termos: “elos frágeis” e “cadeia de alimentos”;
3. anotarem as respostas a cada questionamento.
Espera-se que os alunos reconheçam que o “Projeto Campo Favela” surgiu neste momento peculiar que estamos vivendo, de combate à Covid-19, entre espaços, produções e pessoas do campo e da cidade.
Esses elos frágeis mencionados, tanto na imagem quanto no vídeo, referem-se aos moradores de favelas e comunidades da cidade, e pequenos produtores rurais ou agrícolas, ou seja, de agricultura familiar, do campo.
Problematização
Encaminhe aos alunos o seguinte slide:
Ainda de maneira assincrônica, quatro questionamentos são encadeados para reflexão da temática:
Questionamento 1:
“Por quais etapas os produtos que consumimos passam até chegar em nossa mesa”?
(Problematização da proposta original do plano GEO4_04UND02)
Peça que os alunos anotem as respostas ao questionamento.
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o seguintes materiais:
- Ficha com as cadeias produtivas do pão e da banana, disponível aqui;
- Esquema para montagem da cadeia produtiva, disponível aqui.
Peça aos alunos que, individualmente, organizem os espaços da cadeia produtiva do pão e da banana, como previsto no plano GEO4_04UND02.
Espera-se que eles percebam como o fluxo de uma cadeia produtiva ocorre de forma articulada entre os espaços do campo e da cidade, e como cada produto pode chegar, de forma mais rápida, sem grandes transformações, como as frutas e verduras, ou mais lenta, devido às várias etapas de transformação, como, por exemplo, o açúcar e a farinha de trigo.
Sistematização
Nesta etapa, peça aos alunos para escolherem um produto alimentício em suas casas, identificarem no rótulo o local de produção e traçarem o caminho, etapas e locais por onde esse produto passou até chegar às suas mesas.
Eles poderão fazer isso utilizando o Google Jamboard para inserir imagens e notas adesivas.
Veja o modelo abaixo:
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui. Peça para compartilharem o arquivo depois.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- Cadeia produtiva e de distribuição de alimentos é comprometida - disponível aqui;
- Cadeia produtiva do milho - disponível aqui.
Leiam juntos:
- Trechos do artigo Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuro, sugerido no plano original e disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mônica Couto
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar na paisagem do campo e da cidade diferentes formas de organização do espaço.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
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