GEO4_04UND04 - Contextualização - Notícias
Plano de Aula
Plano de aula: Atividades econômicas do campo e da cidade
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula será necessário trabalhar o conceito e as principais atividades econômicas desenvolvidas no campo e na cidade, destacando a ocorrência de algumas atividades em ambos os espaços. Para isso, utilize as notícias presentes no slide 3. Ao longo da aula os alunos deverão perceber as atividades econômicas predominantes no campo e na cidade, além de identificá-las em seu município.
Materiais necessários: Cópias das principais notícias sobre algumas atividades econômicas do Brasil - uma por dupla, do Quadro Atividades Econômicas do nosso município - um para cada aluno, e a Malha quadriculada para a confecção do gráfico - um para cada aluno.
Material complementar:
Notícias sobre o Brasil:
Quadro Atividades Econômicas do nosso município:
Malha quadriculada para confecção de gráfico:
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia para a turma o tema da aula, ele poderá ser projeto, escrito no quadro ou em um cartaz, ou ainda falado. Destaque brevemente que serão trabalhadas as principais atividades econômicas realizadas no campo e na cidade. Em seguida, indique que no campo predominam atividades relacionadas ao cultivo da terra, a criação de animais e ao extrativismo e na cidade predominam as atividades de prestação de serviços, comércio e transformação dos produtos trazidos do campo.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS