Plano de Aula

Plano de aula: A agroindústria

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Produtividade, rentabilidade e segurança alimentar

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE13 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade diz respeito à análise da importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade EF09GE12, por exemplo, pode ser relacionada a esta aula e, então, ser explorada para relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil. Assim como a habilidade EF09GE11 que busca relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.

Materiais necessários: cartolina, recortes de jornais, revistas, panfletos, ou quaisquer materiais não digitais, lápis e/ou caneta, imagem representando o campo e a cidade, disponível no slide e no material complementar.

Para você saber mais:

Para maiores informações e para complementar o estudo você pode acessar o texto no site da embrapa: “Ciência que transforma” . O texto define agroindústria e demonstra resultados e impactos positivos da pesquisa agropecuária na economia, no meio ambiente e na mesa do brasileiro; disponível em: https://www.embrapa.br/grandes-contribuicoes-para-a-agricultura-brasileira/agroindustria. Acesso em 04/12/2017.

O relatório do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada): “O Perfil da Agroindústria Rural no Brasil: uma análise com base nos dados do Censo Agropecuário 2006” é um estudo que analisa um conjunto de variáveis censitárias referentes ao desenvolvimento da agricultura e do meio rural brasileiro no que respeita à “agroindústria rural”. As análises aqui apresentadas seguem essencialmente as classificações utilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a coleta e tabulação dos dados censitários. Deste modo, a definição de agroindústria rural aqui utilizada privilegia um amplo conjunto de atividades de transformação e beneficiamento de produtos agropecuários, abarcando a diversidade de itens processados e beneficiados nos estabelecimentos rurais, independentemente da destinação a eles conferida, do tipo de estabelecimento e do volume processado. Os dados foram organizados de forma a possibilitar comparações macrorregionais. Está disponível em: http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/130319_relatorio_perfil_agroindustria.pdf. Acesso em 04/12/2017.

Contextos prévios: Para trabalhar esse plano de aula é importante que os alunos já tenham estudado sobre as Revoluções Industriais e suas alterações no modo de produção, assim como a inserção de adventos tecnológicos no meio rural para aprimoramento e ampliação da produtividade agrícola.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles vão compreender a inter-relação entre o espaço rural e urbano, através da evolução do sistema agropecuário e da indústria. A ideia é que estabeleçam relações entre os dois ambientes compreendendo a interdependência entre o agropecuária e indústria por meio das produções do campo e da cidade. Divida-os em grupos de quatro alunos para o desenvolvimento dessa atividade. No resultado final espera-se um cartaz/painel/slide de apresentação produzido por eles que retrata a troca de produtos entre os setores.

Para você saber mais:

O Instituto Federal do Sudeste de Minas e a Escola Técnica Estadual (ETEC) de São Paulo oferecem o curso técnico em Agroindústria. Você pode acessar o site para compreender as competências gerais dessa profissão para relatar aos alunos. Disponível em: http://www.barbacena.ifsudestemg.edu.br/medioagroindustria e https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/curso.asp?c=1001. Acesso em 04/12/2018.

Para maiores informações e para complementar o estudo você pode acessar o texto no site da embrapa: “Ciência que transforma” . O texto define agroindústria e demonstra resultados e impactos positivos da pesquisa agropecuária na economia, no meio ambiente e na mesa do brasileiro; disponível em: https://www.embrapa.br/grandes-contribuicoes-para-a-agricultura-brasileira/agroindustria. Acesso em 04/12/2018.

O relatório do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada): “O Perfil da Agroindústria Rural no Brasil: uma análise com base nos dados do Censo Agropecuário 2006” é um estudo que analisa um conjunto de variáveis censitárias referentes ao desenvolvimento da agricultura e do meio rural brasileiro no que respeita à “agroindústria rural”. As análises aqui apresentadas seguem essencialmente as classificações utilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a coleta e tabulação dos dados censitários. Deste modo, a definição de agroindústria rural aqui utilizada privilegia um amplo conjunto de atividades de transformação e beneficiamento de produtos agropecuários, abarcando a diversidade de itens processados e beneficiados nos estabelecimentos rurais, independentemente da destinação a eles conferida, do tipo de estabelecimento e do volume processado. Os dados foram organizados de forma a possibilitar comparações macrorregionais. Está disponível em: http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/130319_relatorio_perfil_agroindustria.pdf. Acesso em 04/12/2018.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO