Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_10NUM03
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Carreira da divisão
Jogo: Divisões divertidas
Grãos de feijão ou milho
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano deverá ser na atividade principal, entretanto, como este plano apresenta o conceito de quinta-parte e décima-parte, vale a pena utilizar a atividade de aquecimento para trazer os alunos para o tema da aula fazendo-os pensar sobre esses conceitos. Você pode disponibilizar o print ou a imagem do slide por WhatsApp com antecedência para que os alunos já comecem a levantar hipóteses sobre o assunto, assim você pode trazer a discussão para a aula síncrona ou assíncrona. Nesse momento, os alunos devem discutir o que pensaram e apresentar suas soluções para a situação problema.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a compreensão do conceito de quinta-parte e a décima-parte. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide 6 para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. Caso não tenha aula síncrona, você pode fotografar ou fazer um print da tela do slide 9 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a situação no caderno. Os alunos podem desenhar o gado no curral, ou utilizar feijões ou milho para representar o gado para efetuar a divisão. Instigue os alunos através de áudio ou texto a perceber as informações que o poema traz, dessa forma eles podem ir dividindo o problema em partes e solucioná-lo de forma mais eficiente. Pergunte:
- O que seu Milton fez? Você entendeu como o seu Milton dividiu as suas vacas entre os filhos e netos?
- Você sabe o que significa um quinto? E um décimo?
- Como podemos transformar um quinto em um décimo?
- Filhos e netos receberam quantidades iguais de vacas?
- Quem recebeu mais? Quem recebeu um quinto ou um décimo? Por quê?
- Qual foi a maneira que você pensou para descobrir o total de vacas do Seu Milton? Explique para mim?
Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade individualmente e oriente que eles podem representar sua resolução de formas variadas, entretanto, devem saber explicá-las. Uma sugestão é separar previamente a turma em grupos fixos no Whatsapp para todas as atividades, dessa forma eles poderão compartilhar as suas estratégias. No Zoom, isso também é possível, você pode organizar salas separadas. Não se esqueça de entrar em todos os grupos para incentivá-los a trabalhar de forma produtiva. Também estabeleça um tempo para o compartilhamento. Peça que os alunos compartilhem as suas resoluções e estratégias com os colegas. Depois, os alunos devem explicar como pensaram para realizar a atividade, quais estratégias usaram. A impressão e entrega da atividade também podem ser realizadas para os alunos que não têm acesso nenhum à Internet, entretanto, deve ser a última opção devido ao momento que estamos vivendo.
Painel de soluções
O painel de soluções é importante ser compartilhado, pois mostra de diversas formas como resolver o problema. Para isso, você pode tirar um print dos slides, principalmente do 8, que mostra duas estratégias de resolução. Envie o print pela via de comunicação e interação que sua escola está utilizando. Os alunos podem escrever ou enviar áudios respondendo ou comentando as soluções encontradas, comparando-as com a forma que eles pensaram e solucionaram o problema.
Sistematização do conceito
É interessante que os alunos tenham a anotação do slide de sistematização em seus cadernos para consultas posteriores.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é através de recursos utilizados no dia a dia, propondo a divisão de pizzas, bolos, tortas e através do compartilhamento de diferentes estratégias. Podem também incentivar os alunos a jogarem os jogos que foram indicados.
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.