Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Ideia da quarta parte como metade de um meio.
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noções fundamentais sobre frações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.
Objetivos específicos
Resolver situação-problema associada à ideia da quarta parte como metade de um meio.
Conceito-chave
Um quarto é metade de um meio.
Conhecimentos prévios
Noção de dividir objetos e conjuntos de coisas em partes iguais, em duas partes iguais e em quatro partes iguais e os fatos básicos da adição.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Quadro ou flip chart para socialização dos registros;
- Datashow (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver situação-problema associada à ideia da quarta parte como metade de um meio.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula. Orientação: Projete ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Propósito: Retomar o conceito já estudado que será aprofundado no desenvolvimento desta aula de forma significativa ao aluno.
Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre os diferentes marcadores de combustível dos carros. Pergunte se já ouviram seus pais falando que precisam abastecer o carro que está com um quarto de combustível ou que tem meio tanque de combustível. Projete a imagem usando um datashow em sua sala ou desenhe as diferentes representações de um quarto e um meio no quadro. Essa é uma atividade coletiva e oral. Faça as perguntas apresentadas no “Discuta com a turma” logo abaixo. Dê um tempo para que discutam suas soluções. Depois, peça para que expliquem como pensaram para resolver. Apresente os slides com as soluções somente depois dos alunos apresentarem suas estratégias e se considerar necessário.
Discuta com a turma:
- Quem o pai ou a mãe tem carro? Alguém já foi junto com os pais ao posto de gasolina abastecê-lo?
- Vocês já ouviram falar em meio tanque? Sabe o que isso significa? É pouco ou muito combustível?
- O tanque cabe 44 litros de combustível, um meio é mais o menos que 44? E um quarto é mais o menos que 44? O que tem mais: um meio ou um quarto? Por quê? Explique melhor para mim! Quem pode representar sua ideia no quadro?
Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito de um meio e de um quarto, reitere quando dividimos um todo em duas partes iguais, cada parte é denominada por um meio ou metade e que podemos obter um quarto dividindo um meio na metade. Mas, só defina o conceito caso ninguém chegue a conclusão. É importante deixar que os alunos em primeiro momento, expressem os seus saberes sobre o conceito de um meio e de um quarto.
Material Complementar:
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Propósito: Retomar o conceito já estudado que será aprofundado no desenvolvimento desta aula de forma significativa ao aluno.
Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre os diferentes marcadores de combustível dos carros. Pergunte se já ouviram seus pais falando que precisam abastecer o carro que está com um quarto de combustível ou que tem meio tanque de combustível. Projete a imagem usando um datashow em sua sala ou desenhe as diferentes representações de um quarto e um meio no quadro. Essa é uma atividade coletiva e oral. Faça as perguntas apresentadas no “Discuta com a turma” logo abaixo. Dê um tempo para que discutam suas soluções. Depois, peça para que expliquem como pensaram para resolver. Apresente os slides com as soluções somente depois dos alunos apresentarem suas estratégias e se considerar necessário.
Discuta com a turma:
- Quem o pai ou a mãe tem carro? Alguém já foi junto com os pais ao posto de gasolina abastecê-lo?
- Vocês já ouviram falar em meio tanque? Sabe o que isso significa? É pouco ou muito combustível?
- O tanque cabe 44 litros de combustível, um meio é mais o menos que 44? E um quarto é mais o menos que 44? O que tem mais: um meio ou um quarto? Por quê? Explique melhor para mim! Quem pode representar sua ideia no quadro?
Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito de um meio e de um quarto, reitere quando dividimos um todo em duas partes iguais, cada parte é denominada por um meio ou metade e que podemos obter um quarto dividindo um meio na metade. Mas, só defina o conceito caso ninguém chegue a conclusão. É importante deixar que os alunos em primeiro momento, expressem os seus saberes sobre o conceito de um meio e de um quarto.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).
Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema envolvendo a ideia de um quarto como a metade de um meio.
Orientação: Oriente os alunos a ler, interpretar o problema, pensar, elaborar hipóteses e apresentar sugestões de soluções de como podem encontrar a quantidade de doces vendidas. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Circule pela sala e investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Questione as duplas sobre algum tipo de dificuldade encontrada na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.
- Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?
Discuta com a turma:
Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:
- O que a Jacqueline faz na panificadora? O que precisa descobrir para completar a tabela de relatório? O que você já sabe do problema?
- Quantos doces a panificadora faz de cada tipo?
- Qual foi a maneira que você pensou para descobrir quanto é a metade da quantidade de doces? Explique melhor para mim?
- Você sabe explicar o que é um quarto?
- Como podemos fazer para descobrir?
Materiais Complementares:
Sugestão de leitura de estudo, Materiais Complementares:
- Para compreender quando devemos começar o aprendizado dos Números Racionais - artigo da Nova Escola, clique AQUI.
- Para aprofundar o saber mais sobre os desafios para a construção do conhecimento de frações, clique AQUI.
- A utilização de jogos matemáticos para o ensino de frações, clique AQUI.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).
Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema envolvendo a ideia de um quarto como a metade de um meio.
Orientação: Oriente os alunos a ler, interpretar o problema, pensar, elaborar hipóteses e apresentar sugestões de soluções de como podem encontrar a quantidade de doces vendidas. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Circule pela sala e investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Questione as duplas sobre algum tipo de dificuldade encontrada na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.
- Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?
Discuta com a turma:
Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:
- O que a Jacqueline faz na panificadora? O que precisa descobrir para completar a tabela de relatório? O que você já sabe do problema?
- Quantos doces a panificadora faz de cada tipo?
- Qual foi a maneira que você pensou para descobrir quanto é a metade da quantidade de doces? Explique melhor para mim?
- Você sabe explicar o que é um quarto?
- Como podemos fazer para descobrir?
Painel De Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 10).
Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos usados.
Determine um tempo para que os alunos busquem suas soluções para a situação-problema proposta individualmente. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam de um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistir. Após esse momento de reflexão, organize duplas para discutir suas hipóteses e alcançar o resultado. Organizá-los em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo, a troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentam mais dificuldades. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema. Muitos alunos sabem que um meio é um todo que foi dividido em 2 partes iguais. Por isso, podem primeiro pensar o seguinte: devemos ter 2 partes iguais de 40: 40 +40 = 80. Mas, observam que há doces que venderam um quarto a quantidade. Sabem que ao dividirmos o um meio na metade obterão um quarto (40 é igual a 20 + 20). Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.
Material Complementar:
Para imprimir a resolução da atividade, clique AQUI.
Painel De Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 10).
Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos usados.
Determine um tempo para que os alunos busquem suas soluções para a situação-problema proposta individualmente. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam de um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistir. Após esse momento de reflexão, organize duplas para discutir suas hipóteses e alcançar o resultado. Organizá-los em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo, a troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentam mais dificuldades. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema. Muitos alunos sabem que um meio é um todo que foi dividido em 2 partes iguais. Por isso, podem primeiro pensar o seguinte: devemos ter 2 partes iguais de 40: 40 +40 = 80. Mas, observam que há doces que venderam um quarto a quantidade. Sabem que ao dividirmos o um meio na metade obterão um quarto (40 é igual a 20 + 20). Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.
Painel De Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 10).
Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos usados.
Determine um tempo para que os alunos busquem suas soluções para a situação-problema proposta individualmente. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam de um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistir. Após esse momento de reflexão, organize duplas para discutir suas hipóteses e alcançar o resultado. Organizá-los em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo, a troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentam mais dificuldades. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema. Muitos alunos sabem que um meio é um todo que foi dividido em 2 partes iguais. Por isso, podem primeiro pensar o seguinte: devemos ter 2 partes iguais de 40: 40 +40 = 80. Mas, observam que há doces que venderam um quarto a quantidade. Sabem que ao dividirmos o um meio na metade obterão um quarto (40 é igual a 20 + 20). Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.
Painel De Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 10).
Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos usados.
Determine um tempo para que os alunos busquem suas soluções para a situação-problema proposta individualmente. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam de um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistir. Após esse momento de reflexão, organize duplas para discutir suas hipóteses e alcançar o resultado. Organizá-los em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo, a troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentam mais dificuldades. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema. Muitos alunos sabem que um meio é um todo que foi dividido em 2 partes iguais. Por isso, podem primeiro pensar o seguinte: devemos ter 2 partes iguais de 40: 40 +40 = 80. Mas, observam que há doces que venderam um quarto a quantidade. Sabem que ao dividirmos o um meio na metade obterão um quarto (40 é igual a 20 + 20). Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.
Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.
Discuta com a turma:
- O tema foi fácil?
- Ficou alguma dúvida?
- Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema como, por exemplo, desenho, esquemas e adição de parcelas iguais. O que você acharam dessas maneiras de resolverem a situação-problema?
Raio X
Atividade: Situação problema com ideia de metade e quarta parte.
Tempo sugerido: 10 minutos. Propósito: Verificar se os alunos compreenderam que a quarta parte é a metade da metade de um inteiro. Orientações: Solicite que os alunos, individualmente, leiam e realizem a atividade. Enquanto eles solucionam a situação-problema, circule pela sala e analise se eles demonstram ao buscar a solução da atividade se compreenderam o conceito de metade e um quarto e quais os procedimentos que utilizam para resolvê-la. Os alunos podem resolver a situação-problema por adição de parcelas iguais ou realizar um esquema por desenho para comparar o tamanho da girafa com a menina Paula e com o gatinho. A imagem ilustrativa pode auxiliar muito na resolução da situação-problema e responder as questões da atividade. Proporcione na correção um momento em que o aluno justifique seus procedimentos e analise se será necessário realizar outras atividades para sistematizar a aprendizagem dos conceitos de metade e quarta parte.
Discuta com a turma:
- Como podemos provar que o tamanho da Paula é realmente a metade do tamanho da Girafa Jiló?
- Explique quantos gatinhos são precisos para obtermos o tamanho da Girafa Jiló.
- E quantos gatinhos são precisos para obter o tamanho da Paula?
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_10NUM04
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Carreira da divisão
Jogo: Divisões divertidas
Jogo físico: Divisão em linha
Grãos de feijão ou milho
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco do plano deverá ser na atividade principal, entretanto, como este plano apresenta o conceito de quarta-parte, vale a pena utilizar a atividade de aquecimento para trazer os alunos para o tema da aula fazendo-os pensar sobre esses conceitos. Você pode disponibilizar o print ou a imagem do slide por WhatsApp com antecedência para que os alunos já comecem a levantar hipóteses sobre o assunto, assim você pode trazer a discussão para a aula síncrona ou assíncrona. Você já pode colocar os questionamentos com a situação problema para guiar a discussão.
- Quem o pai ou a mãe tem carro? Alguém já foi com os pais ao posto de gasolina abastecê-lo?
- Vocês já ouviram falar em meio tanque? Sabe o que isso significa? É pouco ou muito combustível?
- O tanque cabe 44 litros de combustível, um meio tanque é mais o menos que 44? E um quarto, é mais o menos que 44? O que tem mais: um meio ou um quarto? Por quê?
No momento da aula, os alunos devem discutir o que pensaram e apresentar suas soluções para a situação problema.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a compreensão do conceito de quarta-parte. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar os slides 5 e 6 para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno juntamente com a tabela. Caso não tenha aula síncrona, você pode fotografar ou fazer um print da tabela do slide 6 e colocar o enunciado do slide 5 em forma de texto ou áudio e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a situação no caderno, principalmente a tabela. Os alunos podem desenhar os doces ou utilizar materiais manipulativos de contagem como feijão ou milho para efetuar a divisão. Instigue os alunos através de áudio ou texto a perceber os elementos da situação problema e guiar um pouco as ações dos alunos. Pergunte: através de texto ou áudio:
- O que a Jacqueline faz na panificadora? O que precisa descobrir para completar a tabela de relatório? O que você já sabe do problema?
- Quantos doces a panificadora faz de cada tipo?
- Qual foi a maneira que você pensou para descobrir quanto é a metade da quantidade de doces? Explique melhor para mim?
- Você sabe explicar o que é um quarto?
- Como podemos fazer para descobrir?
Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade individualmente e oriente que eles podem representar sua resolução de formas variadas, entretanto, devem saber explicá-las. Uma sugestão é separar previamente a turma em grupos fixos no Whatsapp para todas as atividades, dessa forma eles poderão compartilhar as suas estratégias. No Zoom isso também é possível, você pode organizar salas separadas. Não se esqueça de entrar em todos os grupos para incentivá-los a trabalhar de forma produtiva. Também estabeleça um tempo para o compartilhamento. Peça que os alunos compartilhem as suas resoluções e estratégias com os colegas. Depois, os alunos devem explicar como pensaram para realizar a atividade, quais estratégias usaram. Eles podem utilizar fotografias mostrando as divisões dos grãos de feijão ou milho, por exemplo. A impressão e entrega da atividade também podem ser realizadas para os alunos que não têm acesso nenhum a Internet, entretanto, deve ser a última opção devido ao momento que estamos vivendo.
Painel de soluções
O painel de soluções é importante ser compartilhado, pois mostra de diversas formas como resolver o problema. Para isso, você pode tirar um print dos slides, principalmente do 8 que demonstra que ¼ é a metade de 1/2. Envie o print pela via de comunicação e interação que sua escola está utilizando. Os alunos podem escrever ou enviar áudios respondendo ou comentando as soluções encontradas, comparando-as com a forma que eles pensaram e solucionaram o problema.
Sistematização do conceito
É interessante que os alunos tenham a anotação do slide de sistematização em seus cadernos para consultas posteriores.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é através de recursos utilizados no dia a dia, propondo a divisão de pizzas, bolos, tortas e através do compartilhamento de diferentes estratégias. Podem também incentivar os alunos a jogarem os jogos que foram indicados para a fixação da tabuada de divisão.
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.
Objetivos específicos
Resolver situação-problema associada à ideia da quarta parte como metade de um meio.
Conceito-chave
Um quarto é metade de um meio.
Conhecimentos prévios
Noção de dividir objetos e conjuntos de coisas em partes iguais, em duas partes iguais e em quatro partes iguais e os fatos básicos da adição.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Quadro ou flip chart para socialização dos registros;
- Datashow (opcional).