Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_10NUM04
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Carreira da divisão
Jogo: Divisões divertidas
Jogo físico: Divisão em linha
Grãos de feijão ou milho
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco do plano deverá ser na atividade principal, entretanto, como este plano apresenta o conceito de quarta-parte, vale a pena utilizar a atividade de aquecimento para trazer os alunos para o tema da aula fazendo-os pensar sobre esses conceitos. Você pode disponibilizar o print ou a imagem do slide por WhatsApp com antecedência para que os alunos já comecem a levantar hipóteses sobre o assunto, assim você pode trazer a discussão para a aula síncrona ou assíncrona. Você já pode colocar os questionamentos com a situação problema para guiar a discussão.
- Quem o pai ou a mãe tem carro? Alguém já foi com os pais ao posto de gasolina abastecê-lo?
- Vocês já ouviram falar em meio tanque? Sabe o que isso significa? É pouco ou muito combustível?
- O tanque cabe 44 litros de combustível, um meio tanque é mais o menos que 44? E um quarto, é mais o menos que 44? O que tem mais: um meio ou um quarto? Por quê?
No momento da aula, os alunos devem discutir o que pensaram e apresentar suas soluções para a situação problema.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a compreensão do conceito de quarta-parte. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar os slides 5 e 6 para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno juntamente com a tabela. Caso não tenha aula síncrona, você pode fotografar ou fazer um print da tabela do slide 6 e colocar o enunciado do slide 5 em forma de texto ou áudio e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a situação no caderno, principalmente a tabela. Os alunos podem desenhar os doces ou utilizar materiais manipulativos de contagem como feijão ou milho para efetuar a divisão. Instigue os alunos através de áudio ou texto a perceber os elementos da situação problema e guiar um pouco as ações dos alunos. Pergunte: através de texto ou áudio:
- O que a Jacqueline faz na panificadora? O que precisa descobrir para completar a tabela de relatório? O que você já sabe do problema?
- Quantos doces a panificadora faz de cada tipo?
- Qual foi a maneira que você pensou para descobrir quanto é a metade da quantidade de doces? Explique melhor para mim?
- Você sabe explicar o que é um quarto?
- Como podemos fazer para descobrir?
Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade individualmente e oriente que eles podem representar sua resolução de formas variadas, entretanto, devem saber explicá-las. Uma sugestão é separar previamente a turma em grupos fixos no Whatsapp para todas as atividades, dessa forma eles poderão compartilhar as suas estratégias. No Zoom isso também é possível, você pode organizar salas separadas. Não se esqueça de entrar em todos os grupos para incentivá-los a trabalhar de forma produtiva. Também estabeleça um tempo para o compartilhamento. Peça que os alunos compartilhem as suas resoluções e estratégias com os colegas. Depois, os alunos devem explicar como pensaram para realizar a atividade, quais estratégias usaram. Eles podem utilizar fotografias mostrando as divisões dos grãos de feijão ou milho, por exemplo. A impressão e entrega da atividade também podem ser realizadas para os alunos que não têm acesso nenhum a Internet, entretanto, deve ser a última opção devido ao momento que estamos vivendo.
Painel de soluções
O painel de soluções é importante ser compartilhado, pois mostra de diversas formas como resolver o problema. Para isso, você pode tirar um print dos slides, principalmente do 8 que demonstra que ¼ é a metade de 1/2. Envie o print pela via de comunicação e interação que sua escola está utilizando. Os alunos podem escrever ou enviar áudios respondendo ou comentando as soluções encontradas, comparando-as com a forma que eles pensaram e solucionaram o problema.
Sistematização do conceito
É interessante que os alunos tenham a anotação do slide de sistematização em seus cadernos para consultas posteriores.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é através de recursos utilizados no dia a dia, propondo a divisão de pizzas, bolos, tortas e através do compartilhamento de diferentes estratégias. Podem também incentivar os alunos a jogarem os jogos que foram indicados para a fixação da tabuada de divisão.
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.