Plano de Aula

Plano de aula: Os bairros têm história

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Registros de memória locais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia dos monumentos. Solicite antes desta aula uma pesquisa, trazendo informações minuciosas sobre os bairros da sua cidade e das origens de seus nomes. ( Nesta pesquisa deve conter: os nomes dos bairros da cidade, um destaque para o bairro onde o aluno reside, ressaltando as razões de ter nome e suas ruas ou avenidas mais importantes)

Material complementar: LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994

Estudar o bairro pode mudar o planeta, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1108/estudar-o-bairro-pode-mudar-o-planeta, acesso em: 05 mar 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - O nome dos bairros. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de bairro e pertencimento trazido pelas crianças.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados