Os bairros da minha cidade
Plano de Aula
Plano de aula: Os bairros têm história
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Registros de memória locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia dos monumentos. Solicite antes desta aula uma pesquisa, trazendo informações minuciosas sobre os bairros da sua cidade e das origens de seus nomes. ( Nesta pesquisa deve conter: os nomes dos bairros da cidade, um destaque para o bairro onde o aluno reside, ressaltando as razões de ter nome e suas ruas ou avenidas mais importantes)
Material complementar: LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994
Estudar o bairro pode mudar o planeta, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1108/estudar-o-bairro-pode-mudar-o-planeta, acesso em: 05 mar 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - O nome dos bairros. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de bairro e pertencimento trazido pelas crianças.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em roda para o compartilhamento das informações. Peça aos alunos que retomem a pesquisa realizada sobre os bairros da cidade (a pesquisa deve ser solicitada com antecedência para o uso nesta aula) e compartilhem as descobertas com os colegas. Faça uma lista com os nomes dos bairros pesquisados por eles e peça que desenhem o bairro onde moram.
- Você poderá imprimir a atividade e pedir que registrem os nomes https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5dRdpEBeF4Ub8UWp7T9upEGQs37eyz52UmYtf2vvqPr9FzyBCYets74BgAKM/os-bairros-da-minha-cidade.pdf
- Converse com os alunos sobre a lista e peça para que eles destaquem com lápis de cor o bairro onde moram. Pergunte como ele é, e o que tem nele (casas, supermercados, fábricas, lojas, Shopping center, feira livre, escolas) e se todos são iguais.
- Explique que os bairros têm um nome. Muitas vezes esses nomes são ligados às pessoas que construíram ou desenvolviam alguma atividade importante naquele local. Busque identificar as características do bairro em que a escola está inserida. Durante a conversa, enfoque a história deste espaço urbano e o processo de formação do local.
- Se for possível, mostre o mapa da cidade com os bairros que a compõe, utilizando ferramentas digitais .
Você pode imprimir a atividade e pedir que cada aluno escreva a sua lista e compare com os colegas da classe.
Para você saber mais: LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a ideia dos bairros terem um nome que remete a sua história. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre esse vídeo. Esse vídeo é apenas uma referência para a atividade.
Utilizaremos o vídeo - Brás - História do bairro de São Paulo / SP para exemplificação da aula. Fonte: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ErZ7LDxcjgI , acesso 28 fev. 2019 ( Projete o vídeo até o tempo 10’ para a realização desta atividade, se houver interesse da turma, você poderá projetá-lo na íntegra)
Se preferir use um vídeo de um bairro importante da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo.
- O que um esse bairro representa para as pessoas que vivem nele?
- É possível saber a época que foi filmado esse vídeo?
- Quais as principais características e curiosidades desse bairro?
- Por que o narrador apresenta fotografias antigas no decorrer do filme?
- O que mais chamou a sua atenção no vídeo?
- Este vídeo pode ser considerado como uma preservação de memória?
- Qual a origem do nome da cidade?
- Seu bairro se parece em algum aspecto com o retratado?
- Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha.
- Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QzenG4YvEegmP89vcM5vTDyjT36HeM9EXyzemK3Qmzg97YjPAwwR4ZzAzMAQ/his3-06und05-estudo-da-fonte.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.
- Neste caso, o nome do bairro Brás faz referência a Benemérito José Brás que era um português dono de terras. Ele teria feito melhorias na região e construído uma capela, que viria a ser a matriz do bairro. Ao redor dela, um povoado tomou corpo. Há uma praça em homenagem ao português que fica na saída da estação Brás do metrô. A capelinha foi demolida em 1904 e substituída pela igreja do Brás que se mantém até hoje.
- Reforce que os espaços que convivemos, tais como; praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, possuem um nome que serve para identificação e localização. A escolha desses nomes não são aleatórios e se relacionam com o desejo de manter viva a memória de pessoas ou eventos históricos importantes para aquele local. Traga para a discussão esse processo de escolha, e que muita coisa mudou em relação a isso. Atualmente, cada município possui as suas regras para a nomeação dos espaços públicos e as petições são analisadas pelos vereadores.
Como adequar à sua realidade:. Você poderá convidar pessoas mais velhas para relatarem suas memórias sobre a cidade e suas mudanças no decorrer do tempo.
Para você saber mais:Monografias de História dos Bairros de São Paulo, disponível em:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/arquivo_historico/publicacoes/index.php?p=8313 , acesso em 04 mar. 2019
Sistematização
Tempo sugerido: 15 min
Orientações: Essa atividade será feita em grupo. Informe aos alunos que eles irão produzir um vídeo do bairro, mostrando alguns locais e discutir as razões pelos quais receberam esse nome. Reforce que os espaços que convivemos, tais como; praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, possuem um nome que serve para identificação e localização.
Para a atividade os alunos utilizarão o recurso do celular. As filmagens serão caseiras e os alunos desenvolverão suas próprias representações em forma de narrativa no estilo documentário, estimulando a autonomia e protagonismo. Explique que a atividade de filmagem será feita em um momento extraclasse e durante a aula farão o planejamento do roteiro do filme. Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/78rqH5CRus5cwpecstBGUy8unsAX42ZEdW8Cv8rQjpnyuwJFVSFTmw785pTx/his3-06und05-planejamento-para-a-filmagem.pdf
Como adequar à sua realidade: Sugira o uso de fotografias em contraposição ao vídeo, ou enriqueça a aula com a presença de um profissional da área de filmagem, para fornecer dicas sobre o uso da tecnologia.
Para você saber mais:Sobre o processo de uma boa filmagem , acesse : https://vidmonsters.com/blog/filmagem-profissional/ , acesso em 03 mar 2019
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é perceber que os nomes dos bairros têm relação com eventos que neles aconteceram. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Peça, com antecedência, que os estudantes realizem uma pesquisa sobre a história do próprio bairro. Na aula, compartilhe o mapa da cidade e fale dos bairros próximos da escola. Explique que eles têm um nome, muitas vezes ligados às pessoas que construíram ou desenvolviam alguma atividade importante naquele local. Após essas informações, compartilhe com os estudantes o arquivo de contextualização. Solicite que o respondam enumerando os bairros da cidade e representando com um desenho o bairro em que moram. As atividades devem ser compartilhadas no grupo da escola.
Problematização
Via áudio, texto ou vídeo, reforce que os espaços em que convivemos (tais como: praças, prédios públicos, ruas, cidades etc.), possuem um nome que serve para identificação e localização. A escolha desses nomes não são aleatórios e se relacionam com o desejo de manter viva a memória de pessoas ou eventos históricos importantes para aquele local. Nessa etapa, os estudantes irão escolher um ponto do bairro para descrever. Peça para dizerem a funcionalidade daquele espaço, se e quando frequentam. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma.
Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos devem produzir uma entrevista com alguém mais velho do próprio convívio. Os estudantes irão produzir um vídeo com a entrevista e as seguintes questões:
- Qual o lugar do nosso bairro que você mais gosta?
- Qual o nome do lugar e a origem dele?
- Quais lembranças você tem nesse lugar?
- O lugar é usado hoje da mesma forma como no passado?
Os estudantes devem enviar as produções para o grupo da turma ou postá-las no Padlet (veja aqui como fazer um), que será o Museu online da turma. Você pode propor um quiz sobre os bairros da cidade usando o Kahoot (veja aqui como fazer um). Dê o feedback das produções.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural”,, “Patrimônio material e Imaterial” e “A história por trás dos nomes das ruas”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O lugar em que vive
Objeto (s) de conhecimento: A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
Palavras-Chave: Bairro; Cidade; Pertencimento; Memória