Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Museu - Testemunho do passado
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Registros de memória locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia
Você deverá solicitar antes desta aula uma pesquisa, trazendo informações minuciosas sobre os museus da sua cidade e das origens da família do aluno (Investigar se tem ou existiu pessoas da família que vieram de outros países, por que vieram, de onde vierem, etc). Essas atividades subsidiarão os conhecimentos para a atividade a seguir.
Material complementar: 80 museus “abertos” a visitas virtuais, disponível em: http://www.arede.inf.br/80-dicas-de-museus-que-oferecem-vistas-virtuais-02/ acesso em 22 fev. 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Museus : Testemunho do passado. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de museus trazido pelas crianças.
Contexto
Tempo sugerido: 10 min
Orientações:
- Organize os alunos em roda para o compartilhamento das informações. Peça aos alunos que retomem a pesquisa realizada com as famílias (a pesquisa deve ser solicitada com antecedência para o uso nesta aula) e compartilhem as descobertas com os colegas. Deixe que um a um fale sobre as origens da sua família e se ela descende de processos migratórios. Converse com os alunos sobre os motivos que levou a pessoa a mudar para o Brasil. Mostre no mapa, onde se localizam os países relatados por eles.
- O mapa está disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_large_blank_world_map_with_oceans_marked_in_blue.svg , acesso em 22 fev. 2019.
- Informe a eles que na cidade de São Paulo, existe um Museu que se chama Museu da Imigração de São Paulo.
- Pergunte aos alunos: O que vocês acham que esse museu preserva? Vocês acham que todos os museus são iguais? Quais tipos de museus existem? Vocês consideram os museus importantes para uma cidade? Por quê?
- Explique que o Museu da Imigração do Estado de são Paulo foi uma hospedaria de Imigrantes do Brás, construída entre os anos de 1886 e 1887 para cumprir as seguintes funções: receber, acolher e encaminhar trabalhadores a postos de trabalho no estado de São Paulo. Este museu preserva a memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da hospedaria e permite ao público o contato com as lembranças daquelas pessoas que vieram de terras distantes, suas condições de viagem, adaptações aos novos trabalhos e contribuições para a formação da identidade paulista.
- Se for possível, promova um tour virtual no Museu da Imigração de São paulo, disponível em: https://artsandculture.google.com/streetview/museu-da-imigra%C3%A7%C3%A3o-1%C2%BA-andar/vAHRlicNwIWW1w?sv_lng=-46.612737302140886&sv_lat=-23.54950904609912&sv_h=291.36&sv_p=-13.299999999999997&sv_pid=anctU8s-fIXjQXu-nzKuGg&sv_z=1 , acesso em 22 fev.2019.
- Após as discussões, peça que os alunos pintem no mapa o país originário e indiquem como uma flecha o trajeto do país até o Brasil. Faça a atividade individualmente. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NwsSZGXWkTnZzCHrEDtBp8AHMsnCsCyvVB8XdwMDzUpRdutD54gdsQ6gZpcx/his3-06und04-atividade.pdf
- Converse com os alunos sobre os museus. Explique que os museus possuem características e apresentam-se como instrumento de preservação da memória cultural de uma sociedade, bem como são responsáveis pelo patrimônio natural, cultural, material ou imaterial. O termo museu teve sua origem na Grécia antiga ( “Mousa” e “Mouseion” ) era o templo das nove musas, ligadas às artes e as ciências sendo locais sagrados para as musas, reservados a contemplação e aos estudos científicos. Este local é considerado o primeiro museu, onde era constituído de bibliotecas, jardim, observatórios, sala de leitura, entre outros.
Como adequar à sua realidade: Você poderá usar imagens de pessoas que fizeram parte dos movimentos imigratórios e proceder com questões da atividade.
Para você saber mais: LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994
Os museus enquanto espaços de memória: A importância da educação patrimonial no ensino de história. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/TRABALHO_EV043_MD1_SA6_ID673_31072015180955.pdf, acesso em 22 fev, 2019.
Milesi, R., & Andrade, W. C. (2010). Migrações Internacionais no Brasil: realidade e desafios contemporâneos. Brasília, DF: IMDH.
Problematização
Tempo sugerido: 24 min
Orientações: Converse com os alunos sobre a atividade anterior e reforce a ideia dos museus como símbolos de registros de memória e expressão da conexão entre o passado e o presente. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Essa fotografia é apenas uma referência para a atividade.
Utilize a fotografia do Museu da imigração do Estado de São Paulo para exemplificação da aula. Fonte: Disponível em: http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/fotografias/MI_ICO_AMP_019_001_093_001.jpg , acesso 22 fev. 2019
Projete o vídeo: Museu da Imigração do Estado de São Paulo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HOzic8tHb9g , acesso em 22 fev. 2019.
Se preferir use uma fotografia de um museu importante da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo da fonte.
- O que um museu representa?
- É possível saber a época que foi retratada essa fotografia?
- Qual o nome do museu que guarda essa fotografia?
- Você considera esse nome adequado para esse museu?
- Você acha que os museus são locais de memória de uma cidade?
- Essa fotografia pode ser considerada como uma preservação de memória?
- Porque ela está exposta neste local? Essa pergunta é importante para a problemática, pois envolve memória local e história regional.
- Você acha que o casal de imigrantes italianos se adaptaram ao nosso país? Por quê?
- Após as discussões, peça para os alunos preencherem a ficha da fonte.
- Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DCDEVQ8jZUyuhFWgxtrmJrKBEBVqcanau5Ns5gfAegxmQXE4aM8VNDsVzXuw/his3-06und04-estudo-da-fonte.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.
- Comente com os alunos que muitos imigrantes vieram ao Brasil de vários lugares do mundo: Alemanha, Itália, Espanha, Japão, Síria, entre outros e ajudaram a fundar várias cidades e influenciaram a cultura.
- Reforce com os alunos que os museus são responsáveis por colecionar e preservar os objetos que possuem grande valor histórico cultural e trazem consigo uma grande parte da memória coletiva de uma determinada comunidade. No Brasil, há uma legislação específica que trata e regulamenta o funcionamento dos museus - a Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que instituiu o Estatuto de Museus, “consideram-se museus, “para os efeitos desta Lei, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.”
Como adequar à sua realidade:. Você poderá organizar uma visita ao um museu local com toda a turma, caso seja possível.
Para você saber mais: As hospedarias de imigrantes em São Paulo, disponível em: https://www.anpuhsp.org.br/sp/downloads/CD%20XX%20Encontro/PDF/Autores%20e%20Artigos/Rosa%20Guadalupe%20Soares%20Udaeta.pdf acesso em: 22 fev de 2019.
Sobre o Museu da imigração do Estado de São Paulo, disponível em: http://museudaimigracao.org.br/ acesso em 22 fev. 2019
Sistematização
Tempo sugerido: 15 min
Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Imprima a atividade em papel mais resistente para facilitar a exposição .
- Explique que a fotografia pertence ao acervo do Museu da Imigração de São Paulo. Pergunte se os alunos conseguem imaginar as histórias de vida de cada uma das pessoas retratadas. Deixe que as crianças falem as suas hipóteses livremente. Link para a fotografia disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_da_Imigra%C3%A7%C3%A3o_do_Estado_de_S%C3%A3o_Paulo#/media/File:Imigrantes_no_p%C3%A1tio_central_da_Hospedaria_dos_Imigrantes_de_S%C3%A3o_Paulo.jpg : acesso em 22 fev. 2019
- Informe aos alunos que eles irão produzir uma autobiografia. Autobiografia é uma narração sobre a vida de um indivíduo, escrita pelo próprio, sob forma documental. Peça que detalhem bem as sua origens, e as passagens mais importante das suas vidas. Essas autobiografias irão compor o acervo do Museu da turma. Eles também deverão nomear o museu da turma. Reforce que o nome escolhido deve fazer referência ao retardado e fazer sentido para os alunos da turma. Os lugares possuem nomes. Esses nomes derivam de diferentes razões que podem ser: em homenagem a alguém ou a determinados marcos históricos por exemplo.
- Reforce que os museus são equipamentos culturais que possibilitam a reflexão e apresentam narrativas de forma a permitir novos olhares da comunidade sobre si mesma, no passado, no presente e para o futuro. Cumprindo o papel de democratizar o acesso aos bens culturais, os museus atuam principalmente como elementos provocadores na sociedade pelos próprios conceitos que adotam.
Para imprimir a atividade, acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vgJytV8rj2urCxHM5TbnpgNQPHuNmwWSNWW33Jjxdb6BbZzptPe3EFyxPyUN/his3-06und04-autobiografia.pdf Após a atividade, organize uma exposição com as autobiografias criadas.
Como adequar à sua realidade: Você poderá trazer para a classe a sua autobiografia e compartilhar com as crianças para que elas modelizem.
Para você saber mais: Como escrever uma autobiografia, disponível em: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/05/25/937081/como-escrever-uma-autobiografia.html , acesso em 09 mar 2019.
Objetos e museus: biografias, narrativas e vínculos identitários, disponível em: https://journals.openedition.org/midas/1169, acesso em 09 mar 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e YouTube.
Contexto
Neste plano o objetivo é reconhecer e valorizar os museus enquanto espaços de memória de nossa cidade. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). No grupo da turma, lance as seguintes questões, via áudio ou texto:
- Você sabe as origens da sua família? Será que tem alguém com origem em outro país?
Informe a eles que, na cidade de São Paulo, existe um Museu que se chama Museu da Imigração de São Paulo. Pergunte aos alunos:
- O que vocês acham que esse museu preserva?
- Vocês acham que todos os museus são iguais? Quais tipos de museus existem?
- Vocês consideram os museus importantes para uma cidade? Por quê?
Peça para compartilharem as respostas no grupo da turmavia áudio ou texto.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 4. Converse sobre a atividade anterior e reforce a ideia dos museus como símbolos de registro da memória e expressão da conexão entre o passado e o presente. Na sequência, encaminhe as seguintes questões:
- O que um museu representa?
- Você acha que os museus são locais de memória de uma cidade?
- A fotografia do slide pode ser considerada como uma preservação de memória?
Após as discussões, peça para os alunos preencherem o arquivo de problematização. Estabeleça um prazo para que possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos irão produzir uma autobiografia (veja aqui como fazer uma). Os estudantes devem fazer os textos e, junto com fotografias, construir o Museu online da turma. As autobiografias devem ser construídas conforme modelo do arquivo de sistematização. Eles devem enviar as produções para o grupo da turma ou postá-las no Padlet (veja aqui como fazer um), que será o Museu online da turma.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural”, “Patrimônio material e Imaterial” e “A história por trás dos nomes das ruas”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O lugar em que vive
Objeto (s) de conhecimento: A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
Palavras-Chave: Museu; Pertencimento; História local