Plano de Aula

Plano de aula: Monumento - Testemunho do passado

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Registros de memória locais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia dos monumentos.Você deverá solicitar antes desta aula uma pesquisa, trazendo informações minuciosas sobre os monumentos da sua cidade. Essa atividade subsidiará conhecimentos para a atividade a seguir.

Material complementar:

Nesta referência destacam-se os monumentos e as relações sociais. Acesse:

SÁ, Salma D. A. A cidade, os monumentos públicos e suas relações com o social. In: III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), 2007. 15 p. Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador, 2007. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br/enecult2007/SalmaDiasAlmeidaSa.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Monumentos : Testemunho do passado. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de monumento trazido pelas crianças.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA