Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Monumento - Testemunho do passado
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Registros de memória locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia dos monumentos.Você deverá solicitar antes desta aula uma pesquisa, trazendo informações minuciosas sobre os monumentos da sua cidade. Essa atividade subsidiará conhecimentos para a atividade a seguir.
Material complementar:
Nesta referência destacam-se os monumentos e as relações sociais. Acesse:
SÁ, Salma D. A. A cidade, os monumentos públicos e suas relações com o social. In: III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), 2007. 15 p. Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador, 2007. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br/enecult2007/SalmaDiasAlmeidaSa.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 min
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Monumentos : Testemunho do passado. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de monumento trazido pelas crianças.
Contexto
Tempo sugerido: 12 min
Orientações:
- Projete ou imprima a imagem para desenvolver a atividade.
- Fonte das imagens: Cristo Redentor, disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo_Redentor#/media/File:Cristo_Redentor_-_Rio_de_Janeiro,_Brasil-crop.jpg , acesso: 19 fev. 2019. Monumento dos Mortos da Segunda Guerra Mundial, disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Monumento_aos_Mortos_da_Segunda_Guerra_Mundial#/media/File:Pracinhas-CCBY.jpg, acesso 19 fev. 2019 e Carlos Drummond de Andrade, disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/rio-de-janeiro-brazil-nov-2-1200533941, acesso 19 fev 2019.
- Faça a atividade coletivamente. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nG5zhmWAGS9hncNJR3DxkwPSm68Fv5ppx9YT5FCKT7pZyeCpVQS4gZA5mwAE/his3-06und03-atividade-para-impressao.pdf
- Comece a atividade perguntando para os alunos se eles conhecem alguma das fotografias apresentadas. Deixe que falem livremente o que sabem. Vá completando as informações trazidas pelos alunos. Na fotografia 1, podemos ver o Cristo Redentor que se localiza no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro. Em 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Na fotografia 2 temos o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, popularmente conhecido como Monumento aos Pracinhas, localizada no parque Eduardo Gomes, na cidade do Rio de Janeiro. Na fotografia 3, observamos a representação de Carlos Drummond de Andrade , construído para comemorar o centenário de nascimento do escritor. A estátua reproduz uma antiga foto do escritor sentado na Praia de Copacabana. A foto foi feita pelo fotógrafo Rogério Reis em 1983, para a revista Veja.
- Leia as advinhas para os alunos. Espera-se que as crianças respondam que a resposta é o número 3.
- Converse com os alunos sobre os monumentos. Pergunte qual a função dessas estátuas, será que são apenas decorativas? Ressalte que, de um lado existe a função decorativa das cidades. Do outro, pretende-se imortalizar uma história ou uma pessoa, deixando para a posteridade uma memória .
Como adequar à sua realidade: Você poderá usar imagens de monumentos da cidade onde se localiza a escola, e proceder com questões da atividade de adivinha.
Para você saber mais: LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994
Problematização
Tempo sugerido: 20 min
Orientações: Converse com os alunos sobre a atividade anterior e reforce a ideia dos monumentos serem símbolos de registros de memória e expressão da conexão entre o passado e o presente. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Essa fotografia é apenas uma referência para a atividade.
Utilize a fotografia do monumento no slide para exemplificação da aula. Fonte: Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/rio-de-janeiro-brazil-nov-2-1200533941 , acesso 11 fev. 2019
Se preferir, use uma fotografia de um monumento importante da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo desta fonte.
- O que um monumento representa?
- Qual o nome do monumento? Quando foi feito? Por quem? Com qual objetivo?
- Quais as características físicas das pessoas representadas no monumento? Elas imitam a realidade?
- Qual o material utilizado na confecção da estátua?
- Qual o local que está exposto esse monumento? Por que ela está exposta neste local? Essa pergunta é importante para a problemática, pois envolve memória local e história regional.
- Após as discussões, peça para os alunos preencherem a ficha do monumento. Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NCNVWQmEYNk9gEDwgBD9wdCpXek86FEcvr3ZzHR5NDAmQ9JGaUkMzwK44yqh/his3-06und03-atividade-para-impressao-monumento.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.
- Reforce com os alunos que a noção de monumento é considerada como uma ideia muito importante para o conhecimento histórico, especialmente nos estudos sobre as localidades. Ao compreender o que é e porque são construídos estes espaços de memória, os alunos podem consolidar possibilidades cognitivas e generalizar outros estudos. Existe a intenção de construir estes monumentos para representar momentos históricos, fatos que marcaram a história de um local, de uma cidade. Eles são construídos para que todos se lembrem ou tenham conhecimento da história que ocorreu naquele lugar ou cidade, mantendo assim viva a memória histórica de um povo.
- Converse com os alunos sobre a razão de existir monumentos de algumas pessoas e de outras não e como se dá essa "escolha" de construção de um monumento (e, consequentemente, a escolha de se contar uma história em detrimento de outra). Por exemplo, qual é o motivo de ser a estátua de Carlos Drummond de Andrade na praia de Copacabana e não outra pessoa? Explique que as escolhas recaem sobre um grupo de pessoas que segundo as suas concepções influenciam junto ao poder político esse processo. No caso do monumento de Carlos Drummond de Andrade, a escolha se deve em comemoração ao centenário do poeta em 2002.
Como adequar à sua realidade:. Você poderá convidar pessoas mais velhas para relatarem suas memórias sobre esses monumentos ou se na sua região tiver um artesão local , convide-o para participar deste momento, explicando para os alunos como é uma das técnicas utilizadas para esculpir estátuas.
Para você saber mais: Sobre a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade, acesse : https://www.companhiadasletras.com.br/sala_professor/pdfs/CadernoLeiturasCarlosDrummonddeAndrade.pdf acesso em 13 fev. 2019.
Michel Pollak, “Memória, esquecimento, silêncio” http://www.memoriaesociedade.ibict.br/tag/pollak/
Sistematização
Tempo sugerido: 15 min
Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Imprima o cartão postal para a atividade em papel mais resistente.
- Converse com os alunos a respeito do postal que aparece no slide. Fale que ele é apenas uma referência, e que os postais eram usados para lembranças de viagens. O postal representado mostra a Praça XV de Novembro no Centro da Cidade do Rio de Janeiro em 1905. Fonte: disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cart%C3%A3o_Postal_Pra%C3%A7a_15_de_Novembro_123.jpg acesso em 15/02/2019.
- Informe aos alunos que eles irão produzir um cartão postal de um monumento do lugar em que vivem. Do lado esquerdo do postal irão desenhar o monumento escolhido e no lado direito, escreverão brevemente o significado histórico deste monumento, no postal também existe um espaço para criar um selo. Deixe que soltem a criatividade e caprichem nos detalhes. Peça para pensarem em um monumento que tem importância para eles ou para a população local. Reforce que para o monumento ter sentido ele precisa ter importância histórica ou cultural para a população local.
- Reforce que nem sempre os monumentos são em homenagem a uma pessoa ou um acontecimento, eles também podem ser construções que necessitam ser preservados, pois ajudam as pessoas do presente a conhecer um pouco do lugar em outros tempos. Pergunte para os alunos se eles conhecem outros monumentos em sua cidade. Deixe que falem livremente e anote no quadro os monumentos e lugares onde estão localizados. Questione se eles sabem informações sobre os monumentos citados. Essa informações serão usadas na atividade de sistematização.
- Peça para que os alunos troquem os postais entre eles ou entreguem para alguém importante para eles.
Para imprimir a atividade acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ft8bhjuDKxabtuVmkzKbJzhMgxTbQQsHc5DPntx5ZW8DVCmuA38wfxwA2cxW/his3-06und03-atividade-para-impressao-cartao-postal.pdf Após a atividade , organize uma exposição com os monumentos criados com suas respectivas plaquinhas informativas.
Você poderá trazer para a classe diversos postais antigos para que os alunos conheçam de perto esse material.
Para você saber mais:
ZARBATO, J.A.M.; SANTOS, C.V. Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica. Fronteiras: Revista de História, v.17, n.30, 2015. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4865>. Acesso em 12 fev. 2019.
Para saber sobre a origem e uso do cartão postal, acesse https://www.estudokids.com.br/cartao-postal/ acesso em 13/02/2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano o objetivo é conhecer e reconhecer os monumentos como elementos que resgatam a memória. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).
Compartilhe com os estudantes o slide 3. Oriente, via áudio, texto ou vídeo, que analisem a imagem compartilhada e tentem responder às questões propostas de forma intuitiva. Eles devem responder via arquivo de áudio no grupo da turma. Em seguida, oriente-os e questione: qual a função dessas estátuas, será que são apenas decorativas?
Ressalte que, de um lado, existe a função decorativa das cidades, do outro, pretende-se imortalizar uma história ou uma pessoa, deixando para a posteridade uma memória .
Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 4. Peça que eles observem a imagem de Carlos Drummond de Andrade. Converse com os alunos sobre a razão de existir monumentos de algumas pessoas e de outras não, e como se dá essa "escolha" de construção de um monumento (e, consequentemente, a escolha de se contar uma história em detrimento de outra). Por exemplo, qual é o motivo de ser a estátua de Carlos Drummond de Andrade na praia de Copacabana e não outra pessoa? Explique que as escolhas recaem sobre um grupo de pessoas que, segundo as próprias concepções, influenciam junto ao poder político esse processo. No caso do monumento de Carlos Drummond de Andrade, a escolha se deve em comemoração ao centenário do poeta em 2002.
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização e solicite que respondam pensando em uma estátua da sua cidade. As atividades deverão ser compartilhadas no grupo da turma. Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Você pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização. Por áudio, vídeo ou texto, informe aos alunos que eles irão produzir um cartão postal, ilustrando com um monumento/estátua da sua cidade. Peça que compartilhem a atividade no grupo da turma. Ela também pode ser compartilhada em um Padlet (veja aqui como fazer um).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural”, “Patrimônio material e Imaterial”, “A história por trás dos nomes das ruas”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O lugar em que vive
Objeto (s) de conhecimento: A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
Palavras-Chave: Monumento; Pertencimento; Cartão Postal; História local