Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar os registros de memória presentes nos nomes das ruas. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Para esta aula, você vai precisar enviar o seguinte questionamento aos estudantes:
- Qual é o espaço que tem ao redor da escola que permite a locomoção de pessoas e veículos?
Peça para os alunos anotarem os nomes de duas ruas do entorno da escola. Pergunte se eles imaginam como eram essas ruas há 30/40 anos. Peça para que desenhem as ruas como imaginam que eram no passado. Os desenhos devem ser compartilhados no grupo da escola. Cuide para que esse seja um momento lúdico. Essa etapa visa dialogar com a memória dos alunos em relação aos espaços públicos que conhecem.
Problematização
Via arquivo de áudio, vídeo ou texto, explique aos alunos que em muitas ocasiões as ruas guardam a memória da população que nela reside. Comente que na maioria das vezes os nomes das ruas são homenagens a pessoas, políticos, religiosos, artistas, indígenas, afrodescendentes etc. Após as discussões, peça para os alunos preencherem a ficha da rua que está no arquivo de problematização.
Solicite que façam uma pesquisa sobre as ruas do entorno onde se localiza a escola. Essa atividade subsidiará conhecimentos para a atividade a seguir. As atividades deverão ser compartilhadas no grupo da turma. Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Você pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização. Por áudio, vídeo ou texto, informe que eles irão brincar de vereador por um dia e produzir uma placa de identificação de rua, justificando a escolha do nome. Você pode seguir as instruções do plano. Peça que compartilhem as produções no grupo da escola. Atente para dar o feedback às produções.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural” e “Patrimônio material e Imaterial”, “A história por trás dos nomes das ruas”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.