Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar os marcos históricos do local onde se vive. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Para esta aula, os estudantes irão investigar o lugar de vivência dees. Peça que pensem nas seguintes questões:
- A rua onde você mora é asfaltada, com paralelepípedo, arenosa ou de terra batida?
- Na sua rua, existem mais casas ou comércio?
- Existe algum tipo de festividade que acontece na sua rua?
- Possui praças? Como é a praça?
- A praça é importante para os moradores? Por quê?
- Qual a importância desses locais que você indicou? Possui outros locais públicos por lá? Eles marcam a vida das pessoas de alguma maneira?
Após isso, compartilhe com eles o arquivo de contextualização. Com as informações obtidas, eles devem produzir um vídeo de, no máximo, 1 minuto e meio, contando um pouco da história do lugar onde vivem. Peça que compartilhem os videos no grupo da escola.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 4. Oriente, via áudio, vídeo ou texto, a observarem que o menino no slide fala sobre Patrimônio Cultural. Aborde esse assunto com a turma. Uma dica é trabalhar primeiramente com a palavra Patrimônio. Peça para os alunos consultarem um dicionário. Eles descobrirão que Patrimônio se relaciona a um conjunto de bens. Peça que acessem o vídeo “O que é patrimônio cultural?”, ue contém uma definição lúdica de Patrimônio. Por fim, lance as questões:
- Por que vocês acham que é importante o fato da cidade de João Pessoa ser um Patrimônio Histórico? (Espera-se que os alunos respondam que são bens relacionados a identidade do local e representam uma importante fonte histórica).
Peça que produzam um texto com a questão lançada. As produções devem ser enviadas para o grupo da escola.
Sistematização
Para esta etapa, selecione informações e fotografias de um patrimônio do lugar de vivência dos estudantes. Faça um pequeno texto informativo que ajude-os a responder o arquivo de sistematização. Agora é a hora das crianças também perceberem os marcos históricos do local onde vivem. A fotografia precisa retratar um local ao qual a população atribui uma importância, seja material ou imaterial. Pode ser uma praça onde acontece uma festividade, uma rua que abriga uma feira popular, uma igreja etc. Após essa explicação, que você vai enviar através de texto, vídeo ou áudio, explique aos alunos que agora eles deverão responder a uma ficha de identificação do patrimônio que você escolheu trabalhar.
Compartilhe o arquivo de sistematização e solicite que respondam. Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações, via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Você pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma. Para dinamizar a aula, você pode sugerir um quiz sobre o patrimônio do seu lugar através do aplicativo Kahoot (veja aqui como fazer).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, o vídeo “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural”, “Patrimônio material e Imaterial”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.