Roteiro de Entrevista
Plano de Aula
Plano de aula: Histórias do meu lugar
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pontos de vista sobre acontecimentos locais
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Entrevista com moradores locais sobre o lugar de importância para a formação da cidade/localidade. Essa entrevista deve ser previamente realizada.
- Fonte histórica que retrata o lugar de importância para a formação da cidade/localidade.
- Ficha para coleta de dados das entrevistas.
- Folha de resposta para a atividade da sistematização.
Material complementar:
Roteiro de Entrevista.
Tabela de coleta de dados.
Folha de Resposta.
Para você saber mais: Segue sugestão de leitura do artigo “Aprendendo e ensinando sobre o passado à crianças de três a oito anos” da autora Hilary Cooper. O artigo possibilita boas reflexões sobre como podemos mediar a relação das crianças com o passado fazendo uso de um processo investigativo característico da História. A autora inclusive trata da habilidade de analisar mais de um ponto de vista sobre um mesmo fato. Considera-se a leitura oportuna não só para este plano, mas para o ensino de história em si.
COOPER.Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado à crianças de três a oito anos.Educ. rev. no.spe Curitiba 2006.Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602006000400010&script=sci_arttext . Acesso em 19.dez. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Apresente o objetivo da aula lendo com os alunos, escrevendo no quadro e/ou, se possível, projetando o slide.
Converse com os alunos e diga que vocês conhecerão um lugar importante para a formação da cidade/localidade.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA