Plano de Aula

Plano de aula: Manifestações populares: África

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pontos de vista sobre acontecimentos locais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI03, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Problematização: lápis e borracha.
  • Sistematização: páginas de revista ou jornal com imagens de roupas, pessoas e instrumentos musicais (as imagens devem ser adequadas à reprodução dos elementos da manifestação popular trabalhada nesta aula), tesoura, cola, lápis, borracha, e fita adesiva.

Material complementar: Professor, você precisará das duas atividades propostas nos links abaixo. Uma para a Problematização e a outra para a Sistematização desta aula.

  • Roteiro de análise das fontes para a Problematização.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ssEKc5RPePgCZXPpMtfd9hma6GMAJ9DFHwtCntupuyh5YUzTwacvb3ra6jPg/roteiro-de-perguntas.pdf

  • Atividade da Sistematização.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VS476Gk576PQFRnrKdwmukwjZPdxzBSC3RTNsrfcvzgtfHYjH2jMCCYMEaHj/atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Professor, segue um texto do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) abordando características e contextos do jongo do Sudeste.
É interessante a leitura para conhecer o tema desta aula e orientará a adaptação para aqueles que vivem nas localidades onde o Jongo é praticado.

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/59. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

O próximo link é do portal da cultura afro-brasileira que traz diversas informações sobre a cultura africana e afro-brasileira. Sugere-se a consulta ao portal para orientá-los a conhecer melhor a discussão acerca da temática afro-brasileira e também para que possam fazer as adaptações deste plano as suas localidades, pois o portal cita manifestações e celebrações populares afro-brasileiras de outros lugares do Brasil.

https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/3_III.php. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

O terceiro link é a dissertação da autora Alessandra Rodrigues Lima intitulada Patrimônio cultural afro-brasileiro: narrativas produzidas pelo Iphan a partir da ação patrimonial. Sugere-se, professor, que leia o primeiro capítulo onde a autora faz considerações sobre o histórico dos estudos sobre a cultura afro-brasileira.

http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Disserta%2B%C2%BA%2B%C3%BAo%20Alessandra%20Rodrigues%20Lima.pdf. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, apresente o objetivo da aula aos alunos. Se for possível você pode projetar o slide, do contrário, escreva no quadro ou em uma cartolina (também poderá utilizar outro tipo de papel disponível).

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados