Passo a passo: a lenda das bonecas Abayomi
Monte as bonecas com a turma e ensine-os sobre a cultura dos povos quilombolas
PorPaula Peres
15/10/2019
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorPaula Peres
15/10/2019
Quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que você está oferecendo o que você tem de melhor para essa pessoa. A lenda e a confecção dessas bonecas podem gerar momentos de reflexão na turma sobre a cultura quilombola e as condições nas quais os povos escravizados foram trazidos da África para o Brasil. Veja como, a seguir:
Material: Lenda das Abayomis, retalhos de tecidos em tiras, tesoura.
A lenda das Abayomis
Quando os negros vieram da África para o Brasil como escravos, atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil a bordo dos tumbeiros, navios de pequeno porte que realizavam o transporte de escravos. As crianças choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção para as crianças brincarem. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa “Encontro precioso”, em iorubá, uma das maiores etnias do continente africano, cuja população habita parte de Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. Quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que você está oferecendo o que tem de melhor para essa pessoa.
Disponível neste link. Acesso em: 13 de novembro de 2018
PASSO A PASSO
O plano de aula completo, com mais informações sobre as bonecas e sugestões de conteúdos extra para leitura, preparado pela professora Dyone Andrade, está disponível neste link.
Últimas notícias