Slide da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A alegria e a história das brincadeiras
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comunidades e grupos sociais locais
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Impressão do documento que será utilizado na Contextualização, aparelho de multimídia, fitas adesivas, colas, barbantes, canetas hidrocor e giz de cera.
Material complementar:
- Documento que disponibiliza o slide da Contextualização- HIS3_07UND04 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jUpGQGkdF6FcKypEDQj3JeQBBAyeEZaVKdANsGty3dudkPBnQP4yMpt7hDug/his3-07und04-slide-da-contextualizacao.pdf .
- Documento que contém a história de alguns brinquedos: HIS3_07UND04 - História dos brinquedos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aYCQqhhHXNRJfWYFq2CnNNMtk5P9taP9y53PzadwnWUYyCe834uFnCUKMACK/his3-07und04-historia-dos-brinquedos.pdf .
- Documento que disponibiliza o slide da Problematização - HIS3_07UND04 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xMjMrGjYQv6j7VjeS4XhAqvXKjWM8NsYt323xVXN5k6Bdh8hXu9qhWx56jyZ/his3-07und04-slide-da-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre as brincadeiras e o ensino de História para você se preparar para a aula:
- A magnífica história dos jogos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/a-magnifica-historia-dos-jogos%E2%80%A8/Acesso em: 11 de março de 2019.
- Origem dos jogos e brincadeiras. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/origem-dos-jogos-e-brincadeiras/32269.Acesso em: 11 de março de 2019.
- Brincar e guardar: caminhos interpretativos para uma coleção de brinquedos no museu paranaense. Disponível em: http://www.museuparanaense.pr.gov.br/arquivos/File/Brincar_e_guardar_caminhos_interpretativ.pdf. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Território do brincar - De encontro com a criança brasileira. Disponível em: http://territoriodobrincar.com.br/o-projeto/ . Acesso em: 11 de março de 2019.
- O brinquedo como objeto para o ensino da História local nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/arquivos/Anais/2017/Anais/Relato%20de%20Experiencia/Eixo%201%20Formacao%20e%20Acao%20Docente/O%20BRINQUEDO%20COMOOBJETO%20PARA%20O%20ENSINO%20DA%20HISTORIA%20LOCAL%20NOS%20ANOS%20INICIAIS%20DO%20ENSINO%20FUNDAMENTAL.doc . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Aprendendo história com as brincadeiras e os brinquedos infantis de hoje e de outras épocas: uma proposta pedagógica. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/download/13258/15179/ . Acesso em: 11 de março de 2019.
Fonte das imagens:
- Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Habitantes das Landes. Disponível em: https://an.wikipedia.org/wiki/Selva_d%27as_Landas#/media/File:GintracLandes.jpg. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Detalhe da pintura Die Kinderspiele ("brinquedos de criança") de Pieter Bruegel, o Velho (1560). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Perna_de_pau#/media/File:Stelzenl%C3%A4ufer_(Bruegel).jpg. Acesso em: 11 de março de 2019.
- "Criança com pião", pintura de Jean Siméon Chardin (óleo sobre tela, 1738). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pi%C3%A3o#/media/File:Auguste_Gabriel_Godefroy_01.JPG. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Pião. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pi%C3%A3o#/media/File:Pi%C3%A3o_de_corda.JPG. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Crianças demonstrando as suas habilidades com o bambolê. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bambol%C3%AA#/media/File:HoopDance.jpg. Acesso em: 11 de março de 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Solicite com antecedência aos alunos alguns materiais recicláveis para fazerem brinquedos.
- Caso necessite acesse os links a seguir para escolher os brinquedos que serão confeccionados e assim poder listar os materiais que os alunos deverão levar para a aula:
- http://artesanatobrasil.net/brinquedos-reciclados/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- http://www.artesanato.com/blog/brinquedos-reciclados/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- https://www.comofazeremcasa.net/brinquedos-com-material-reciclado-faceis-de-fazer/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- https://www.comofazeremcasa.net/15-lindos-brinquedos-reciclados-faceis-de-fazer/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=s8osbB0KinY. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA