Slide da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A alegria e a história das brincadeiras
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comunidades e grupos sociais locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Impressão do documento que será utilizado na Contextualização, aparelho de multimídia, fitas adesivas, colas, barbantes, canetas hidrocor e giz de cera.
Material complementar:
- Documento que disponibiliza o slide da Contextualização- HIS3_07UND04 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jUpGQGkdF6FcKypEDQj3JeQBBAyeEZaVKdANsGty3dudkPBnQP4yMpt7hDug/his3-07und04-slide-da-contextualizacao.pdf .
- Documento que contém a história de alguns brinquedos: HIS3_07UND04 - História dos brinquedos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aYCQqhhHXNRJfWYFq2CnNNMtk5P9taP9y53PzadwnWUYyCe834uFnCUKMACK/his3-07und04-historia-dos-brinquedos.pdf .
- Documento que disponibiliza o slide da Problematização - HIS3_07UND04 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xMjMrGjYQv6j7VjeS4XhAqvXKjWM8NsYt323xVXN5k6Bdh8hXu9qhWx56jyZ/his3-07und04-slide-da-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre as brincadeiras e o ensino de História para você se preparar para a aula:
- A magnífica história dos jogos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/a-magnifica-historia-dos-jogos%E2%80%A8/Acesso em: 11 de março de 2019.
- Origem dos jogos e brincadeiras. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/origem-dos-jogos-e-brincadeiras/32269.Acesso em: 11 de março de 2019.
- Brincar e guardar: caminhos interpretativos para uma coleção de brinquedos no museu paranaense. Disponível em: http://www.museuparanaense.pr.gov.br/arquivos/File/Brincar_e_guardar_caminhos_interpretativ.pdf. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Território do brincar - De encontro com a criança brasileira. Disponível em: http://territoriodobrincar.com.br/o-projeto/ . Acesso em: 11 de março de 2019.
- O brinquedo como objeto para o ensino da História local nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/arquivos/Anais/2017/Anais/Relato%20de%20Experiencia/Eixo%201%20Formacao%20e%20Acao%20Docente/O%20BRINQUEDO%20COMOOBJETO%20PARA%20O%20ENSINO%20DA%20HISTORIA%20LOCAL%20NOS%20ANOS%20INICIAIS%20DO%20ENSINO%20FUNDAMENTAL.doc . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Aprendendo história com as brincadeiras e os brinquedos infantis de hoje e de outras épocas: uma proposta pedagógica. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/download/13258/15179/ . Acesso em: 11 de março de 2019.
Fonte das imagens:
- Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Habitantes das Landes. Disponível em: https://an.wikipedia.org/wiki/Selva_d%27as_Landas#/media/File:GintracLandes.jpg. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Detalhe da pintura Die Kinderspiele ("brinquedos de criança") de Pieter Bruegel, o Velho (1560). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Perna_de_pau#/media/File:Stelzenl%C3%A4ufer_(Bruegel).jpg. Acesso em: 11 de março de 2019.
- "Criança com pião", pintura de Jean Siméon Chardin (óleo sobre tela, 1738). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pi%C3%A3o#/media/File:Auguste_Gabriel_Godefroy_01.JPG. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Pião. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pi%C3%A3o#/media/File:Pi%C3%A3o_de_corda.JPG. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Crianças demonstrando as suas habilidades com o bambolê. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bambol%C3%AA#/media/File:HoopDance.jpg. Acesso em: 11 de março de 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Solicite com antecedência aos alunos alguns materiais recicláveis para fazerem brinquedos.
- Caso necessite acesse os links a seguir para escolher os brinquedos que serão confeccionados e assim poder listar os materiais que os alunos deverão levar para a aula:
- http://artesanatobrasil.net/brinquedos-reciclados/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- http://www.artesanato.com/blog/brinquedos-reciclados/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- https://www.comofazeremcasa.net/brinquedos-com-material-reciclado-faceis-de-fazer/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- https://www.comofazeremcasa.net/15-lindos-brinquedos-reciclados-faceis-de-fazer/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=s8osbB0KinY. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS3_07UND04 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jUpGQGkdF6FcKypEDQj3JeQBBAyeEZaVKdANsGty3dudkPBnQP4yMpt7hDug/his3-07und04-slide-da-contextualizacao.pdf
- Ao apresentar o slide inicie uma conversa sobre as brincadeiras infantis.
- Levante hipóteses, juntamente com as crianças, sobre:
- Se as brincadeiras podem contar a história de uma comunidade.
- Se as brincadeiras podem contar sobre um determinado momento da história da humanidade.
- Se existem brincadeiras praticadas por adultos.
- Se as brincadeiras podem ser diferentes no meio urbano e no meio rural.
- Deixe que os alunos respondam a estes questionamentos.
- Diga aos alunos que as brincadeiras são muito importantes não só para o lazer das pessoas, tanto crianças quanto adultos, mas são fontes riquíssimas para contar sobre determinados momentos da História.
- Faça a impressão do documento que contém a história de alguns brinquedos: HIS3_07UND04 - História dos brinquedos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aYCQqhhHXNRJfWYFq2CnNNMtk5P9taP9y53PzadwnWUYyCe834uFnCUKMACK/his3-07und04-historia-dos-brinquedos.pdf
- Leia os textos contidos neste arquivo que demonstram a ligação existente entre os brinquedos e a História da humanidade.
Fonte da imagem:
- Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete (escreva no quadro ou leia) o slide.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide - HIS3_07UND04 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xMjMrGjYQv6j7VjeS4XhAqvXKjWM8NsYt323xVXN5k6Bdh8hXu9qhWx56jyZ/his3-07und04-slide-da-problematizacao.pdf
- Peça aos alunos para pensarem nesta pergunta e deixe que alguns comentem.
- Diga aos alunos que agora eles irão apreciar uma fonte de mídia que retrata as brincadeiras das crianças do campo: http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/nosso-campo/videos/t/edicoes/v/sera-que-a-infancia-e-diferente-para-as-criancas-do-campo-e-da-cidade/4291693/ . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Após assistirem faça de novo a pergunta do slide e deixe que os alunos comentem o que acham agora.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
- Proponha aos alunos fazerem alguns dos brinquedos citados nesta aula, usando os materiais trazidos por eles.
- Distribua os materiais recolhidos anteriormente juntamente com fitas adesivas, colas, barbantes, canetas hidrocor e giz de cera.
- Assim que terminarem deixe que brinquem um pouco com os brinquedos confeccionados.
- Estes brinquedos poderão fazer parte da brinquedoteca da sala.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp, PDF ou Print.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é demonstrar que as brincadeiras infantis são importantes momentos de lazer e cultura. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes o arquivo de contextualização. Você pode compartilhar prints das imagens e mandar as informações via texto.
Via áudio, texto ou vídeo, mande as seguintes questões para os estudantes:
- As brincadeiras podem contar a história de uma comunidade?
- As brincadeiras podem contar sobre um determinado momento da história da humanidade?
- Existem brincadeiras praticadas por adultos?
- As brincadeiras podem ser diferentes no meio urbano e no meio rural?
Peça que os estudantes copiem no caderno as respostas às questões. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações, via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Será que a infância é diferente para as crianças do campo e da cidade?”. Peça que respondam, via áudio e com as próprias palavras, a questão que intitula o vídeo e compartilhem no grupo da turma.
Sistematização
Para essa etapa, os estudantes farão um vídeo brincando da brincadeira preferida. O vídeo deve ser compartilhado no grupo da turma. Você pode produzir um quiz sobre brincadeiras no aplicativo Kahoot (veja aqui como fazer um). Dê o feedback das produções.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Exposição resgata histórias e brincadeiras antigas”, “A Bagunça dos Brinquedos - Cordel Para Crianças” e “Trailler do filme “Território do brincar”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O lugar em que vive.
Objeto (s) de conhecimento: A produção dos marcos da memória: formação cultural da população.
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.
Palavras-Chave: Brinquedos; Brincadeiras; Crianças; História das brincadeiras.