GEO3_03UND01 - Contextualização - Imagem para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Povos Indígenas - a tradição das rodas
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cultura e costumes, tradições: imaterialidades que constituem o espaço.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: imagem impressa, letra da música “Fui no Itororó”.
Material complementar:
Imagem: Disponível em: https://www.golmostrabrasil.com.br/#galeria/2 Acesso em: 15 de novembro de 2018. Disponível para impressão aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tpVn2DKzS7v2H7cF8UzK3BaxJ4jQw6nanXjAaSFXn65s5n5EvFvBmj6EtATC/geo3-03und01-contextualizacao-imagem-para-impressao.pdf
Letra da Música: Disponível em: https://www.letras.mus.br/temas-infantis/956061/ Acesso em: 15 de novembro de 2018
Para você saber mais:
Conceito de comunidades tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.
(Decreto Federal Nº6.040 de 7 de fevereiro de 2000)
http://www.ecobrasil.eco.br/30-restrito/categoria-conceitos/976-comunidades-ou-populacoes-tradicionais , acesso em 15/11/2018.
Conceito de povos indígenas:
https://campanhas.socioambiental.org acesso em 30/01/2018.
https://cimi.org.br/ acesso em 30/01/2018.
http://www.funai.gov.br/index.php/todos-ouvidoria/23-perguntas-frequentes/97-pergunta-3 acesso em 15/11/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Nesta aula, será apresentada uma atividade sobre comunidade indígena. Para iniciar, sentem-se em roda no pátio ou em um local ao ar livre na escola e leia aos alunos o tema da aula. Oriente-os com relação à formação de roda ter diversas finalidades na cultura indígena. Instigue-os a conhecer algumas delas participando da aula.
Como adequar à sua realidade: caso não haja possibilidade de estar ao ar livre, poderão sentar-se na sala de aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a aula mostrando aos alunos a imagem impressa de índios em roda. Pergunte aos alunos sobre o que acham que estão fazendo na imagem. Explique que muitos povos constituem a sociedade brasileira, e que eles têm costumes e tradições específicas. Faça a relação da roda, posição em que se sentaram, com a posição em que os índios se encontram na imagem apresentada. Explique sobre a enorme diversidade de povos indígenas no Brasil, que não são todos iguais e não vivem do mesmo jeito. Oriente os alunos que os índios usam a roda, a música e a dança para celebrar, agradecer, pedir bênçãos.
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha a possibilidade de imprimir a imagem, busque em livros e revistas ou em outras publicações uma imagem de índios em formação de roda para exibir aos alunos.
Imagem: Banco de imagens Nova Escola.
Povo Dessana Tukana, da Reserva de Tupé (região fronteiriça do Brasil com a Colômbia e a Venezuela)
Material complementar
Para imprimir a imagem e apresentar aos alunos clique no link abaixo:
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após mostrar a imagem impressa dos índios em roda, faça questionamentos como: Quem são essas pessoas nesta foto? O que elas estão fazendo? Por que estão em roda? O que vocês acham que os índios fazem em formação de roda?
Leia a letra da cantiga para os alunos e pergunte se alguém já ouviu e em que situação. Cante com eles ainda sentados.
Conte aos alunos que Itororó significa água barulhenta em Tupi. Questione-os se eles identificam semelhança nessa canção com alguma intenção dos indígenas quando cantam e dançam em roda (celebrar, agradecer, pedir bênçãos). Reforce que a letra da canção versa sobre a ausência da água buscada no Itororó. Pergunte aos alunos qual a importância da água para os povos indígenas e para eles.
Para você saber mais:
Ouça a cantiga e, se possível, apresente aos alunos.
Disponível em: https://www.ouvirmusica.com.br/cantigas-populares/1483146/ Acesso em: 11 de novembro de 2018
Se quiser explorar mais, desdobrando o tema, visite o site disponível em: http://memoriasantista.com.br/?p=1102 (Acesso em: 11 de novembro de 2018) que conta mais um pouco sobre a cantiga, o lugar a possível autoria dela.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Oriente os alunos que iremos experimentar uma canção que fala de uma palavra indígena “Itororó”, e que ela vem do tupi , língua indígena, e significa em português ‘jorro d’água´, ou seja, uma bica ou pequena queda. (y, água, e tororoma, jorro).
Peça aos alunos que levantem ainda em formação de roda e se movimentem lateralmente no ritmo do trecho da música indígena, marcando passo (afastando a perna direita (1) e juntando a perna esquerda (2), no ritmo 1-2; 1-2; 1-2.) Relacione esta atividade com a dança e o cântico como forma de fé, pois a falta de água é momentânea, voltará logo. Não há necessidade de ficar acordado, preocupado. No dia seguinte, a água retornará, como afirma a música.
Para você saber mais:
Como forma de desdobramento, acesse o link com outras cantigas de roda populares em todo o Brasil
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/cantigas-de-roda/ (acesso em: 11 de novembro de 2018)
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Proponha aos alunos uma construção coletiva de gestos para acompanhar a movimentação lateral. Deixe que sugiram movimentos e oriente para que encaixem em qual momento, como por exemplo, uma palma quando cantar uma palavra específica.
Ao final, sentem-se na roda para uma conversa perguntando a eles:
De que formas que eles imaginariam de recuperar a água da fonte.
Reflita com eles sobre a formação em roda ser um legado para a sociedade, que esta posição favorece o diálogo, para que todos se vejam e se ouçam.
Para você saber mais:
Mostre o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B8GW5U2o5Pc (acesso em: 11 de novembro de 2018)
com uma dança indígena em roda.
Como sugestão de desdobramento, caso possua mais de 50 minutos em sua aula, construa um chocalho com os alunos. Neste link, há um vídeo ensinando a fazer chocalhos com sucata: disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EsA-05VXSi8 (acesso em: 11 de novembro de 2018)
Outra sugestão, é depois do chocalho construído, que retornem ao espaço livre e façam novamente a dança em roda com a cantiga “fui no Itororó” acompanhando o ritmo e os gestos com o chocalho.
Para ir além e saber sobre como esta atividade com movimentos influencia na aprendizagem dos alunos, leia a matéria:
“O corpo, o movimento e a aprendizagem” da Nova Escola Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1030/o-corpo-o-movimento-e-a-aprendizagem (acesso em: 11 de novembro de 2018)
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Desenhos, Youtube e Paint
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (25 minutos)
Neste plano de aula o objetivo é que os estudantes conheçam costumes e tradições do povo indígena. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que nesta aula será apresentada uma atividade sobre comunidade indígena.
Contextualização (40 minutos - assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Pergunte o que eles acham que estão fazendo na imagem. Explique que muitos povos constituem a sociedade brasileira e que eles têm costumes e tradições específicas. Faça a relação da roda, da posição em que se sentaram, com a posição em que os índios se encontram na imagem apresentada.
Explique sobre a enorme diversidade de povos indígenas no Brasil, que não são todos iguais e não vivem do mesmo jeito. Oriente os alunos que os índios usam a roda, a música e a dança para celebrar, agradecer, pedir bênçãos. As imagens para esta etapa estão disponíveis aqui.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com toda a problematização, envie as imagens do plano original utilizando algum dos recursos mencionados no início do plano.
Faça questionamentos como: quem são essas pessoas? O que elas estão fazendo? Por que estão em roda? O que vocês acham que os índios fazem em formação de roda? As respostas deverão ser enviadas por mensagens de texto ou áudio.
Envie a cantiga aos estudantes, disponível aqui. Questione-os se eles identificam semelhança nessa canção com alguma intenção dos indígenas quando cantam e dançam em roda (celebrar, agradecer, pedir bênçãos). Reforce que a letra versa sobre a ausência da água buscada no Itororó. Pergunte aos alunos qual a importância da água para os povos indígenas e para eles.
Ação propositiva (40 minutos - assincronamente)
Grave uma videoaula orientando as crianças como elas devem organizar esta etapa em suas residências. Peça aos alunos que, em um espaço amplo, levantem e se movimentem lateralmente no ritmo do trecho da música indígena, marcando passo: afastando a perna direita (1) e juntando a perna esquerda (2), no ritmo 1-2; 1-2; 1-2.
Relacione esta atividade com a dança e o cântico como forma de fé, pois a falta de água é momentânea, voltará logo. Não há necessidade de ficar acordado, preocupado. No dia seguinte, a água retornará, como afirma a música, disponível aqui.
Sistematização (60 minutos - assincronamente)
Nesta etapa, reflita com eles sobre a formação em roda ser um legado para a sociedade, que esta posição favorece o diálogo, para que todos se vejam e se ouçam. Mostre o vídeo disponível aqui. Peça que eles produzam desenhos de suas percepções sobre a dança de roda dos povos indígenas. Os desenhos podem ser feitos com o auxílio do Google Desenhos (veja aqui o tutorial de uso da ferramenta) ou do Paint.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo Raízes do Brasil, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Dyone Andrade
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Conhecer costumes e tradições do povo indígena.
Habilidade (s) da Base: (EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.