Plano de Aula

Plano de aula: Comunidades ciganas

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cultura e costumes, tradições: imaterialidades que constituem o espaço.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, tabuleiro do jogo impresso, cola, tesoura e caneta.

Materiais complementares:

Texto a língua Romani: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z2Skf2FmH2qgmJdwkAyd3DtYsVMYgFbmcgz6dcNQBVd4wgjkzEJSM5dzBvtK/geo3-03und05-contextualizacao-texto-a-lingua-romani.pdf

Peças do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WXFaszSadVA5XdspnP7JTv7RR9B4tQ5sAMxjQ7aEfmq5WeHWq4FxxEJYVwt9/geo3-03und05-acao-propositiva-pecas-do-jogo.pdf

Jogo e instruções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fbc2aEcsyp6QDpqn47GVUgFUUPnGXYnbJssCYtxGx6w3zZjCJDTgrwtSehEg/geo3-03und05-acao-propositiva-jogo-e-instrucoes.pdf

Para você saber mais:

Conceito de comunidades tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Disponível em: (Decreto Federal Nº6.040 de 7 de fevereiro de 2000) Acesso em: 13 de novembro de 2018 e http://www.ecobrasil.eco.br/30-restrito/categoria-conceitos/976-comunidades-ou-populacoes-tradicionais Acesso em: 13/11/2018

Conceito de comunidade Cigana: Existem vários grupos que compõem os povos ciganos, por exemplo: os Rom, os Sinti, os Calon. Estão distribuídos em todos os estados da Federação e no Distrito Federal. Cada um desses grupos étnicos possui dialetos, tradições e costumes próprios. Algumas características são comuns a esses grupos. A primeira delas é o espírito viajante. Muitos deles ainda estão voltados às atividades itinerantes tradicionais da cultura cigana, porém nem toda pessoa de etnia cigana é nômade. Os ciganos se utilizam quase exclusivamente da transmissão de conhecimentos, de seus costumes e tradições de maneira oral, em línguas e dialetos próprios do seu povo, sendo caracteristicamente ágrafos. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/informe/Povos_Ciganos.pdf Acesso em: 07/01/2019

Romani: O Romani é a expressão mais evidente da identidade cultural cigana. A língua é, em si, um idioma não territorial que não possui escrita específica.

Referências:

http://www.embaixadacigana.org.br/dancas_ciganas.html Acesso em: 18/01/2019

http://www.embaixadacigana.org.br Acesso em: 18/01/2019

http://www.kumpaniaromai.com.br/textos/termosciganos.htm Acesso em: 18/01/2019

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesta aula serão apresentadas características da comunidade cigana. Para iniciar, sentem-se em grupos de quatro na sala de aula.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA