GEO3_03UND05 - Contextualização - Texto a língua Romani
Plano de Aula
Plano de aula: Comunidades ciganas
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cultura e costumes, tradições: imaterialidades que constituem o espaço.
Por: Dyone Andrade
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, tabuleiro do jogo impresso, cola, tesoura e caneta.
Materiais complementares:
Texto a língua Romani: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z2Skf2FmH2qgmJdwkAyd3DtYsVMYgFbmcgz6dcNQBVd4wgjkzEJSM5dzBvtK/geo3-03und05-contextualizacao-texto-a-lingua-romani.pdf
Jogo e instruções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fbc2aEcsyp6QDpqn47GVUgFUUPnGXYnbJssCYtxGx6w3zZjCJDTgrwtSehEg/geo3-03und05-acao-propositiva-jogo-e-instrucoes.pdf
Para você saber mais:
Conceito de comunidades tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Disponível em: (Decreto Federal Nº6.040 de 7 de fevereiro de 2000) Acesso em: 13 de novembro de 2018 e http://www.ecobrasil.eco.br/30-restrito/categoria-conceitos/976-comunidades-ou-populacoes-tradicionais Acesso em: 13/11/2018
Conceito de comunidade Cigana: Existem vários grupos que compõem os povos ciganos, por exemplo: os Rom, os Sinti, os Calon. Estão distribuídos em todos os estados da Federação e no Distrito Federal. Cada um desses grupos étnicos possui dialetos, tradições e costumes próprios. Algumas características são comuns a esses grupos. A primeira delas é o espírito viajante. Muitos deles ainda estão voltados às atividades itinerantes tradicionais da cultura cigana, porém nem toda pessoa de etnia cigana é nômade. Os ciganos se utilizam quase exclusivamente da transmissão de conhecimentos, de seus costumes e tradições de maneira oral, em línguas e dialetos próprios do seu povo, sendo caracteristicamente ágrafos. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/informe/Povos_Ciganos.pdf Acesso em: 07/01/2019
Romani: O Romani é a expressão mais evidente da identidade cultural cigana. A língua é, em si, um idioma não territorial que não possui escrita específica.
Referências:
http://www.embaixadacigana.org.br/dancas_ciganas.html Acesso em: 18/01/2019
http://www.embaixadacigana.org.br Acesso em: 18/01/2019
http://www.kumpaniaromai.com.br/textos/termosciganos.htm Acesso em: 18/01/2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Nesta aula serão apresentadas características da comunidade cigana. Para iniciar, sentem-se em grupos de quatro na sala de aula.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA