GEO3_03UND04 - Contextualização - Lenda Iati
Plano de Aula
Plano de aula: Comunidades Ribeirinhas
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cultura e costumes, tradições: imaterialidades que constituem o espaço.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Para o desenvolvimento da ação propositiva os alunos deverão estar organizados em grupos de 4 pessoas.
Materiais necessários:
Imagem da Matinta Perera para apresentar aos alunos: Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c6/Witch_of_Endor_%28Martynov%29_detail.jpg Acesso em: 03/01/2019
Material complementar:
Texto com a lenda para leitura e impressão:
Vídeo Matinta Perera - Disponível em: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/interaja/multiclube/9a11/diz-a-lenda/13068-matinta-perera Acesso em: 27/12/2018
Para você saber mais:
Conceito de comunidades tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Disponível em: (Decreto Federal Nº6.040 de 7 de fevereiro de 2000) Acesso em: 13 de novembro de 2018 e http://www.ecobrasil.eco.br/30-restrito/categoria-conceitos/976-comunidades-ou-populacoes-tradicionais Acesso em: 13 de novembro de 2018
Conceito de comunidade Ribeirinha: Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência. Disponível em: http://www.ecobrasil.eco.br/site_content/30-categoria-conceitos/1195-comunidades-tradicionais-ribeirinhos Acesso em: 27/12/2018
Matinta Perera: Conta a lenda, que à noite, um assobio agudo perturba o sono das pessoas e assusta as crianças, ocasião em que o dono da casa deve prometer tabaco ou fumo. A Matinta Perera é uma ave de vida misteriosa e cujo assobio nunca se sabe de onde vem. Dizem que ela é o Saci Pererê em uma de suas formas. Também assume a forma de uma velha vestida de preto, com o rosto parcialmente coberto. Prefere sair nas noites escuras, sem lua. Quando vê alguma pessoa sozinha, ela dá um assobio ou grito estridente, cujo som lembra a palavra: “Matinta Perêra…” Disponível em: https://noamazonaseassim.com.br/a-lenda-da-matinta-perera/ Acesso em: 27/12/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Nesta aula, será apresentada o modo de vida das comunidades ribeirinhas. Para iniciar, solicite que os alunos leiam em conjunto o tema da aula e comentem o que conhecem a respeito desse povo.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Leia a lenda de Iati para os alunos. Ressalte que folclore constitui um conjunto de tradições e manifestações culturais de um povo, constituído por lendas, mitos dentre outros. São histórias criadas a partir de um contexto, como as características de um local. As lendas fazem parte da cultura brasileira. No caso, a lenda de Iati relata o surgimento do Rio São Francisco, um dos maiores rios do Brasil, onde habitam diversas comunidades que retiram do rio o seu sustento.
Conduza os alunos a refletir sobre a importância dos rios para estas comunidades e de que forma estas pessoas retiravam seu sustento dele. Quais seriam as coisas boas e o que eles acreditam que seria ruim viver em locais próximos aos rios?
Material complementar
Texto com a lenda para leitura e impressão:
Disponível em:
https://mpabrasil.org.br/das-lagrimas-da-india-iati-as-lagrimas-do-velho-chico/ Acesso em 10.03.2019
Link da imagem:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sereia_do_Rio_(10071665606).jpg
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Para analisar melhor o modo de vida dessas pessoas, comente com os alunos que muitas pessoas vivem próximo a regiões cercadas por diferentes espécies de plantas. Um exemplo são comunidades que vivem em regiões bem próximas aos rios da Floresta Amazônica. Pergunte aos alunos, a partir da observação dessa imagem, como será que as pessoas conseguem se deslocar em espaços como esses? No que podem trabalhar? Como escapar dos períodos das cheias dos rios morando perto deles?
Reserve alguns instantes para que a classe reflita sobre essas questões.
Imagem do rio para apresentar aos alunos: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Amazon_CIAT_(2).jpg, acesso em 09/03/2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Após a discussão sobre o folclore presente na cultura das comunidades ribeirinhas. Solicite que os alunos se reúnam em grupos de 4 pessoas. Cada grupo deverá observar a imagem projetada, discutir e traçar hipóteses em seus cadernos sobre o modo de vida da população ribeirinha. Para nortear a observação, os alunos deverão pensar sobre as questões apresentadas anteriormente:
- Como os ribeirinhos conseguem se deslocar por espaços como esses?
- No que podem trabalhar?
- Como escapar dos períodos das cheias dos rios morando perto deles?
- O que os rios podem fornecer para essa população?
- O que mais vocês imaginam a respeito da vida dos ribeirinhos?
Imagem do rio para apresentar aos alunos: Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Workshop_jornalistas_desmatamento_na_Amazonia_7846.jpg, acesso em 09/03/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou escreva na lousa as características da população ribeirinha e solicite que os alunos verifiquem se as hipóteses levantadas por eles estavam corretas. Quando eles acabarem de conferir, pergunte o que eles acertaram e o que escreveram de diferente. Permita que os alunos exponham as suas percepções sobre o tema trabalhado.
Para você saber mais
Conceito de comunidade Ribeirinha: Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência. Disponível em: http://www.ecobrasil.eco.br/site_content/30-categoria-conceitos/1195-comunidades-tradicionais-ribeirinhos Acesso em: 27/12/2018
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs e Word
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
- Direitos humanos
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes conheçam costumes e tradições das comunidades extrativistas. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que será apresentada o modo de vida das comunidades ribeirinhas.
Contextualização (30 minutos)
Após o anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Leia a lenda de Iati para os alunos (grave no vídeo). Ressalte que folclore constitui um conjunto de tradições e manifestações culturais de um povo, constituído por lendas, mitos, entre outros. Conduza os alunos a refletir sobre a importância dos rios para essas comunidades e de que forma essas pessoas retiravam seu sustento dele. Quais seriam as coisas boas e o que eles acreditam que seria ruim em viver em locais próximos aos rios?
O texto com a lenda para leitura está disponível aqui.
Problematização (50 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo para a problematização para analisar melhor o modo de vida dessas pessoas. Comente com os alunos que muitas pessoas vivem perto de regiões cercadas por diferentes espécies de plantas. Um exemplo são comunidades de regiões próximas aos rios da Floresta Amazônica.
A partir da observação desta imagem disponível aqui, pergunte: como será que as pessoas conseguem se deslocar em espaços como esses? No que podem trabalhar? Como escapar dos períodos das cheias dos rios morando perto deles?
Peça que as respostas sejam enviadas por mensagens de texto ou áudio no grupo da turma.
Ação propositiva (um dia - assincronamente)
Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Solicite que os alunos se reúnam em grupos de quatro pessoas e que este encontro seja realizado por meio de alguma ferramenta virtual. Cada grupo deverá observar a seguinte imagem, disponível aqui.
Solicite que eles conversem, discutam e tracem hipóteses em seus cadernos sobre o modo de vida da população ribeirinha. Para nortear a observação, os alunos deverão pensar sobre as questões apresentadas anteriormente:
- Como os ribeirinhos conseguem se deslocar por espaços como esses?
- No que podem trabalhar?
- Como escapar dos períodos das cheias dos rios morando perto deles?
- O que os rios podem fornecer para essa população?
- O que mais vocês imaginam a respeito da vida dos ribeirinhos?
Disponibilize essas orientações e a imagem do rio para os alunos.
Sistematização (40 minutos)
Peça que os alunos enviem todas as hipóteses levantadas por eles. Faça uma tabela, no Word ou Google Docs, e a envie para a turma. Peça que escolham cinco das melhores hipóteses para anotarem em seus cadernos, como forma de sistematização da turma.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças às sugestões que seguem abaixo do cotidiano das populações ribeirinhas:
- “Comunidades ribeirinhas”, disponível aqui
- “Comunidade paraense mantém cultura e tradições mesmo com chegada de mineradora à região”, disponível aqui
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Dyone Andrade
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Conhecer costumes e tradições das comunidades extrativistas.
Habilidade (s) da Base: (EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.