Plano de Aula

Plano de aula: Comunidades Extrativistas

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cultura e costumes, tradições: imaterialidades que constituem o espaço.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Texto sobre a comunidade extrativista -Disponível em: http://www.ecobrasil.eco.br/30-restrito/categoria-conceitos/1103-comunidades-tradicionais-extrativistas-seringueiros Acesso em: 30/11/2018

Imagem do Balaio para apresentar aos alunos: Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ea/Balaio_Karaj%C3%A1_1939_MN_01.jpg/446px-Balaio_Karaj%C3%A1_1939_MN_01.jpg Acesso em: 30/11/2018

Cantiga popular “Balaio”: Disponível em: https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/983982/ acesso em: 30/11/2018

Passo à passo para confeccionar o balaio: Disponível em: https://www.fazfacil.com.br/artesanato/cesto-jornal-reciclavel/ Acesso em: 30/11/2018

Jornal, cola e tesoura.

Material complementar:

Texto para leitura: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4YTgqzahRuPYhnftXhnphbAx88U6aTeaktvmaaCDjYdtNGD98sPeGuH8hsFy/geo3-03und03-contextualizacao-texto-sobre-a-comunidade-extrativista.pdf

Cantiga: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8XwS5GRpCgf9652YJy8NKQ93KYGdAGje6tbz6ntaUfpfNjJK8fBTjvXBbrgU/geo3-03und03-problemalizacao-musica-balaio.pdf

Passo a passo do balaio de jornal: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8rFfZykxY73Ae9dhFSKjXJAGrgGBMEwKvcJHPZJpXHNeQ9VYahvqhbpzg62T/geo3-03und03-acao-propositiva-passo-a-passo-balaio-de-jornal.pdf

Para você saber mais:

Conceito de comunidades tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Disponível em: (Decreto Federal Nº6.040 de 7 de fevereiro de 2000) Acesso em: 13 de novembro de 2018 e http://www.ecobrasil.eco.br/30-restrito/categoria-conceitos/976-comunidades-ou-populacoes-tradicionais Acesso em: 13 de novembro de 2018

Conceito de comunidade Extrativista: O termo extrativismo, em geral é utilizado para designar toda atividade de coleta de produtos naturais, seja de origem mineral, animal, ou vegetal. Extrativismo significa resumidamente todas as atividades de coleta de produtos naturais, sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral. É a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria. Disponível em: https://educalingo.com/pt/dic-pt/extrativista Acesso em: 30/11/2018

Balaio: Cesto grande feito de palha, usado antigamente para armazenar ou carregar mantimentos (milho na espiga, ração para o gado, etc...) Disponível em: https://www.dicionarioinformal.com.br/balaio/ Acesso em: 30/11/2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Nesta aula, será apresentada uma atividade da comunidade extrativista. Para iniciar, sentem-se em duplas na sala de aula para receber as orientações do professor.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA