GEO3_03UND03 - Ação Propositiva - Passo a passo balaio de jornal
Plano de Aula
Plano de aula: Comunidades Extrativistas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cultura e costumes, tradições: imaterialidades que constituem o espaço.
Por: Dyone Andrade
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Texto sobre a comunidade extrativista -Disponível em: http://www.ecobrasil.eco.br/30-restrito/categoria-conceitos/1103-comunidades-tradicionais-extrativistas-seringueiros Acesso em: 30/11/2018
Imagem do Balaio para apresentar aos alunos: Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ea/Balaio_Karaj%C3%A1_1939_MN_01.jpg/446px-Balaio_Karaj%C3%A1_1939_MN_01.jpg Acesso em: 30/11/2018
Cantiga popular “Balaio”: Disponível em: https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/983982/ acesso em: 30/11/2018
Passo à passo para confeccionar o balaio: Disponível em: https://www.fazfacil.com.br/artesanato/cesto-jornal-reciclavel/ Acesso em: 30/11/2018
Jornal, cola e tesoura.
Material complementar:
Texto para leitura: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4YTgqzahRuPYhnftXhnphbAx88U6aTeaktvmaaCDjYdtNGD98sPeGuH8hsFy/geo3-03und03-contextualizacao-texto-sobre-a-comunidade-extrativista.pdf
Passo a passo do balaio de jornal: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8rFfZykxY73Ae9dhFSKjXJAGrgGBMEwKvcJHPZJpXHNeQ9VYahvqhbpzg62T/geo3-03und03-acao-propositiva-passo-a-passo-balaio-de-jornal.pdf
Para você saber mais:
Conceito de comunidades tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Disponível em: (Decreto Federal Nº6.040 de 7 de fevereiro de 2000) Acesso em: 13 de novembro de 2018 e http://www.ecobrasil.eco.br/30-restrito/categoria-conceitos/976-comunidades-ou-populacoes-tradicionais Acesso em: 13 de novembro de 2018
Conceito de comunidade Extrativista: O termo extrativismo, em geral é utilizado para designar toda atividade de coleta de produtos naturais, seja de origem mineral, animal, ou vegetal. Extrativismo significa resumidamente todas as atividades de coleta de produtos naturais, sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral. É a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria. Disponível em: https://educalingo.com/pt/dic-pt/extrativista Acesso em: 30/11/2018
Balaio: Cesto grande feito de palha, usado antigamente para armazenar ou carregar mantimentos (milho na espiga, ração para o gado, etc...) Disponível em: https://www.dicionarioinformal.com.br/balaio/ Acesso em: 30/11/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Nesta aula, será apresentada uma atividade da comunidade extrativista. Para iniciar, sentem-se em duplas na sala de aula para receber as orientações do professor.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA