GEO3_01UNDD05 - Contextualização - Enigma
Plano de Aula
Plano de aula: O campo e a cidade
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção de paisagem cultural: imaterialidades que constituem o espaço.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os alunos deverão estar em trios durante toda a aula. Prepare previamente a impressão do enigma, do texto e suas questões, uma caixinha e o jogo das cartinhas. Em quantidade suficiente para que cada trio receba o material. As questões deverão ser cortadas e já inseridas na caixinha. O jogo com as 3 cartinhas também deve ser preparado antes da execução da aula.
Materiais necessários: quadro, materiais impressos (enigma, história, questões, jogo), caixinha, cronômetro ou relógio, papel pardo, e caneta para cartaz.
Material complementar:
Atividade de Enigma da contextualização: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ShUaJg93REKeza76uTAUZujMp5dwB7VPzYDzSa8reeKQQ7Hqg8qJBEjUyXyh/geo3-01undd05-contextualizacao-enigma.pdf >
História adaptada e questões para impressão: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5hKeTqabvWtxeAnFCnYcMDUATFjPbgWgcyRunmJ4aTav67KTaxz82nk78d2p/geo3-01und05-problematizacao-historia-e-atividade.pdf>
Para saber mais:
Analisando a relação cidade campo e as formas de ruralidade no bairro Pinheirinho- Alfenas MG. Disponivel em: <https://www.unifal-mg.edu.br/simgeo/system/files/anexos/Let%C3%ADcia%20Silv%C3%A9rio%20da%20Silva.pdf> Acesso em 11 de março de 2019
O campo e a cidade no ensino de Geografia. Disponível em: <http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404586863_ARQUIVO_CBGVALERIARPEREIRA.pdf> Acesso em 11 de março de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete e leia o tema da aula para a turma: O campo e a cidade. Pergunte onde estamos (se campo ou cidade) e diga que essa aula será para refletir algumas questões relacionadas ao campo e a cidade.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Distribua uma cópia do enigma, encontrado no link a seguir, para cada trio e orientar que descubram a frase escrita. Diga que entre os membros dos trios deverão fazer a pergunta um para o outro e ouvir com atenção as respostas. Enquanto os alunos trabalham, ande entre eles para verificar quem precisa de ajuda e orientar o processo corretamente. Se julgar necessário peça aos trios que concluíram primeiro que ajude os demais colegas.
Selecione 3 alunos para comentar o que conversaram. Diga que as suposições deles sobre o que é viver no campo e na cidade são válidas e que logo as utilizaremos.
Material complementar
Enigma para impressão:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ShUaJg93REKeza76uTAUZujMp5dwB7VPzYDzSa8reeKQQ7Hqg8qJBEjUyXyh/geo3-01undd05-contextualizacao-enigma.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Repita a pergunta: “Como será a vida no campo e na cidade?” Comente que contará uma adaptação da fábula: O rato do campo e o rato da Cidade. A história fala de dois ratos, primos, um que mora na cidade e o outro no campo e que antes da carta passaram uma temporada um na casa do outro. Eles não gostaram da estadia pela grande diferença do modo de vida em cada um dos locais. O rato do campo constata que na cidade não há o costume de prestar atenção à fase da lua e demais astros..
O rato da cidade se admirou por conhecer mais intimamente o vizinho de fazenda. falou do acolhimento que teve mesmo que as casas estivessem tão distantes.
Link para a história adaptada e atividade para impressão: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5hKeTqabvWtxeAnFCnYcMDUATFjPbgWgcyRunmJ4aTav67KTaxz82nk78d2p/geo3-01und05-problematizacao-historia-e-atividade.pdf>
Peça que prestem atenção pois alguns trios serão questionadas sobre a história. Em seguida, leia o texto com ênfase e entusiasmo para a turma. Em seguida, pegue sua caixinha com questões para a turma responder.
As questões estão logo após a história e, nesta etapam é necessário estar pronta para uso.
Selecione o primeiro aluno para responder. Peça que ele retire um dos papéis e responda. Em seguida ele escolherá o próximo colega a participar. Faça assim até que todas as questões sejam feitas.
As perguntas da caixinha são:
- Onde vivem os animais da história?
- O rato do campo tem algum parentesco com o rato da cidade? Qual?
- Antes de escrever as cartas, o que cada um fez?
- Você acha que os ratinhos gostaram da temporada na casa do primo?
- Há a identificação de quem escreveu cada um dos trechos das cartas?
- A vida na cidade é mesmo tão diferente da vida no campo? Justifique.
- Quem poderia ter escrevido a frase: “Muito estranho!!! O tempo é ditado por um instrumento pequeno no pulso e muitas vezes nem percebemos em que lua estamos. Estrelas? Difícil ver em meio aquela claridade toda.”
- Quem poderia ter escrevido a frase: “A casa do vizinho mais próximo fica há algumas léguas, ficamos muito amigos, conheci seus filhos e esposa. Achei muito legal”.
Ouça cada resposta atentamente e diga que agora faremos suposições e comparações acerca da vivência no campo e na cidade.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Aqui o jogo deve estar pronto e em quantidade suficiente para todos os trios. São três cartinhas por trio.
Oriente que agora faremos um mini jogo de cartinhas.
Distribua, colocando-as uma sobre a outra em montinho com a pergunta virada para baixo. Avise que com seu comando, qualquer um de cada trio pegará a cartinha de cima, e que juntos façam o que foi pedido até o seu aviso de finalizar e trocar de cartinha. O tempo estabelecido (3 minutos para leitura e reflexão para cada carta) é cronometrado por você. Ao término do tempo, outro aluno deverá rapidamente pegar a próxima do monte, com uma nova questão para pensar.
Faça isso até que todas tenham sido concluídas.
As questões para reflexão contidas nas cartinhas são:
-CIRCULAÇÃO DE PESSOAS: Imaginem e descrevam sobre as vias e ruas e meios de transporte, no campo e na cidade.
-PAISAGEM: Feche os olhos e imagine uma paisagem campestre e outra da cidade. Diga aos colegas como seriam estes locais.
-ALIMENTAÇÃO: Que tipo de alimento é consumido por quem vive no campo e na cidade? Liste 5 tipos para cada um.
Material complementar
Jogo para impressão: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3KequxxEcnWd6Az3d4PJqzmenyZJd3jfxN2KF7vZDWu68zpFXdzxHfYhD8n5/geo3-01und05-acao-propositiva-jogo.pdf>
Esta tabela deverá ser cortada em três partes e coladas em um papel com maior gramatura. Cada quadrado abaixo será uma cartinha que deverá ser entregue aos alunos em trios. Sugerimos que faça previamente a quantidade suficiente para a turma.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Após desenvolvimento da atividade anterior, diga que juntos produzirão um painel com as informações de cada trio. Cole o papel em uma altura que os alunos consigam acessar, sob o título: O campo e a Cidade. Podem ir para o pátio ou um espaço livre da sala. Coloque o papel no chão e peça para todos sentarem em volta dele para esse momento de reflexão. Pegue cartinha por cartinha e pergunte aos alunos o que responderam quando leram tal questão. Ouça os trios com atenção e peça que cada trio escreva no painel duas palavras que resumam a resposta de cada cartinha. Sendo uma referente ao campo e outra a cidade. Enquanto eles escrevem ouça os demais alunos. Deixar fixado na sala de aula.
Esteja atento às discussões para evitar o aprofundamento de estereótipos sobre a vida do campo e da cidade. Destaque que hoje cada vez mais valores e hábitos de vida urbanos chegam ao campo.
Para saber mais:
O campo e a cidade devem ser vistos como lugares que possuem complementaridade, apesar da existência de técnicas de trabalho distintas. A era técnico-científico-informacional chega para os dois, adaptando-se às suas peculiaridades.
Analisando a relação cidade campo e as formas de ruralidade no bairro Pinheirinho - Alfenas MG. Disponivel em: <https://www.unifal-mg.edu.br/simgeo/system/files/anexos/Let%C3%ADcia%20Silv%C3%A9rio%20da%20Silva.pdf> Acesso em 11 de março de 2019
O campo e a cidade no ensino de Geografia. Disponível em: <http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404586863_ARQUIVO_CBGVALERIARPEREIRA.pdf> Acesso em 11 de março de 2019
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: Google Jamboard; WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom
Valores trabalhados
- Cidadania
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem e compararem características da vida no campo e na cidade. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e pergunte onde estamos (se campo ou cidade). Diga que essa aula será para refletir algumas questões relacionadas ao campo e à cidade.
Contextualização (40 minutos)
Após anunciar o tema da aula, envie o slide desta etapa que está no plano original aos estudantes e grave uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
O material do enigma proposta para a atividade pode ser encontrado aqui. Peça que com a ajuda dos seus familiares, os alunos respondam ao enigma. Marque um horário com eles para que as respostas sejam encaminhadas no grupo da turma.
Problematização (dois dias - assincronamente)
Grave um vídeo com toda a problematização. Envie o slide desta etapa que está disponível no plano original e grave um vídeo fazendo a problematização. Pergunte: como será a vida no campo e na cidade?
Conte uma adaptação da fábula “O rato do campo e o rato da cidade”. A história fala de dois ratos, primos, um que mora na cidade e o outro no campo e que antes da carta passaram uma temporada um na casa do outro. Eles não gostaram da estadia pela grande diferença do modo de vida em cada um dos locais. O rato do campo constata que na cidade não há o costume de prestar atenção à fase da lua e demais astros. O rato da cidade se admirou por conhecer mais intimamente o vizinho de fazenda, falou do acolhimento que teve mesmo que as casas estivessem tão distantes. A história adaptada e atividade estão disponíveis aqui.
Leia o texto com ênfase e entusiasmo para a turma. Em seguida, peça que respondam às questões que constam na atividade enviada. Oriente que as respostas sejam feitas no caderno. Para a correção, faça um sorteio. Os escolhidos deverão ler por áudio as respostas que escreveram.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Peça que cada estudante tenha suas cartas em mãos. Se eles não puderem fazer a impressão, podem copiá-la em uma folha. Diga que agora eles farão um mini jogo de cartinhas. As questões para reflexão são:
- CIRCULAÇÃO DE PESSOAS: imagine e descreva sobre as vias e ruas e meios de transporte, no campo e na cidade
- PAISAGEM: feche os olhos e imagine uma paisagem campestre e outra da cidade. Diga aos colegas como seriam esses locais
- ALIMENTAÇÃO: que tipo de alimento é consumido por quem vive no campo e na cidade? Liste 5 tipos para cada um
O material para preparação do jogo está disponível aqui. A tabela deverá ser cortada em três partes, posteriormente, coladas no caderno. Peça que todas as respostas sejam feitas no caderno e depois encaminhem por meio de uma foto.
Sistematização (60 minutos)
Após desenvolvimento da atividade anterior, diga que juntos produzirão um painel virtual com as informações coletadas. Com o auxílio do programa da Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, os estudantes poderão colocar suas respostas, escrevendo no painel duas palavras que resumam a resposta de cada cartinha. Sendo uma referente ao campo e outra à cidade. O vídeo com o passo a passo para acesso à ferramenta encontra-se disponível aqui.
Caso não saiba usar a plataforma, peça que os estudantes escrevam as respostas em uma folha e enviem as fotos com as palavras que representem suas considerações nas cartinhas. Peça para compartilharem tudo no grupo da turma.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo da história do “Rato do campo e do rato da cidade”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Viviane Ferreira
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar e comparar características da vida no campo e na cidade.
Habilidade (s) da Base: (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.