GEO3_01UND04 - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Viola caipira e catira: imaterialidade cultural
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção de paisagem cultural: imaterialidades que constituem o espaço.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Inicie a aula com a turma em círculo.
Materiais necessários: Quadro, projetor, download da música sugerida e/ou vídeo do youtube
Material complementar:
Imagens da contextualização e problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ScmD4NfzyhnShmDV2mTgArkdvjKrw5GdgKSPdwJuQsTh2cHuH9cCdJPksYhp/geo3-01und04-imagens-para-impressao.pdf
Música da Ação Propositiva: https://www.youtube.com/watch?v=2DUD5io9ayM
Para você saber mais:
http://www.picanhanalenha.com.br/catira-historia-e-tradicao-em-uberaba/
<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa18736/almeida-junior/obras?p=3>
Sobre a viola caipira, também vale conferir o video produzido pela unesp no youtube: <https://www.youtube.com/watch?v=kdVdzh0Q_F4>
MACHADO, Juliana Alves. CATIRA COMO INSTRUMENTO DE SOCIABILIDADE E BEM ESTAR.
IV Simpósio Nacional do CieAA, II Simpósio Nacional de História e o I Colóquio Nacional UEG na Escola.v. 2 n. 1 (2012). Disponível em: <http://www.anais.ueg.br/index.php/simposiocieaa/article/view/231-240 > Acesso em 16 de janeiro de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Utilize a sala com as carteiras em círculo, de forma que o centro esteja livre. Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Peça aos alunos que leiam o tema em voz alta e juntos. Comente brevemente que a aula se desenvolverá para entender como um instrumento e uma dança podem se tornar símbolo de uma época e de um povo fazendo parte dos aspectos culturais.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA