Plano de Aula

Plano de aula: Técnicas de cultivo: Tradicional X Moderna

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção de paisagem cultural: imaterialidades que constituem o espaço.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor multimídia, imagens impressas, quadro, caderno

Material complementar:

As imagens dos slides estão com o link nos comentários, podendo ser impressas para substituir ausência de projetor através deste link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3NHQY8rFXc6GPUGbswBQhEeMjDHT5YzdTHsNBP98hDkqh5cpP5ebAdfYxbY/ge03-01und02-imagens.pdf

Ou de forma individual em:

Homem arando a terra. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Traditional_Farming_Methods_and_Equipments.jpg

Máquina no campo: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f5/Colheitadeira_de_soja._-_panoramio.jpg

Coivara: http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.htm

Irrigação no campo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Irriga%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Feij%C3%A3o_MacLee_270506_2.JPG

Máquina rural: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_moderna#/media/File:Claas_405_vogelperspektive.jpg

Máquina realizando a colheita: https://pt.wikipedia.org/wiki/Colheitadeira#/media/File:Combine-harvesting-corn.jpg

Para você saber mais:

Memória social e ecologia histórica: a agricultura de coivara das populações quilombolas do vale do Ribeira e sua relação com a formação da mata atlântica. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41134/tde-07032010-134736/en.php. >Acesso em 29 de novembro de 2018

Sobre coivara e Agricultura moderna:

A técnica da coivara é praticada por populações tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas, na qual abrem uma clareira na floresta através de derrubada das árvores, deixam os troncos caídos secarem ao sol e depois ateiam-lhes fogo. O terreno está pronto - irregular, desnivelado e coberto de cinzas. O plantio é feito após as primeiras chuvas, com todos os vegetais misturados. E geralmente é realizada de modo familiar, garantindo a subsistência do grupo e em pequenas porções de territórios.

A agricultura moderna ganha destaque no mundo pós guerras a fim de promover o aumento da produtividade rural e diminuir a fome no mundo com o uso intenso de sementes modificadas geneticamente, fertilização do solo, uso de agrotóxicos e maquinário para a mecanização do campo, observa-se o uso dessa técnica em grandes propriedades de terra.

https://www.researchgate.net/publication/259640370_Coivara_Cultivo_Itinerante_na_Floresta_Tropical

Sobre agricultura indígena: http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html

https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/402939/1/OrientalDoc105.PDF

Contextos prévios: formas de cultivo

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula, peça para um aluno realizar a leitura. Em seguida, questione a um aluno: “ O que você entende ou supõe sobre o tema?” Ouça-o brevemente e use o próximo slide

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA