GEO3_11UND04 - Texto e diagrama
Plano de Aula
Plano de aula: Impacto ambiental - poluição da água
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Impactos socioamebientais e conscientização local.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folha impressa com o texto e o diagrama, lápis, borracha, projetor.
Material complementar:
Imagens para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eH7se9B2jqkPC78QSreT6jtsddWMrDMxh3Xwvq5v5haDQr6T3swgfJW3ecGt/geo3-11und04-imagens-para-imprimir.pdf
Texto e diagrama: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mudw9Ey9hDCd6GttJ64uyEcDcTnzWXGz5cnvHgQYXb3BMktYdwwRCVg9kVy6/geo3-11und04-texto-e-diagrama.pdf
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves. Poluição Hídrica. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas.htm>. Acesso em: 23 fev 2019.
____________. Impactos ambientais e tipos de poluição. Escola Educação. Disponível em: <https://escolaeducacao.com.br/impactos-ambientais-e-tipos-de-poluicao/>. Acesso em: 23 fev 2019.
A ONU e o meio ambiente. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/>. Acesso em: 23 fev 2019.
LIMA, Ana Maria Martins de. Definição de Poluição. Disponível em: <https://ambientedomeio.com/2007/10/27/definicao-de-poluicao/>. Acesso em: 23 fev 2019.
Contextos prévios:
Conceito de poluição: O termo poluição é usado quando o ritmo vital e natural em uma área ou mais da biosfera é quebrado, afetando a qualidade ambiental, podendo oferecer riscos ao homem e ao meio, dependendo da concentração e propriedades das substâncias, como a toxicidade, e da característica do ambiente quanto à capacidade de dispersar os poluentes, levando-se em conta não só as consequências imediatas, mas também as de longo prazo, tanto no ambiente como no organismo humano. (SCARLATO & PONTIN, 2006, p. 10-11). Disponível em: https://ambientedomeio.com/2007/10/27/definicao-de-poluicao/ Acesso em: 23 fev 2019
Conceito de impacto ambiental: impacto ambiental é “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas”. Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), artigo 1º da Resolução 001/86. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/impactos-ambientais-e-tipos-de-poluicao/ Acesso em: 23fev 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Nesta aula, será apresentada uma atividade sobre a poluição da água. Para iniciar, divida-os em duplas na sala de aula e leia para os alunos o tema da aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Inicie a aula projetando a imagem para os alunos. Peça digam o que estão vendo. Você poderá chamar alguns alunos para responder. Questione os alunos se essa imagem constitui uma imagem boa ou ruim. Peçam que justifiquem o porquê. Oriente que tanto na produção rural quanto na urbana (indústria) há um grande consumo de água, assim como nas nossas atividades cotidianas. Converse com eles sobre a importância do consumo responsável e como podemos começar em nossa casa.
Caso não haja como projetar a imagem, ela poderá ser impressa no documento em anexo:
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Partindo do trecho acima, mostre algumas imagens de água (slide posterior) e peça que os alunos digam se acham que está poluída ou não. Faça uma enquete oral, pedindo que levantem a mão para a opção que concordam. Pergunte aos alunos quais as atividades humanas podem levar a poluição e a escassez da água. Oriente que poluição não é somente a sujeira aparente, que ela pode estar aparentemente limpa e estar contaminada de muitas outras formas.
Se não for possível projetar as imagens, elas poderão ser impressas no documento anexo no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eH7se9B2jqkPC78QSreT6jtsddWMrDMxh3Xwvq5v5haDQr6T3swgfJW3ecGt/geo3-11und04-imagens-para-imprimir.pdf
Problematização
Orientações: Partindo do trecho acima, mostre algumas imagens de água poluída e peça que os alunos digam se acham que está poluída ou não. Oriente que poluição não é somente a sujeira aparente, que ela pode estar aparentemente limpa e estar contaminada de muitas outras formas. Questione-os sobre como poderíamos saber se a água está limpa de verdade apenas pela aparência. Pergunte quais as atividades humanas podem levar a poluição e a escassez da água
Para imprimir as imagens, caso não haja possibilidade de projetá-las : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eH7se9B2jqkPC78QSreT6jtsddWMrDMxh3Xwvq5v5haDQr6T3swgfJW3ecGt/geo3-11und04-imagens-para-imprimir.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Oriente o aluno que leia o texto com seu parceiro e separem oito palavras chave, de até dez letras para montar o diagrama do caça palavra. Peça que anotem as palavras destacadas no verso da folha com o diagrama em branco. Depois, peça que disponham as palavras no diagrama à lápis na horizontal e na vertical. Em seguida, deverão preencher todos os quadradinhos restantes com letras aleatórias, “escondendo” as palavras, embaralhando-as. Oriente sobre o fato das letras poderem se cruzar na vertical e na horizontal, e exemplifique no quadro.
As imagens e o diagrama poderão ser impressos no documento : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mudw9Ey9hDCd6GttJ64uyEcDcTnzWXGz5cnvHgQYXb3BMktYdwwRCVg9kVy6/geo3-11und04-texto-e-diagrama.pdf
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves. Poluição Hídrica. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas.htm>. Acesso em: 23 fev 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesta etapa sugira aos alunos que, com os diagramas prontos, troquem com seus colegas e encontrem as palavras que destacaram. Ao final, retome a pergunta questionando aos alunos quais as atividades humanas podem levar a poluição e a escassez da água.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Formulários, Youtube, Google Docs e Word
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes identifiquem as atividades que podem causar a poluição hídrica e que com isso contribuem para a escassez do recurso natural. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e diga que nesta aula será apresentada uma atividade sobre a poluição da água.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Questione os alunos se a imagem constitui uma imagem boa ou ruim. Peçam que justifiquem o por quê. Conte que, tanto na produção rural quanto na urbana (indústria), há um grande consumo de água, assim como nas nossas atividades cotidianas. Converse com eles sobre a importância do consumo responsável e como podemos começar em nossa casa.
O material para ser usado nesta etapa está disponível aqui. Oriente que as respostas sejam encaminhadas por meio de mensagens de texto ou áudio.
Problematização (30 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Partindo do trecho acima, mostre algumas imagens de água (slides originais) e peça que os alunos digam se acham que está poluída ou não. Faça uma enquete usando o Google Formulários (veja aqui como usar a ferramenta).
Pergunte aos alunos quais as atividades humanas podem levar à poluição e à escassez de água. Diga que poluição não é somente a sujeira aparente. A água pode estar aparentemente limpa, mas contaminada de muitas outras formas. As imagens para serem usadas nesta etapa estão disponíveis aqui.
Ação propositiva (um dia – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Oriente os alunos que leiam o texto e separem oito palavras-chaves de até dez letras para montar o diagrama do caça-palavra.
Peça que anotem as palavras destacadas no verso da folha com o diagrama em branco. Depois, peça que disponham as palavras no diagrama à lápis, na horizontal e na vertical. Em seguida, eles deverão preencher todos os quadradinhos restantes com letras aleatórias, “escondendo” as palavras, embaralhando-as. Oriente sobre o fato das letras poderem se cruzar na vertical e na horizontal e exemplifique no quadro.
As imagens e o diagrama para serem usados nesta etapa estão disponíveis aqui. Se preferir, adapte no Google Docs a extensão da elaboração de diagramas. Nesta caso, você pode assistir aqui a como inserir diagramas usando a ferramenta.
Sistematização (35 minutos – assincronamente)
Nesta etapa, sugira aos alunos que, com os diagramas prontos, enviem no grupo da turma. Ao final, retome a pergunta questionando-os sobre quais atividades humanas podem levar à poluição e à escassez da água.
Convite às famílias
Envie o texto “Poluição hídrica”, disponível aqui. Peça que as famílias leiam para os estudantes e, em seguida, façam um breve resumo das informações que constam. Se preferir, solicite a criação de um mapa conceitual (veja aqui como elaborar um usando o programa Word).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Dyone Andrade
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem:Identificar atividades que podem causar a poluição hídrica contribuindo para a escassez do recurso natural.
Habilidade (s) da Base: (EF03GE11) Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.