Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular; tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet (ou outra ferramenta de videochamada)
- Optativas: Google Classroom, Youtube, Google Desenhos e Paint
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes identifiquem o consumo de água na produção e fabricação de alimentos no campo e na cidade e reconheçam a necessidade de preservação do recurso. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e diga que nesta aula será apresentada uma atividade sobre consumo e conservação da água. Para iniciar, leia o tema da aula.
Contextualização (35 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Questione os alunos o por que usamos tanta água para produzir tão pouca quantidade de produtos. Conte que, tanto na produção rural quanto na urbana (indústria), há um grande consumo de água, assim como nas nossas atividades cotidianas. Converse com eles sobre a importância do consumo responsável e como podemos começar em nossa casa. O material para ser usado nesta etapa está disponível aqui. Oriente que as respostas sejam encaminhadas por meio de mensagens de texto ou áudio.
Problematização (20 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original aos estudantes e questione-os sobre quais as consequências do uso desmedido da água nas produções agrícola e industrial. Envie o material “Economia de água”, disponível aqui, para complementar.
Ação propositiva (30 minutos – assincronamente)
Divida a turma em duplas. Este momento será realizado de forma síncrona. Encaminhe as cartelas do bingo da preservação contendo seis números. Utilize o Google Meet nesta etapa.
Cada número corresponderá a um uso errado da água que será sorteado pela professora. São 16 situações de desperdício de água. Na medida em que elas forem sendo sorteadas, os alunos deverão marcar na sua cartela, caso tenham o número correspondente. As duplas que marcarem todos os números primeiro serão as vencedoras. Escolha um aluno para ler a situação a que o número corresponde.
O material para criação do bingo da preservação da água está disponível aqui.
Sistematização (30 minutos – sincronamente)
Peça à dupla vencedora do bingo que leia os números da sua cartela. Oriente que os alunos que possuem o mesmo número elaborem uma dica para preservação da água respeitando o contexto da situação. Esses registros deverão ser feito em desenho. Se preferir, diga que eles podem usar o Paint ou Google Desenhos para essas produções. O tutorial para uso desta ferramenta está disponível aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem os estudantes nas etapas deste plano. Abaixo, segue sugestão de um vídeo para ser visto em família:
- “O uso racional da água”, disponível aqui