Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs e Youtube
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os alunos reconheçam os impactos da atividade econômica na zona urbana e na zona rural. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo dizendo que nesta aula será apresentada uma atividade sobre os impactos das atividades econômicas nas paisagens urbana e rural.
Contextualização (35 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Explique que em uma fábrica há muita mão de obra humana, mas que com a chegada da tecnologia, os robôs e as máquinas estão reduzindo isso. Questione por qual motivo as máquinas estão substituindo a mão de obra humana. Conte que, no espaço rural, a chegada da tecnologia também reduziu a mão de obra humana. As imagens para serem usadas nesta etapa estão disponíveis aqui.
Problematização (40 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original aos estudantes e pergunte qual das duas formas eles acham que é a mais rápida para se fazer uma colheita: manualmente ou com o auxílio do trator? Mas ela sendo a forma mais rápida, que efeitos ela provocaria ao meio ambiente e ao meio social?
Peça que as respostas sejam enviadas por mensagens de texto ou áudio. Explique que uma máquina pode ocupar o lugar de várias pessoas, diminuindo assim a necessidade de mão de obra rural. Com a redução da oferta de trabalho, há uma migração para a zona urbana, impactando diretamente no aumento do trabalho informal. As imagens para serem usadas nesta etapa estão disponíveis aqui.
Ação propositiva (dois dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Diga que irão participar do Jogo do Impacto. Envie as cartas aos alunos e diga para que embaralhem e distribuam quatro cartas para cada participante. Essa atividade deve contar com o auxílio e participação dos familiares. As cartas e as regras para o jogo estão disponíveis aqui.
Sistematização (35 minutos – assincronamente)
Após o jogo, faça com os alunos uma solução do jogo seguindo a “ordem” das cartas, montando um esquema coletivo. Sugira que eles listem outros impactos das atividades econômicas citadas, como no esquema acima, onde o aumento da temperatura é uma consequência do desmatamento. Retome os questionamentos da problematização, orientando a conclusão dos alunos de que as atividades econômicas geram impactos bons e ruins para o campo e para a cidade. Utilize o Google Docs para esta atividade.
Convite às famílias
Oriente que as famílias acompanhem os estudantes em todas as ações do plano do ensino remoto. Fica a sugestão que assistam ao vídeo sobre zonas rural e urbana que encontra-se disponível aqui.