GEO 3_11UND02 - Encarte Mercado
Plano de Aula
Plano de aula: Relações entre campo e cidade
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Impactos socioamebientais e conscientização local.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Tesoura, cola, encarte de supermercado, folha de papel sulfite, projetor, papel autoadesivo para recado ou uma folha de papel sulfite colorida.
Material complementar:
GEO 3_11UND02 - Encarte Mercado:
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves. Relações entre o espaço rural e o urbano. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/relacoes-entre-espaco-rural-urbano.html>. Acesso em: 05 abr 2019.
POLON, Luana Caroline Kunast. As relações entre a cidade e o campo. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/geografia/as-relacoes-entre-cidade-campo.htm>. Acesso em: 05 abr 2019.
RAYMOND, Willian. O campo e a cidade na história e na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
TALASKA, Alcione; SILVEIRA, Rogério Leandro; ETGES, Virginia Elisabeta. Cidade e campo: para além dos critérios e atributos, as relações e contradições entre o urbano e o rural. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales. [En línea]. Barcelona: Universidad de Barcelona, 15 de septiembre de 2014, Vol. XIX, nº 1090. Disponível em: <http://www.ub.edu/geocrit/b3w-1090.htm>. Acesso em: 05 abr 2019.
Contextos prévios: Para esta aula é necessário que os conceitos de zona urbana e zona rural já tenham sido apresentados.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Nesta aula, será apresentada uma atividade sobre a relação entre o campo e a cidade. Para iniciar, divida-os em duplas na sala de aula e leia para os alunos o tema da aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a aula projetando a imagem para os alunos. Peça que observem as duas imagens com atenção.
Chame a atenção para a presença da relação cidade/campo no cotidiano de todos nós. Inicialmente, pergunte aos alunos como se pode observar a necessidade do campo vivendo na cidade?
Oriente que cidade e campo se completam. Converse com eles a respeito de como é possível observar essa interdependência? Pergunte de que forma esses alimentos chegam até a nossa mesa (da mesma forma como são colhidos, ou passam por algumas transformações e quais).
Como adequar à sua realidade: Estando a escola em área rural, faça a pergunta questionando como é possível observar a necessidade da cidade vivendo no campo.
Caso não haja possibilidade de projetar a imagem, elas estão disponíveis no documento para impressão no documento abaixo:
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete a imagem dos produtos e questione os alunos sobre quais produtos estão sendo vendidos in natura? Dos demais produtos, quais têm origem no campo e quais têm origem na cidade? Explique que a relação entre o campo e a cidade e de dependência e que eles não subsistem separados.
Questione-os como seria possível viver na cidade sem os produtos do campo e como podemos identificar a relação entre campo e cidade a partir dos produtos que consumimos? E quais os impactos da industrialização de alguns alimentos para o ambiente e para a saúde?
Conceito de “in natura”: Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza.
Fonte das imagens (acesso em 07 fev 2019):
Banco de imagens Nova Escola
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Oriente os alunos a produzirem uma tabela com duas colunas, sendo uma para “alimentos in natura” e outra para “alimentos industrializados “ ou que passaram por algum tipo de industrialização. Usando o encarte, peça que recortem os produtos e cole-os na coluna correspondente. Em seguida, peça que contabilizem a quantidade de produtos que cada coluna possui. Oriente-os a pensarem nos impactos causados pelo processo de industrialização dos alimentos em nosso consumo. (Conservantes, agrotóxicos, corantes)
Encarte para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59BdfJntnYMv5rpbHup7CABxgyApuZ3HWNdr27dfKRkFzMUreQw6xmrxj7QX/geo-3-11und02-encarte-mercado.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Após a atividade, elabore junto com a turma um gráfico de barras contabilizando a quantidade dos produtos naturais e dos produtos industrializados dispostos na coluna. Esse gráfico poderá ser elaborado no quadro com a ajuda de papel de duas cores diferentes, ou de folhas de blocos autocolantes para recado. Use para cada coluna que representará um tipo de produto uma cor, por exemplo: para produtos in natura o verde e para produtos industrializados o azul. Cole uma tira, quadrado ou retângulo (do papel autocolante ou corte o formato desejado na folha colorida e cole usando fita adesiva) para cada produto uma exatamente sobre a outra, primeiro da coluna dos produtos in natura. Depois faça o mesmo com o papel de cor diferente ao lado, contabilizando o total de produtos industrializados. Isso formará uma barra vertical para cada coluna. Pronto! O gráfico estará formado.
Explique aos alunos que cada papelzinho daquele representa uma unidade. Questione-os sobre a importância da relação campo e cidade com relação à transformação dos produtos para que cheguem até o nosso consumo. Peça que respondam em voz alta a questão levantada na Problematização: Como podemos identificar a relação entre campo e cidade a partir dos produtos que consumimos? Quais os impactos encontrados na saúde da industrialização de alguns alimentos?
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Youtube, Google Docs e Word
Valor trabalhado
- Cidadania
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes compreendam as relações de interdependência entre os espaços rural e urbano na transformação dos alimentos e os impactos gerados por essas produções. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e diga que nesta aula será apresentada uma atividade sobre a relação entre o campo e a cidade. Para iniciar, divida-os em duplas e leia o tema da aula.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Peça que observem as duas imagens com atenção. Chame a atenção para a presença da relação cidade/campo no cotidiano de todos nós. Inicialmente, pergunte como se pode observar a necessidade do campo vivendo na cidade.
Diga que cidade e campo se completam. Converse com eles a respeito de como é possível observar essa interdependência. Pergunte de que forma esses alimentos chegam até a nossa mesa. É da mesma forma como são colhidos? Ou eles passam por algumas transformações? Quais?
Oriente que eles registrem suas respostas no caderno. Se não forem alfabetizados, eles podem ilustrar por meio de desenhos ou ainda contar com ajuda de um adulto para ser o escriba. As imagens para serem usadas nesta etapa estão disponíveis aqui.
Problematização (20 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Envie o slide do plano original aos estudantes e questione-os sobre quais produtos estão sendo vendidos in natura. Dos demais produtos, quais têm origem no campo e quais têm origem na cidade? Explique a relação entre campo e cidade e o fato de que eles não subsistem separados.
Questione-os como seria possível viver na cidade sem os produtos do campo e como podemos identificar a relação entre campo e cidade a partir dos produtos que consumimos. Quais os impactos da industrialização de alguns alimentos para o ambiente e para a saúde?
Ação propositiva (dois dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Fale para os alunos produzirem uma tabela com duas colunas, sendo uma para “alimentos in natura” e outra para “alimentos industrializados” ou que passaram por algum tipo de industrialização. Usando o encarte, peça que recortem os produtos e os colem na coluna correspondente.
Em seguida, peça que contabilizem a quantidade de produtos que cada coluna possui. Oriente-os a pensarem nos impactos causados pelo processo de industrialização dos alimentos em nosso consumo (conservantes, agrotóxicos, corantes). O encarte para impressão e o material para ser enviado estão disponíveis aqui.
Sistematização (30 minutos – assincronamente)
Após a atividade, elabore junto com a turma um gráfico de barras contabilizando a quantidade dos produtos naturais e dos produtos industrializados dispostos na coluna. O gráfico pode ser elaborado com auxilio do Google Docs ou do Word. Abaixo, fica a sugestão de vídeos que explicam como elaborar gráficos com o auxilio dessas ferramentas.
- “Como fazer gráfico no word”, disponível aqui
- “Google Docs: como usar”, disponível aqui
Convite às famílias
Oriente que os estudantes assistam aos vídeos que seguem abaixo:
- “Zona rural e urbana”, disponível aqui
- “Vida na cidade”, disponível aqui
- “Vida urbana”, disponível aqui
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Dyone Andrade
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar as relações de interdependência entre espaço rural de espaço urbano na transformação dos alimentos e os impactos gerados pelas produções.
Habilidade (s) da Base: (EF03GE11) Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.