Plano de Aula

Plano de aula: As transformações das paisagens e os sentidos

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Embora pareça estática, assim como o espaço, paisagem é dinâmica.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha de papel A4, lápis, lápis de cor.

Para você saber mais:

Esta aula foi pensada tomando como base o conceito de Paisagem, que de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Geografia (BRASIL, 1998, p. 28), “é definida como sendo uma unidade visível do território, que possui identidade visual, caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural, contendo espaços e tempos distintos; o passado e o presente. A paisagem é o velho no novo e o novo no velho”. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Da mesma maneira, a paisagem é compreendida e conceituada por Milton Santos, no livro Metamorfoses do Espaço Habitado (2008, p. 40) como “tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc. [...] A paisagem é um conjunto de formas heterogêneas, de idades diferentes, pedaços de tempos históricos representativos das diversas maneiras de produzir as coisas, de construir o espaço”.

Dessa forma, é importante considerar que a paisagem não se resume apenas ao que podemos enxergar, mas também ao que os nossos outros sentidos são capazes de construir no cotidiano, tais como os cheiros, os sons, bem como as memórias e percepções. Assim também, as paisagens se caracterizam por reunirem elementos tanto naturais quanto culturais (artificiais) e, portanto, não são estáticas ou iguais umas às outras.

Para fins de aprofundamento no tema, sugerimos a leitura do artigo “Paisagens: práticas, memórias e narrativas”, de autoria de José Roberto Pellini. O texto encontra-se disponível no link: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/viewFile/3929/2264 Acesso em 28 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios: Para esta aula, é importante que os alunos já tenham iniciado o trabalho com paisagens e seus elementos.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre como podemos perceber e vivenciar as paisagens ao nosso redor, com base nos nossos sentidos corporais - o olfato, o paladar, a visão, o tato e a audição.

Fonte da Imagem 1: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/tIqZJCzSVmE Acesso em 04 de março de 2019.

Fonte da Imagem 2: Unsplash. Disponível em:https://unsplash.com/photos/QRawWgV6gmo Acesso em 04 de março de 2019.

Fonte da Imagem 3: Unsplash. Disponível em:https://unsplash.com/photos/0mbidhLj5fM Acesso em 04 de março de 2019.

Fonte da Imagem 4: Unsplash. Disponível em:https://unsplash.com/photos/BKxipJKe3G0 Acesso em 04 de março de 2019.

Fonte da Imagem 5: Unsplash. Disponível em:https://unsplash.com/photos/_G1bOBS7gE8 Acesso em 04 de março de 2019.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados