Plano de Aula

Plano de aula: Multiplicação - Parte II

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção de multiplicação

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rejane Bianchini

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.

Objetivos específicos

Associar o conceito de multiplicação por 4 à ideia de adição de parcelas iguais por meio de desenhos e de registros pessoais.

Conceito-chave

Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Caderno;
  • Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
  • Garrafas pet;
  • Bola de plástico (ou de papel ou de meia);
  • Fichas do Jogo da Multiplicação;
  • Tabela para registro do jogo;
  • Caixa de papel ou um pote plástico para substituir a caixa;
  • Material para contagem (palitos de picolé,canudinhos,  tampinhas, fio de contas...o material que seus alunos estiverem mais habituados).

Vocabulário

Adição:  operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.

Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.

Multiplicação:  operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Associar o conceito de multiplicação por 4 à ideia de adição de parcelas iguais por meio de desenhos e de registros pessoais.