Plano de Aula

Plano de aula: Multiplicação - Parte III

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção de multiplicação

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rejane Bianchini

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.

Objetivos específicos

Utilizar multiplicações  (por 2, 3, 4 e 5) associadas à ideia de adição de parcelas iguais para resolver  problemas por meio de desenhos, esquemas ou outras formas de registro pessoal dos processos de multiplicação.

Conceito-chave

Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Caderno;
  • Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
  • Fichas do Jogo da Multiplicação;
  • Material para contagem (palitos de picolé,canudinhos,  tampinhas, fio de contas...o material que seus alunos estiverem mais habituados).

Vocabulário

Adição:  operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.

Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.

Multiplicação:  operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Utilizar multiplicações  (por 2, 3, 4 e 5) associadas à ideia de adição de parcelas iguais para resolver  problemas por meio de desenhos, esquemas ou outras formas de registro pessoal dos processos de multiplicação.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA